Daí que no post passado eu falei com orgulho que meu pequeno ainda mama, né?

Então.

Mas agora é hora de dizer que é provável que já estejamos nos finalmente dessa fase da amamentação.

Lucas segue mamando em alguns momentos do dia, mas meu leite deu uma bela diminuída recentemente. O peito está super murcho, não sinto mais encher como antes (aliás, não sinto mais encher at all) e quando ordenho, quase arranco as peitas fora pra tirar 50, 60 ml (quando antes tirava 200 numa boa, sem esforço). Então ele mama, mas acaba mamando menos quantidade e logo fica chateado porque acabou o leite. Se antes uma mamada valia por uma refeição, agora realmente isso acabou. Tenho medo disso causar desinteresse nele – e de fato vem causando. Não sei mais por quanto tempo seguiremos na amamentação e isso me deixa tristinha. Queria muito chegar aos dois anos, mas enfim, prefiro me ater aos 22 meses que já passaram do que a dois meses que pode ser que não consiga.

Vou seguindo num constante “só por hoje” e vamos ver aonde isso nos leva.

Mas, isso tudo é só pra dizer que tenho uma dúvida: já que o leite já não ta mais suprindo necessidades nutricionais dele, como seguir? Preciso oferecer algum outro tipo de leite? Queijo? Iogurte? Quero lembrar que Lucas teve APLV e ainda não ta 100% curado – se abusa muito dos derivados lácteos, fica com uma diarréia chata, então ainda evito algumas coisas. Mas como oferecer cálcio pra ele sem o meu leite ou sem o leite da vaca? Aliás, ele precisa tomar copos de leite?

***

E mesmo com a amamentação em declínio, cês acreditam que eu ainda não menstruei depois que tive o Lucas? Assim fica dificEl encomendar o segundinho…

(e não, ainda não tem segundinho na barriga, volta e meia eu faço um testezinho e nada)

23 respostas em “Desmame?

  1. Quando voltei a trabalhar, meu leite deu uma diminuída, e fiquei meio desesperada de secar. Tomei o remédio que meu médico tinha me passado assim que o João nasceu, pra estimular a produção de leite. Mas eu senti resultado quando comecei a beber leite de soja igual a água. Aumentou MUITO !
    Tenta tomar pra ver se funciona.
    João tem 6 mesitos só, e meu sonho é amamentar enquanto ele quiser. Acho lindo !!!!

  2. Oi Carol, minha filha vai fazer 9 meses e eu fico toda orgulhosa porque nunca tomou leite artificial. Mas essa semana eu percebi uma diminuída considerável no leite. Não sei bem o que foi, então estou me entupindo de água, chá da mamãe e água de coco, que é o que funciona por aqui. Tomara que volte tudo a ser como antes!!
    Acho que seria legal você consultar o pediatra ou uma nutricionista infantil, assim tira suas dúvidas!!
    bjs Tati

  3. Carol, de fato, não se preocupe com os próximos 2 meses (ou 4, ou 5), fique muito feliz e orgulhosa de ter conseguido amamentar todos esses 22, que é uma bênção. Vc foi e está sendo guerreira, forte, mãezona, fez e faz todo o possível para amamentar. Ótimo!

    Quanto à substituição do leite… eu não tomo leite, nem meu marido e, é claro, levei a questão de tirar o leite da Laura para o pediatra. Aqui cabe ressaltar que eu confio MUITO no pediatra dela e o acho muito bacana, eu o adoro mesmo! Ele é bem humano, sensível, querido… e ele foi muito claro que a Laura precisava de cálcio, independente de comer queijo ou iogurte, por exemplo. Que ela precisa de cerca de 500mg de leite por dia até os 7 anos. Algo assim….
    Só sei que os meus planos de tirar o leite de vaca foram por água abaixo, pelo menos até os 7 ou 10 anos da pequena….
    Acho válido vc conversar com um pediatra em quem vc acredite e confie, para falar sobre o leite do Luqui, especialmente por conta da APLV.

    Beijos grandes!

  4. Carol, pelas coisas que pesquiso, leite e derivados nao sao mesmo a fonte mais eficiente de calcio, tudo mentira da industria. Cereais integrais como arroz, aveia etc e sementes, principalmente de gergelim, que vc pode adicionar uma colherzinha em todas as comidas dele, sao muitisimo mais eficientes.

  5. Vincenzo foi aplv,hoje curado.Vc ja tentou o leite de soja sem lactose? Eu nao comecei com ele, fiz tratamento primeiro com leite alfarè depois passou pro leite de soja sem lactose, depois leite de soja integral, depois nan com por dha e por fim esta no ninho.Come todos os derivados e nao tem + reaçao nehuma.Mas tenho q confessar q so toma uma mamadeira as 22 hs e è unica no dia. O medico disse q è importante pelo menos uma e nao è essencial. Afinal o proprio guri nao è fa de leite.Entao tento nutrir com verduras verdes q ele ama e com frutas durante o dia. Dou iorgut, suco de soja, o tal toddynho industrializado pq esse ele toma gelado, mas se eu fizer em casa nem pensar. Vou me adaptando ao seu paladar. e Ps:. converse com seu medico pra tirar duvidas.

  6. Oi Carol, não sou mamis, mas adoro esse mundo e principalmente seu blog. Admiro sua garra e amor por amamentar seu lindinho até agora.
    Você é uma dentre milhares que conseguiram, e que quiseram fazer isso. É mega vitoriosa!!!
    Agora sobre a menstruação, fiquei preocupada, já falou com sua GO?
    Bjks

  7. Carol te entendo perfeitamente… O final da amamentação é mais dolorido em nós que neles… A Laura largou sozinha depois que engravidei da Heloisa… E quanto a menstruação..hehehe Eu engravidei com a diminuição da amamentação da Laura… Pode vir sem você menstruar… hehehe

    Beijocas mãe guerreira…
    Carol

  8. Carol lembro que conheci seu blog logo que o Lucas nasceu, quando você estava naquela dieta super restrita por conta da APLV, e já se passaram 22 dois meses de amamentação guria! Que orgulho!
    Como você disse um dia de cada vez, e to torcendo que chegue nos 2 anos!
    Beijos

  9. Carolita, não tenho nada de útil pra te dizer sobre desmame ou cálcio, mas não custa dizer que:
    UAU, 22 MESES!!! Nem nos meus sonhos mais delirantes eu chegava em 22 meses, malemá cheguei em 8… tá lindo, tá saudável e tá de parabéns!
    e "volta e meia eu faço um testezinho"? HAHAHAHHAHAHAHAHAH! Crazymama pride, toca aqui! 😉
    beijão, flor!

  10. Pensa na sua vitória, de ter conseguido amamentar até agora! pensa em como esse momento foi importante para vcs dois, não foque e nem gaste suas energias, já estamos em março, apra ele completar dois anos faltam dois meses 😉

    beijocas ju

  11. Carol,

    Ainda não sou mamãe então não posso te ajudar com relação à alimentação, mas parabéns pelos 22 meses de amamentação! Sei que ficamos tristes quando as coisas não saem bem como a gente gostaria, mas você já conseguiu muito mais do que, sei lá, 95% das mulheres? Senão mais…

    E fala pra essa vermelhuda dar logo o ar da graça pro segundinho vir logo!

    Bjs

  12. Carol, por aqui é assim, Arthur mama muitoooo, só tem alguns meses a menos, ele tem 1 aninho e 2 meses e o leite é como se fosse uma refeição, é tão difícil fazer ele comer comidinha,o negócio dele é o Tete, tem dias que meu leite jorra e as vezes fica bem murchinho, mas mesmo assim sai leitinho, menos mais sai.
    Fico preocupada quando tiver que acontecer essa "separação"…gostaria de seguir até os 2 aninhos também e acredito eu que vai ser bem dificíl parar de amamentar.
    Como vc, ainda não tenho menstruação, e fico pensando nisso, e quando eu quiser encomendar o segundo? rs Será que até os 2 aninhos vou ficar sem ela?
    E vira e mexe eu penso, será que tô grávida kkkkkk será que é possível? Andei lendo que é sim! Mas eu não estou!haha
    Enfim….m identifiquei demais com vc e continuarei a seguir!
    Espero que seu leitinho de uma aumentada para que você consiga até os 2 aninhos…se não der, fica triste não…já foi bastante né!
    Beijos

  13. Caraca, até agora sem menstruar!!! Que tudo de bom (bem, nem tanto quando se quer um segundinho…rsrsrs)!

    Bem, aqui ainda estamos mamando, mas há tempos ele não enche tanto. E Davi praticamente só mama à noite pra dormir e algumas pouquíssimas vezes de madrugada (ainda). Já mama bem menos e isso me rende noites melhores, sem tantas acordadas e interrupções. E posso dizer q ao mesmo tempo não vejo a hora disso acabar (e ele dormir diretão, sem nenhuma acordadinha sequer), também fico assim meio sentida de mais uma fase-bebê estar indo embora.

    Mas não desanime. Parece que não eeeenche aquilo tudo, mas ainda tem leite aí. E o certo é isso mesmo. Ir diminuindo progressivamente, pro interesse dele diminuir tb, e assim acabar esta fase sem traumas. Acho que não tem pq ficar encucada. Me parece que vc está mais do q no caminho certo!

    bju

  14. Oi, Carol! Adoro seu blog, mas nunca comentei… Quero te contar que mamei até cerca de um ano e meio, e depois disso nunca consumi leite (não me faz bem e também nunca tive vontade), mas sempre tive uma alimentação saudável, com muita fruta, verdura, iogurte e queijo. Tenho 33 anos e uma saúde de ferro!! Boa sorte com seu Lucas 🙂

  15. Carol, tá tudo ótimo, produção perfeitamente normal pra uma criança desta idade. Vá amamentando no ritmo de vocês e não precisa dar leite ainda. Se ele come bem, relaxa. Tô vendo que vocês vão ter um desmame super tranquilo e natural. Beijo carinhoso.

  16. Meu filhotinho tem APLV também Carol… Eu me preocupo com o contrário, como eu vou suprir a falta de cálcio? Já que meu bezerrinho ainda não come? Descobri que o leite de soja é adicionado cálcio e tem a mesmíssima quantidade do leite, tem um da Ades sabor frapê de coco que é uma delícia (o normalzão nao consigo tomar, muito ruim) e abusar dos vegets verde escuros! Ter uma alimentação variada ele não precisa tomar leite de vaca não!!

  17. carol, muitas sementes e grãos tem muito cálcio: gergelim, semente de girassol, amaranto. O gergelim principalmente é RIQUÍSSIMO em cálcio. faça um leite de gergelim , é fácil, rápido, gostoso e ultra nutritivo. não se preocupe em inserir lacticínios para o seu lindo bebe, ele já te mostrou o quanto isso não faz bem…

    a sociedade brasileira de nutrição divulgou há 2 anos atrás que uma alimentação vegana (que não há nada de origem animal) é adequada para TODAS as idades. ou seja, seu baby-fofo não precisa de leite. Leite nao é essencial, se ele tiver uma alimentação rica de nutrientes estará muito melhor, pois de fato os seres humanos não tem enzimas capazes de trabalhar com a proteína do leite.

    eu sou vegetariana e há tempos estudo muito sobre veganismo, estou fazendo um curso de pós sobre as implicaçoes nutricionais do consumo do leite bovino, e posso te garantir que há muita alternativas para seu filhote nao sofrer e pelo o contrário, viver mais feliz sem leite.
    acho que por conta da aplv o leite de soja voce deveria evitar agora, mas, os leites vegetais vão muito além disso… faça uma busca na internet, voce ficará boba com as opçoes.
    se quiser visitar meu blog, tenho receita de alguns leites: paneladamaria.blogspot.

    beijos
    e boa alimentaçao para seu gotoso;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *