flagra da Alê Rocha

Quando Lucas mamava no peito, ele tinha uma certa regularidade na coisa. Talvez por ter usado chupeta até os dois anos, não chegou a associar fortemente peito a carinho/sono/tédio/dodói/crise do dólar/golpe do temer. Mamou até os dois anos e nove meses e tudo bem.

Passam-se 6 meses, nasce Luiza. Mamadora selvagem. Chupeta-free, Mamadeira-hater, Comida-kicker. Luiza não é bebê gorda, emagrece fácil quando fica doentinha (mas nunca tomou atb na vida, deus conserve) e tem uma relação meio chata com os alimentos, come pouco, é seletiva, enfim. Mas, mesmo com as doencinhas comuns da escola, um verme e um rotavírus que apareceu outro dia, eu a considero uma criança saudável, que nunca usou medicação forte pra nada, nunca foi internada, nunca teve uma febre mais alta que 39.

Tudo normal, a meu ver.

Aí quando eu vou ao pediatra ou quando alguém passa mais de dois minutos comigo, já começa a perguntação, a falação, as OPINIAUM: mas como mama essa menina! Não vai desmamar nunca! Assim não vai querer mesmo comer comida! Entre outros.

E eu acho tudo bem, não fico braba nem me incomodo, a curiosidade é normal, a preocupação é fofa e o carinho é bem-vindo. Particularmente acho que ela só está bem por causa do peito e não apesar dele. Também acho que tenho certo apego e um tanto de preguiça de fazer algo a respeito, e, na verdade, eu nem sinto que seja necessário fazer alguma coisa. 

Luiza tem 22 meses e mama o tempo todo, dia e noite. Demorei cinco parágrafos pra falar justamente isso.

E, na real, serviu apenas pra uma coisa que eu queria perguntar: com vocês, pessoas amamentadeiras, como foi? Mamará Luiza até os 18 anos em livre demanda?

26 respostas em “Ela mama sim e tá vivendo, tem gente que não mama e tá morrendo

  1. Agnes gêmea de Lulu!
    Mama muito, livre demanda selvagem e não tá dando sinal de quer parar algum dia nessa vida. Inclusive, se vê uma foto minha, fala em alto e bom som "ÔTA MAMÁ". Ou seja. Sou um par de tetas ambulante, não basta ser um mamá, tem que ter OTA pra garantir, haushauhsuahsa.

    Rumo a maioridade, lá vamos nós!

  2. Meu filho está com 3 anos e meio e nem sinal de desmamar!e embora eu quase seja apedrejada em praça pública por isso ainda não estou pensando em como fazer esse processo de desmame! E sinceramente falando amo amamentar e rumo a maioridade mamando kkkkk!

  3. Aqui Maria segue no ritmo. 1 ano e 10 meses. Idêntica a Luiza quanto a alimentação. Teve um ou dois resfriados, tbem nunca ficou internada. Penso também porque mama no peito, senão nem sei como seria. Vai ser no tempo dela. Com meu mais velho mamou por 3 anos e 7 meses. Peito é remédio. Beijos.

  4. Nina mamou até 1 ano e 8 mêses. EU TIREI ! Oh dor…quanto arrependimento… fiquei com receio dela sentir falta pois foi pra escolinha com 1 ano e 11 mêses e eu quis poupá-la de sofrer a minha falta. ME ARREPENDI MUITO! Hoje, aos 4 anos ainda é apaixonada pelo PEPÊ, só dorme grudadinha e cheirando meu peito NA MINHA CAMA (compensação?). Continuem assim!!! Muito PEPÊ pra essa galerinha saudável e acarinhada !!!

  5. Manu Mamou até 27 meses, que foi quando.minha endometriose começou a dar as caras, eu era uma amamentadora de balada, kkkkkkkkkkkk. Ela mamava dia e noite pra tudo tipo a Luísa, mas com a endo prestes a voltar e eu tendo que tomar AC mais forte eu sabia que uma quantidade mesmo que mínima passaria pro leite, e eu tenho tantos problemas hormonais que sei lá associei que se eu deixasse ela teria tbm. O desmame aqui foi gradativo, sofrido pra mim pq pra ela foi de boas, trocou o bubu como ela chamava por um copo de leite de caixinha e eu- acredite se quiser- ainda tenho leite..kkkkkkkkkkkk… Mas mesmo mamando no copo ainda tem aquele momento gostoso de ficar no colo, mesmo com 3 anos, rsrs.. Hj ela de vez qd coloca a boca e diz ecaaa, e como.me dói ouvir isso..kkkkkkkkkkkk, se eu pudesse dava até os 18.. Hahahahahaha
    Muito leite procêis!!

    1. gente, ser trocada por uma caixinha é algo para o qual não estou preparada #apegada

      e, se te consola, o Lucas tb diz eca pro meu peito (o gracinha mamou dois anos e nove meses, vai vendo).

  6. Carol, o Bento era fissurado pelo "mamá" até 1 ano e 9 meses. Eu achava que ele não desmamaria nunca, apesar de comer super bem. Até que, um belo dia, pegou o peito e não mamou. Uma coisa meio estranha. Na hora lembrei do seu relato de desmame do Lucas. Depois, veio uma virose chatinha e percebi que ele estava com aftas na boca, tadinho. Talvez tenha sido por isso, talvez tenha sido um desmame natural mesmo. Mas foi assim, do dia pra noite!

  7. Carol, eu nao passei por isso de amamentar prolongadamente, mas eu acho do alto da minha nao experiencia, que voce deveria ficar muito, mas muito tranquila mesmo!Eh claro que Luiza ira desmamar! Assim como eles passam a dormir a noite toda, assim como eles desembestam a falar, assim como Tantas outras coisas que a gente como Mae acha que Jamais acontecera e pá… acontece!
    Se esta bom pra vc e bom pra Luiza, what hell not continuar?
    E sobre o povo que se incomoda a pergunta eh: o peito eh seu? Nao,ne!Se quem dah o peito nao acha ruim, porque vc darling haverá de achar? ��
    Relaxa, gata! E just keep breastfeeding! !
    Beijos, Gabi Grossi

  8. A minha filha também mama ainda, ela completa 2 anos daqui a 2 semanas. A gente viajou pro Japão e lá fui totalmente sugada. Era peito a noite inteira. O fuso horário mexeu com tudo. Na volta, mais mamá. Mas agora ela tá mamando tipo 3 ou 4 vezes por dia no geral, mas isso naturalmente. To grávida de 7 semanas e a minha intenção é amamentar em tandem. Veremos como será.
    Continue sim! Se tá bom pra você e pra ela, continue. Aqui tá bom pra gente!
    Abraço,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

  9. Aqui ainda mama BEM. Não mais em livre demanda porque consigo negar algumas vezes, mas a demanda ainda faz encher meu peito quando fico muito tempo fora de casa.

    Ps: Séreo que vc esteve na minha rua e a gente nem se esbarrou? comassiam!

  10. OS MeuS mamam também em livre demanda, mas eles são pitucos, 4 meses ainda, gêmeos. Já me perguntam do desmame (Oi? eles tem 4 meses). Mas…sou professora e tive uma aluna que aos 4 anos ainda mamava. Toda reunião de pais o assunto vinha à tona e eu sugeria à ela (a mãe tava cansada) eu te ajudo com o desmame, mas só quando VC estiver preparada. O ano acabou, a mãe não deu sinais de que queria desmamar, eu fiquei na minha, porquê partilho da ideia de que ninguém vai pra faculdade de fralda, chupeta, mamadeira ou peito. Mas é uma escolha da família, e só a mãe sabe quando estará preparada para encarar.

  11. Gente, eu amamentei minha filha por 15 dias, meu leite secou etc etc, mas n tenho drama nenhum sobre isso. Acho chato pras mães com criancas com uns 2, 3 anos que ainda amamentam: é criança pedindo peito na rua, passando a mão, erguendo a roupa das mães a procura do peito, terriiiivel. Acho uo! CRUZES, pra q isso?! Dpois reclamam que as crianças n comem, q estao axaustas! Socorro, liberta essa crianca. Me julguem.

  12. Oi Carol! A Hadassa tem 26 meses e, oi, desmamar pra ela é algo que não existe. Como trabalho fora o dia todo desde que ela tinha 1 ano e 2 meses, nos adaptamos a mamar entre 18:30 e 6:30 do dia seguinte. No início até ordenhava e deixava para ela, mas ela nunca curtiu esse negócio de copinho e eu também não curti ordenhar, então nos adaptamos assim. Tem noites que ela acorda diversas vezes e procura o mamazinho, tem noites que vai mais direto. Como ela dorme comigo na cama, geralmente só acordo o suficiente para por o peito pra fora e durmo de novo. Nos finais de semana, ela costuma pedir bastante, a toda hora. Às vezes é cansativo, mas sei que não é para sempre. Às vezes solto um: "agora não é hora de mamazinho filha, é hora de jantar" e ganho um berreiro como resposta. Mas às vezes ela compreende. Aos poucos vou tentando cortar a "livre demanda" para "Disponível. Usar em caso de necessidade, não de tédio". Mas sempre que ela cai, se machuca, se assusta, corre e pede o mamazinho "um pouquinho só". Para ela, mamar é muito mais do que alimento, é aconchego, porto seguro, proteção. Eu é que não tenho coragem nem vontade de fazê-la desistir disso, já irá chegar o dia que ela troque o peito por outras formas de aconchego naturalmente!
    Um abraço!

  13. Carol, Antonio mama ainda e tem 2 anos e 10 mese . Ha menos de uma semana intervir e retirei a LD. Acho q vai mamar muito ainda. Enfim.
    Ate os 18 não vai. O maximo q já ouvi foi 9 (sim NOVE) ano . Me abraça que bateu o desespero kkkk

  14. Carol, Antonio mama ainda e tem 2 anos e 10 mese . Ha menos de uma semana intervir e retirei a LD. Acho q vai mamar muito ainda. Enfim.
    Ate os 18 não vai. O maximo q já ouvi foi 9 (sim NOVE) ano . Me abraça que bateu o desespero kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *