Hoje Luizica-lindonica faz dois meses! Aeeee!

E tava olhando aqui pro blog reparando que nesse mês todo eu só escrevi um post, rá! Mas fora a óbvia falta de tempo da pessoa que tem dois filhos, preciso contar que esse mês foi complicado. Talvez o mais complicado da minha vida.

Neste mês, aquele bebê calmo e mamador que era Luiza foi sequestrado e, no lugar, deixaram uma viradinha no Jiraya, que só chora, mal dorme, que precisa ser ninada, balançada, acalmada o tempo todo. Que só mama com ruído branco ou Marisa Monte cantando, que precisa de manutenção o tempo todo, sabe como? Sabe high need? Então, essa é Luiza. Aí um belo dia, Luiza-Jiraya fez cocô com sangue. E pronto, fechou tudo na minha cabeça. Cocô com muco (sempre teve, achei que era normal – tolinha), irritabilidade, dificuldade pra dormir, nariz entupido (eu achei que era o irmão trazendo perebas da creche), cocôs explosivos, verdes e com sangue e dermatite (que achei que era normal da idade). APLV, folks. Velho conhecido e eu estava solenemente ignorando os sinais. Aí o veio o sangue pra eu me sentir a MENAS MAIN do ano, aquela que não queria ver, não queria aceitar o que tava ali óbvio, que Luizinha é tão ou mais alérgica que o irmão.

Pediatra concordou, alergista endossou: dieta rigorosa, controle de traços e contaminação cruzada. Comecei e foi muito difícil manter isso tudo com dois consumidores de leite em casa, uma loucura separar comidas, utensílios. Loucura maior ainda botar todo mundo pra ficar neurótico, lavar as mãos o tempo todo porque comeu leite e não pode encostar nela etc etc etc. Então resolvemos radicalizar. Trocamos panelas, louças, potinhos, tudo. Joguei a minha cozinha toda fora e comprei tudo novo, inclusive da despensa. Limpei geladeira, fogão, micro ondas, troquei esponjas, paninho perfex. Limpei, lavei, esfreguei. E recomeçamos. A viver. Todos nessa casas estão em dieta de leite e soja junto comigo. Porque o que eu vi minha filha sofrer esse mês não há esforço que se iguale, a menina não consegue dormir uma hora seguida sem ajuda, sem chorar, tadinha. Se contorce de dor, esperneia, grita.

Ainda por cima não ganhou tanto peso quanto eu esperava. Está bem na curva e está crescendo, mas lá no meu íntimo, eu acho que essa alergia atrapalhou. Intuição de mãe.

Mas bem, feita essa introdução dramática, vamos aos highlights do mês? Sijoga nas novidades da Lulu-baby:

– Engordou 600 gramas em 22 dias e pesou 4180 há uma semana, quando fomos na consulta com o ped. Hoje, com dois meses completos, acredito que esteja com 100 ou 200 gramas mais.
– Mede 55,8 centímetros e é mais alta que o irmão na mesma idade, mesmo tendo nascido prematura.
– Acompanha nossos movimentos com os olhos e parece muito curiosa: qualquer barulho chama sua atenção, qualquer luz, qualquer movimento.
– Começa a sustentar a cabeça, mas ainda é muito pouquinho – e odeia ser colocada de bruços, o que ajudaria no fortalecimento muscular, mas tudo bem, vamos com calma.
– Tem seu desenvolvimento acompanhado por sua idade corrigida e não biológica. Ou seja: consideramos que ela “nasceu” quando faria 40 semanas de gravidez, o que foi quando ela já tinha um mês de vida. Então alguns pequenos atrasos são esperados e normais (inclusive no peso, altura e perímetro cefálico). Alguns bebês, por exemplo, aos dois meses já começam a perceber as mãos e já balbuciam. Ela ainda não começou com nada disso.
– Dorme em cama compartilhada comigo, porque foi impossível mante-la em berço (ainda que do lado da minha cama) e ficar pegando e ninando de hora em hora (ou menos) todas as noites. Na verdade, ela não dorme em cama compartilhada, ela dorme NIMIM. Peito na boca, corpo colado no meu. Eu fico toda torta e dormindo leve, mas enfim, foi o que deu.
– Usou chupeta uns dias. Mentira, eu que tentei que ela usasse, o desespero por algumas horas de sono acabou com as minhas leituras e convicções e me levou correndo pra farmácia.
– Daí que a primeira marca de chupeta (a mesma que Lucas usou) não funcionou. Comprei outra. E outra. E a menina nada de curtir a plasticuda. Pegou vez ou outra, mas muito contrariada. Percebemos que, na insistência de fazê-la curtir a chupeta, a gente tava deixando ela mais nervosa e acordada, então voltamos pras convicções iniciais e abandonamos essa ideia de ensinar a menina a chupar plástico. Melhor assim.
– Adora tomar um banho. Mas odeia sair dele. E só toma banho de chuveiro.
– Vive de roupa azul, verde, com estampa de carrinho, tudo herança do irmão, hahaha. Mas tem algumas peças cor de rosa sim.
– Chora, chora, chora.
– E nós estamos apostando tudo na dieta, investindo que, assim que o corpinho dela (e o meu, rá!) se livrarem da proteína do leite de vaca, ela vai ficar mais tranquila, menos chorosa e, se Deus quiser, vai dormir melhor.
– O que só deve acontecer entre 4 e 6 semanas, que foi mais ou menos o período que o alergista disse ser necessário pros sintomas dela cessarem e a dieta começar a fazer efeito. QUATRO a SEIS SEMANAS, meldels.

Segurem na minha mão e me mandem força? Brigada!

14 respostas em “2 meses

  1. Ô Carol, tanto tempo sem comentar aqui, mas te acompanhando sempre.. Tá linda a Lulu-Baby (adorei, hahaha)… força aí pra vocês, estamos aqui torcendo pra que os dias difíceis passem bem rapidinho! Beijooooo!

  2. Força, paciência, tranquilidade… te mando tudo!! Luiza está muito linda e bochechuda e vai dar tudo certo!! Você já passou isso com o Lucas, e vai tirar de letra com ela também!!! Muitos beijos para todos!!!

  3. carol! linduca essa luiza! e tu, madraza total, idola! fuerza que vale a pena.
    so uma coisinha, porque eu sou a chata do movimento em liberdade: isso de colocar o bb de brucos eh coisa do passado, tipo dar leite de formula, sabe? eh muito eighty's! non se faz. nao se deve colocar o bb em nenhuma posicao que ele nao chegue por si proprio, salvo em bracos, of course. nao fortalece musculos porra niuma e eh agressivo pacaralho. te recomendo de corazon ler o livro Movimiento en Libertad, da pediatra hungara Emmi Pikler, tem um grupo no fb tambem, te informa e deixa essa menina virar uma acrobata em paz. bebes sem intervencao nos movimentos se movem de forma mais segura, no seu tempo, aprendem a explorar melhor o espaco, caem muuuito menos e sao mais fortes, mental e fisicamente speaking. vai por mim e depois miagradece! beijoca na famiglia, ces sao demais.

  4. Nossa!!! Qto mais eu leio, mais vejo o quanto o Felipe e eu (consequentemente) sofremos, td por conta da bendita alergia ao leite de vaca. Hoje eu vejo td isso claramente, mas antes qdo estava amamentado em com 22 anos de idade, isso nem me passava pela cabeça. Parece que vc descreveu os meus dias com o Felipe em casa, qto sofrimento. Como eu gostaria de poder voltar apagar td e começar de novo. Infelizmente não dá. E agora o importante é que estamos bem, td passou. Mas, não deixa de ser muito bom poder enxergar td isso e quem sabe não repetir os mesmos erros num eventual segundinho..hehehe.
    bjos obrigada e que td se ajeite direitinho por aí

  5. Parabéns Carol! Luiza é linda de morder (isso mesmo, dá vontade de morder as buchechitas dessa gostosura!!!!). Só uma curiosidade: optou por não colocar brinco nela ou é que ainda não deu tempo? Fiquem com Deus! Mil beijos.

  6. Oiiii! Td bem???
    Já sou seguidora do blog e estou aqui para pedir uma ajuda, um favor na verdade kkk.
    Meu filho Patrick, está participando de um concurso para estampar o calendário de uma loja aqui de minha cidade.
    Poderia dar o seu voto para ele? É fácil e rapido. Ajude por favor! (Se for possível, divulgue rsrs)
    Para votar pelo celular, usem esse link: http://apps.agorapulse.com/mobile/contest/36844/entry/613337
    E para votar pelo pc usem esse link:
    https://www.facebook.com/lojajaponesask=app_244041225639079&app_data=34399-613337
    É necessário curtir a página antes de votar, ok?! E certifique-se de que o voto foi computado! =)
    Obrigada e tenha uma abençoada semana!
    mae-a-bordo.blogspot.com.br

  7. Hahaha, adorei o post, me identifiquei 1000000%! É que minha bebezinha também fez dois meses (dia 28 de setembro) e ela tá desse jeitinho aí. Acho que bebê é (quase) tudo igual, né?
    Que fofa e linda que é a Luíza!
    Eu tb tenho um blog que falo (entre outros assuntos), sobre minhas descobertas e experiências como mãe de primeira viagem. Se puder passar lá pra conhecer (e conhecer minha Catarina), fica o convite. Vamos trocar figurinhas! 🙂

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *