Já passou quase um ano desse post aqui.

E eu ainda me pergunto: é normal AINDA NÃO MENSTRUAR desde que pari essa criança? Lá se vão mais de dois anos.

Já consultei duas ginecologistas e ambas foram categóricas: quer menstruar? Pare de amamentar. A segunda dotôra, inclusive, arregalou os olhos e falou: “dando peito AINDA? Pare JÁ!”.

Eu achei que era legal fazer um check up, um exame de hormônios, sei lá, mas nenhuma das duas quis, simplesmente mandaram “cortar la teta”.

Ou seja, né. Ignorei as médicas assim como elas me ignoraram.

E eu achava que tudo isso era roleta russa pro segundinho, mas, pela falta de barriga por aqui, acho que não. Humpf.

E agora? Como faz pra menstruar? Pra ovular? Pra embarrigar novamente?

31 respostas em “É normal, doutor? (parte 2)

  1. Eu so voltei a menstruar depois de parar totalmente de amamentar os meus dois primeiros filhos. Da minha segunda, ainda levou 40 dias pra voltar. Agora com o meu terceiro filho eu ainda estou amamentando em livre demanda e nada de menstruacao. Voce é uma felizarda como eu!! Sem menstruacao = sem TPM!! Quanto a engravidar do terceiro, eu sinceramente acho que voce nao devia ter pressa. Entre meus dois primeiros filhos, a diferenca de idade é de 19 meses, uma beleza, achei otimo, super tranquilo de lidar. Da segunda pro terceiro sao 26 meses e tive de lidar com ciúmes, com desfralde, com birra e crianca pesada, tudo isso enquanto gravida e recem-parida. Agora as coisas melhoraram, mas sinto que 26 meses de diferenca foi muito. Entao, o lucas já tá com 2 anos, mesmo que voce engravide djá, a diferenca vai bater pra mais de 30 meses. Eu acho 30 meses muito. Quer dizer, 30 meses e 40 meses dá no mesmo, em termos de diferenca de idade. Continue com o seu plano de amamentacao e nao se preocupe com o segundo filho. Ele virá. Um dia. Mas nao tenha pressa! (pelo menos é o que eu aprendi com as criancas auqi em casa!)

  2. gata, minha irmã ficou sem menstruar até parar de amamentar, quando sua filha tinha 2 anos e sete meses. eu acho que super influencia. não no meu caso, que menstruei desde o terceiro mês de alice. tinha o peitão cheio e o absorvente tb, hahaha. acho que vai de mulher pra mulher. a dani do lorenzo tbm só menstruou depois que diminuiu bastante a amamentação. minha cunhada menstruou depois que o filho começou a comer papinhas, com seis meses. é fogo. apesar de ser um saco a coisa toda da menstruação, tpm, cólica e afins, super te entendo. não que queira o segundinho, mas gosto de sentir meu corpo, saber que está tudo bem, funcionando direitinho! acredito que agora com o desmame natural noturno pode ser que a coisa vingue, de repente vc nem menstrua e já engravida, imagina, só? se por acaso quiser menstruar antes de engravidar, se proteja até descer a primeira vez, depois manda ver. muitos beijos!!!

  3. Vou chover no molhado, tá?
    Cada mulher tem um ritmo diferente! Tem as que menstruam no mês seguinte ao parto, há aquelas que demoram uma eternidade. Tipo o sangramento pós-parto, saca?
    Agora, se você fizer exames hormonais, vai descobrir que as duas médicas têm razão: a prolactina nas alturas faz com que seus hormônios pró-ovulação sejam sistematicamente barrados no baile. E aí, sem ovular fica complicado engravidar, né?

    Minha sugestão (que jamais envolveria cortar las tetas – até porque dá nervoso de pensar na ambivalência do verbo) é dar um UP na dieta, com alimentos ricos em vitamina E, que são amigos do aparelho reprodutor. E, como também não custa, força na vitamina C e nos alimentos ricos em ferro, para dar uma incrementada no sistema circulatório.

    bjs e na torcida pelo segundinho!

  4. Olá,
    Meu bebe tem 8 meses, já voltei a trabalhar em ele não mama mais de madrugada.
    Mama de manhã, depois só às 18h00 quando chego em livre demanda.
    Final de semana também em livre demanda.
    Mesmo diminuindo muito o meu leite depois da volta ao trabalho, já que não ordenho, ainda não menstruei!
    Bj

  5. Faz um exame de hormônios sim, Carol! Principalmente se você está tentando o segundinho. Cada organismo é diferente mesmo não tem como comparar mas eu estou amamamentando exclusivamente e minha menstruação já veio. Procura uma gineco que te entenda e não te cruxifique por ainda estar amamentando.

    Beijao

  6. Compra um teste de ovulacao na farmácia e faz! Existe ovulacao sem menstruacao, o que nao existe é menstruar sem ovular. Se voce quer descartar qualquer problema hormonal peca um exame dos hormonios da tireoide.
    Agora, na boa, amamentar menstruando é um saco 🙁

  7. Existe menstruar sem ovular sim… Acontece comigo há anos!!!
    Mas, se você está querendo o segundinho, vá a um médico que tope pedir os exames hormonais para você!!!

    Beijos!

    Lívia.

  8. Carol,
    eu amamentei me filho até 2 anos e 2 meses, eu tb não menstruava e minha ginecologista tb se espantou quando eu falei isso pra ela. Eu parei de amamentar porque 2 anos eram minha meta, meu filho já mamava bem pouquinho no peito e não tomava nenhum leite além do meu, e a pediatra já tinha me dito que aos 2 anos as necessidades de cálcio e outros nutrientes dele já não seriam bem supridas pelo meu leite. Além disso, eu queria engravidar e não menstruava. Parei de amamentar bem aos pouquinhos, não foi nada traumático pro "bebê" (de 2 anos) e depois de uns 2 ou 3 meses minha menstruação voltou. Minha ginecologista disse que poderia demorar muito pra eu engravidar, já que eu não menstruava, mas depois de 3 meses de tentativas (e já menstruando) eu engravidei.
    Vc já disse aqui que seu leite diminuiu bastante, e que o Lucas já não mama tanto, parece um caso bem parecido com o meu. Pense se já é hora de parar, se essa decisão te deixa confortável, dê só qdo o Lucas pedir e veja como ele fica.
    Boa sorte! Beijos, Marcela.

  9. Eu morro de inveja de vc kkkkk Falei ate pro meu marido.. rs Dudu continua mamando, mas com 1 mes e pouco que voltei a trabalhar acabei menstruando.. mesmo ele mamando em LD e eu tirando leite no serviço..
    Mas tb acho que vc deveria fazer os exames viu…

  10. Como médica, posso dizer que não adianta "checar os hormônios" enquanto ainda estiver amamentando. Não tem como avaliar mesmo, a lactação é um estado à parte no ciclo hormonal. Não é campanha anti-peito, não! Tenha calma porque, no tempo certo (o SEU tempo certo), você volta a ovular. E tem mais: você pode inclusive ovular e ter um sangramento bem discreto, a ponto de achar que não menstruou…

  11. Carol, eu demorei mais de um ano para menstruar depois que o Felipe nasceu, e olha só eu só amamentei exclusivamente até os 4 meses do pequeno. Ele tem cinco anos hoje e eu fico tipo 3 e até 4 meses sem menstruar, sem contar que meu fluxo diminuiu muito. São 4 dias no máximo. Fiz exames, de sangue e ultrasom e nada. O médico disse que é fisiológico. Mas, me disse que eu posso engravidar a qq momento, mesmo aparentemente não menstruando. Pq eu ovulo normalmente. Louco né!?? Vai entender…

  12. Carol, acho que agora que o Lucas está diminuindo as mamadas (principalmente por suspender as mamadas da madrugada) você volta a menstruar.
    Não precisa fazer exame de nada não. Espera seu corpo se adaptar a essa nova rotina que tudo vai se ajeitar.
    Meu organismo está uma zona, apesar de menstruar em ciclos super irregulares que duram até 45 dias e ainda amamentar à noite e madrugada a dentro.
    Também queria embuchar para ontem, inclusive fui liberada pelo médico em agosto quando fiz todos os exames que indicaram que estava 100% preparada para outra gestação. Já se passaram 9 meses e ainda estamos tentando. Um dia dá certo, eu sou difícil mesmo de pagar bucho. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Está tudo bem com você, com certeza. É mais uma questão de paciência. A segunda pança virá quando seu corpo se permitir que isso aconteça. Minha opinião só. Se você se sentir mais calma tente encontrar um médico que lhe prescreva exames…

    Beijos pra vc, Lucas e Pedro.

  13. Olha por aqui a menstruação apareceu mês passado (13 meses do peque) e ontem veio de novo. Reguladinha já. Como não quero segundinho pra logo, não gostei. Veio junto tpm, coliquinha, dor de cabeça e fluxão. blééé!
    Mas bateu certinho com o desmame noturno.
    Quem sabe agora com o Lucão mamando menos a coisa aparece?
    mas que seria lindo engravidar sem menstruar, ah seria.
    imagina só, ao todo, uns 4, 5 anos sem tpm. muito amor.
    bj

  14. Oi Carol,

    Se vc não toma nenhum anticoncepcional eu acho que seria bom sim alguns examens, procura outros medicos, exames nunca são demais, ainda mais se vc quer engravidar novamente.

    Bjos!!

  15. Por aqui esta sendo assim: menstruei até um mês e oito dias, meu pequeno ja completou três meses e nada mais de menstruação só umas borradoras na calcinha de vez em quando, até acho que pode ser outra gravidez pq as vezes esqueço de tomar a pílula, do que nao. Espero que eu fique assim que nem vc, sem menstruação pq eé um porre menstruar e cuidar de bebê.
    Bjos,

    Priscila – maededudueartur.blogspot.com

  16. Olha.. meu filho ainda mama com 2 anos e 3 meses. Parei a pílula há uns 4 meses e no mês seguinte a parada eu já menstruei normalmente.
    Ele mama quando chega em casa da escola umas 2 vezes e antes de dormir.

  17. Oi Carol,
    Eu amamentei um ano e oito meses e até engravidar do segundo (quando minha filha tinha dois anos e três meses) eu só tinha menstruado duas vezes, mas veja, eu sempre fui muito desregulada. No segundo demorou mais de um ano e só veio quando ele diminuiu as mamadas, porque o menino era praticamente um bezerro. Hehehe. Fosse você eu continuava aproveitando a ausência de TPM.

  18. acho que é isso mesmo, voltei a menstruar quando desmamei o linus a noite, de incontaveis mamadas pra 3 ao dia…isso com quase 2 anos… hoje ele mama de 1 a 2 por dia… mas engravidar eu nem estou tentando rs

  19. Hurrul Carol, parabéns!!!

    Eu voltei a menstruar quando minha filha tinha uns 6, 7 ou 8 meses (não lembro a data correta, hahahha), mas isso foi BEEEM antes dela desmamar…. Concordo com algumas das resposta acima que dizem que cada corpo tem seu tempo!! E quando for para esse segundinho vir, virá sorrateiramente, hehehe!!
    Um beijo

  20. olha, acho que realmente será preciso fazer um exame de hormonios por que eu voltei a menstruar pro meu desespero, quando meu bebe tinha feito 2 meses e continuei amamentando e ovulando normalmente…sei disso pq tentei tomar o cerazetti e como não deu certo minha GO pediu US seriada pra ver se eu corria riscos de engravidar e ai mostrou que eu estava ovulando sim….
    em algumas mulheres a dose de prolactina é alta e ai inibe a ovulação mas em outras…. então, precisa de exames sim, mas acho que o primeiro passo é parar de amamentar sim amiga, mesmo pq, quando vc engravidar de toda forma terá que parar… mas primeiro faça uma dosagem hormnal… ai então vc para…. deixa o bb curtir a peitchola por enquanto….kkkk

    1. Como disse a Livia, Sempre foi isso que escutei … como tenho ovários policisticos e os médicos sempre falavam que se estava menstruando era por que ovulava. Bom saber.

  21. Aqui foi igual! Filhote mamou até os 21 meses, menstruei 1 mês depois do desmame. Também fiquei quase 2 anos sem a aclamada "miss red". Pelo jeito, vc é da minha "turma", das mulheres que não menstruam enquanto amamentam (por mais que os filhotes já estejam mamando bem pouco). Eu optei pelo desmame, para encomendar o segundinho, e foi mais fácil do que eu imaginava… Só você sabe o que é melhor para a sua família. Beijo

  22. Minha bebê tem 1 ano e 3 meses e ainda não menstruei, as vezes fico com medo de não menstruar acho que na verdade não vejo a hora de descer logo. Sinto cólicas (muitas) quando chega o dia de vir a menstruação, mas nada de descer…. Ja passei com a ginecologista e ela me disse que era assim mesmo, por conta da amamentação. Minha filha não quer largar o peito de forma alguma, e ela não toma outro leite que não seja o meu. E eu tenho ainda muito mais muito leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *