Antes de começar a ler o post: você que carinhosamente já me recomendou o desmame para meus problemas se resolverem, pensando no meu melhor, tudo bem, eu te perdôo. Você pensou em mim com amor e realmente acreditou que estava dando um conselho de amiga. Tudo bem.

Dito isso, saiba abaixo como sacanear a experiência de amamentação da sua colega, conhecida ou mesmo da transeunte amamentadeira (pois é, você nunca viu essa mulher na sua vida, mas o peito dela de fora na boca da criança te autorizou a tecer algum comentário):

– é feio amamentar na rua

– é feio amamentar bebê grande

– é feio amamentar bebê que fala

– é feio amamentar bebê que já tem dente

– é feio amamentar bebê que já come comida

– é feio amamentar bebê que já sabe pedir peito

– é feio amamentar bebê

– é feio amamentar

– é feio

– depois de 6 meses, o leite de peito não tem mais qualidades nutricionais, é só água ralinha

– você só dá o peito pra continuar magra, sua preguiçosa

– você só dá o peito pra mimar seu filho

– ele não será independente nunca

– você não quer deixar que ele cresça

– amamentar é coisa pra pobre que não tem grana pro leite de lata

– seu leite não sustenta, ele só é gordinho porque come bem as comidas

– seu leite não sustenta, entra logo com uma mamadeirona de Nestom (hahaha NESTOM!)

– seu filho não dorme a noite toda porque ainda mama (também pode ser acompanhado de “entra logo com uma mamadeirona de Nestom”)

– seu filho não fala porque ainda mama

– seu filho não vai com todo mundo porque ainda mama

– seu filho chora porque ainda mama

– seu filho faz birra porque ainda mama

– nossa, mas seu filho AINDA mama?

– depois de 6 meses o bebê suga suga e nao acha nada

– Eu mamei só um mês, depois comecei a tomar leite de vaca, e tô viva!

– Pra quê ficar 45 minutos com um bebê pendurado no peito? Dá mamadeira que é 2 minutinhos e pronto! E outra pessoa pode fazer por você

– Amamentar até os três meses é necessário, até os seis é um bom complemento, até os 12 é ok e depois disso é coisa de mãe com problemas

– ela vai pegar corpo/engordar quando parar de mamar 

e, pra fechar com chave de ouro, a melhor:

– nossa, você ainda dá de mamar? Isso é só pode ser tara [sexual]!

(contribuiçoes das leitoras! obrigada meninas!)
 

E você? Também já ouviu algum comentário BONITO desses (todos foram ouvidos por mim recentemente) e quer compartilhar? Vamos ajudar a engrossar a lista e desestimular todas as mães índias loucas que ainda querem seguir com essa insanidade de enfiar o peitão na boca das pobres crianças?

64 respostas em “Guia prático para trollar a amamentação alheia (atualizado)

  1. Carol, qualquer hora eu escutarei que meu filho não tem educação, termina de almoçar e quer peito. O tanto de gente da família que vem dizer que peito só é bom até os 6 meses, que agora, aos 13, ele suga, suga e não acha nada. ¬¬

    1. Sorte sua estar viva, porque o leite de vaca só pode ser dado a crianças com mais de 6 meses. Meu filho experimentou aos 4 meses e desenvolveu uma alergia muito forte à dois tipos de proteína do leite. Hoje, com 2 anos e 7 meses, ainda mama no peito, a alergia passou e está tudo ok. Mas com isso não se brinca, alimentar bebês é coisa muito séria.

    2. Eu imagino que a Amanda só tenha colocado mais uma frase dessas que se ouvem por aí, como foi sugestionado pela Carol.
      Acho que essa frase não é de autoria dela, pelo menos as aspas dão a entender isso.

  2. Aiii, graças a Deus ainda não ouvi… quer dizer, somente a última opção.
    Mas minha filha tem só 11 meses, e mesmo assim algumas pessoas se assustam quando digo que ela ainda mama. Fora isso não ouço os comentários acima acho que porque não dou nem margem pra comentarem a respeito.
    Eu amamento, amo amamentar, amamentarei até quando ela quiser e acho mágico esse momento. Quem critica é porque tem inveja por não poder amamentar mais ou porque nunca conseguiu amamentar.
    PRONTOFALEI!
    Bjos

  3. Será o contrário tb pode ser considerado. Sofri preconceito a beça por não conseguir amamentar meus gêmeos, como se não bastasse todo sofrimento e frustração particulares ainda tinha que ficar vendo a cara feia das pessoas quando perguntavam 'eles mamam no peito? nãaaaooo!! Não é toda mãe que encara a amamentação mesmo' aff foi terrível. Acho mesmo que as pessoas querem é contrariar sabe, palpitar independente do que estamos fazendo. Portanto colega, se vc ainda quer e consegue amamentar saiba que é lindo, é emocionante, é dedicação extrema. Ô meu povo deixa o Luqui mamar, essa é uma decisão que cabe somente aos dois. bjos

    1. Tô contigo Maria Paula! Eu amamentei pouco e toda vez que me perguntam vem aquela cara de piedade e/ou uma bronca quando respondo que o Nic mamou até os 4 meses.
      Se mama, enchem os pacovás, se não mama, também.. ai que tédio das pessoas que podiam comprar um gatinho e cuidar das 7 vidas do bichinho e deixar a nossa em paz!

      E Carol, olhe com o mesmo desprezo para qualquer ser que se atreva a palpitar na mamada do Lucas. E pergunte calmamente: "Estou pedindo seu peito emprestado?"

    2. Eu tenho é inveja das mães que amamentam até tarde seus filhos. Minha filha largou o peito aos 10 meses. Quando ela tinha um mês e não ganhava peso e só chorava tive que dar complemento e eu tinha vergonha era de dar mamadeira na frente dos outros. Como a Maria Paula falou, as pessoas gostam é de palpitar independente da situação.

  4. "Mas ela ainda mama????"É o top, top da minha lista…kkkkk

    Tudo bem que eu até acho que a Lulu já poderia ter desistido dessa idéia…mas como ela ainda não desistiu…o que eu posso fazer???rsrsrsrs…Peito nela né???

    Agora aquele "vc só dá peito pra continuar magra.."kkkkkkkkkkkkkkk morrendo de rir até agora!!! Definitivamente isso não aconteceu comigo…se não amamentaria até a Luíza fazer 15 anos!!!!kkkkkk

    Bjs….

  5. Não se esqueça de dizer que para a trollagem ser perfeita, qualquer que seja a frase precisa ser acompanhada de uma cara de espanto ou de NOJO! (esta última me foi apresentada essa semana ao amamentar meu bebezão de 27 meses) rsrs…

  6. Eu sou afavor de mandar cada uma ai cuidar da sua propria vidiha, afinal as peitas são suas, o filho é seu e vc faz por direito nato, o que bem entender com eles. Ora bolas…ninguem respeita o "querer" mais neste mundo, tudo tem que ter data, hora, fundamento cientifico…nhaaaiimmmm isso cansa.
    Bjo no lindão, amei as fotos do outro post e o video no youtuBIO…hehe
    Patricia Adorno

  7. afff… povo sem noçao. eu ateh falei contigo se desse uma mamadeira pra ele antes d dormir, se ele n dormiria melhor.. mas tirar peito? soh qdo n tiver legal p vc ou p o luquito..tudo bem!!

  8. Minha filha tinha 2 meses, aí a mulher do amigo do meu irmão (notou a proximidade dela?) diz: "mulherrrrrrrrrr tira essa menina o mais rápido que puder do peito, criança que mama no peito fica muito ligada a mãe, fica chorona e não fica na casa de ninguém", e eu? fiz cara de alface rsrs

    olha Carol, tem uns 2 dias que tô lendo seu blog do começo, e menina, que história de vida forte vc tem!!!!! Então se ver muitas entradas no blog de Maceió-Al, não fica achando que é uma louca, tarada por bebês não viu? Só so eu, tentando conhecer vc!!!!

    abraços

  9. Ja ouvi sim, principalmente que meu leite não está sustentando ele, agora pasme, ele so tem 4 MESES, mano vai cagar, sério, não vou dar mamadeira e pronto! Quando ele tiver 6 meses acrescentarei papinhas, mas nao vou tirar o peito dele, eu mesma fui amamentada até os 3 anos, por que ele não pode? Até parece!

  10. Ih Carol, nem me fala que a briga já começou e dessa vez é dentro da minha casa. Meu bebê está com 7 meses e meio e já escuto diariamente minha mãe reclamando que ainda dou peito para ele.

    não preciso dizer que é discussão diária com ela né.

  11. Eu dei de mamar até meu filho ter 2 anos. Ele hoje tem 2 anos e 4 meses. Só parei porque queria engravidar outra vez e não estava ovulando. E quer me usar como exemplo? Meu filho dormia a noite toda, ia com todo mundo, tinha um monte de dentes, falava, não fazia manha, não era mimado, e (essa parte é ruim) eu não fiquei magrinha…
    Ninguém tem nada com isso! Cada um faz o que quer. Meu filho, Bruno, nem sabe usar mamadeira, só começou a tomar leite de lata (nas nossas canecas e com canudo) um mês antes de fazer 2 anos.
    Seu filho é fofo, é lindo, é feliz, e é isso que importa. Quando alguém disser que é pra parar de amamentar, vc diz: "fica tranquila, ele não vai pedir o SEU peito não". E sorri.

  12. O que eu mais ouvi é que Isabela não comia porque ainda tinha o peito. Tipo, eu tinha que deixar a menina a beira da inanição para que ela aprendesse a comer (isso porque meu peito jorrava leite – ai que saudade desses tempos…).
    "Tem que tirar o peito da jogada". Ai que ódio que eu sentia quando ouvia isso.
    Tinha também as variações: "ela vai pegar corpo quando parar de mamar" ou "tem que tirar o peito pra ela engordar". E o melhor é que só ouvi isso de gente GORDA. Então só fazia ignorar e ficar feliz com o corpinho normal da minha filha.

    Beijos pra vc e bezerrinho Lucas

  13. – Feio é meter o bedelho no peito alheio;
    – Feio é transferir aos outros uma vergonha que é sua;
    – Feio é desmamar o bebê porque quer voltar a pintar os cabelos;
    – Feio é desmamar o bebê porque não tem tempo pra vc;
    – Feio é recriminar uma mãe amamentando na rua e fazer vista grossa ao bebê passando fome na calçada;
    – Feio é macaco sentar no próprio rabo, para falar do rabo dos outros…

  14. Aih Carol que vergonha… em minha primeira visita ao seu blog comentei que o que ajudou a Ester a dormir a noite toda foi tirar as mamadas da madrugada… Só depois fui ler seu blog direito e vi que o Lucas fica o dia todo longe de vc, e que seu prazer é amamentar! Mil desculpas se fui indelicada…
    Em contrapartida ouço cada coisa… A Ester é um grude em mim, cansa, não vou dizer que não, mas amo amamentar e esses dias quase me desesperei pq minha produção de leite baixou muito e fiz de td pra retomá-la… Já ouvi a do leite fraco, que ela não vai com os outros, dá uma mamadeira… e confesso: não tenho dinheiro pra leite de vaca hahahaha

    1. relaxa, Tati! Eu sei que muitas vezes sao pessoas com boas intençoes, compartilhando experiências. Os casos que citei no post nao foram do blog, foram ao vivo, muitas vezes de gente que nao tem filho! beijao!

  15. Oie… não acho ruim amamentar. Aliás acredito que deva-se amamentar ate os 2 anos como recomenda-se os médicos e eu queria muito que isso acontecesse mas meu filhote aos 9 meses deu grito de liberdade e largou meu peito…mesmo sob meus protestos. Acho que as pessoas gostam muito de se intrometer isso sim, se você esta bem amamentando continua… eu mamei até os 4!!! Rs…

  16. Carol, as minhas sempre foram difíceis de dormir e entraram na mamadeirona aos 9 meses e aos 6 meses, respectivamente. Logo, nem sempre tirar o peito garante a noite perfeita. Elas nem mamaram por tanto tempo, mas me lembro de escutar mais de uma vez "elas já tem dentinhos, vc não tem medo que mordam seu peito?"… (eu tinha vontade de responder: pois é elas são verdadeiros canibais, morro de medo, olha só esses 4 dentes enooormes, ui! Mas me limitava a dar um sorrisinho…)
    Ah, e qualquer chorinho delas vinha acompanhado de um diagnóstico de algum sem-noção: "ah, o problema é que seu leite deve ser fraco, por isso ela chora…". Haja paciência, né?
    Mas já percebi que ser mãe é virar um ímã de comentários, perguntas e sugestões, então bola pra frente, segue o seu coração, sorria e mande à merda quem questionar suas decisões maternas.

  17. E depois as patrulheiras são as "loucas" do parto normal/ natural, as "loucas" que se revoltam contra publicidade para criança, contra matéria em revista mandando dar papinha industrializada e negando ser anúncio. Isso é patrulha, mas o que vc, eu e quem OUSOU amamentar por mais de seis meses, é conselho, imagina…
    Beijos

  18. Já ouvi "nossa tá só no peito ainda? Mas sem suquinho? E ele fica satisfeito", e mesmo a gente não dando bola ainda continuam "seria bom dar um complemento". Ouvi tbm "ixi mas qdo vc voltar a trabalhar o leite fica fraco", acheio o máximo da lógica, rs E vejo que realmente as pessoas acham que o nosso peito e o nosso filho são domínio público, que todos podem criticar, palpitar sem a mínima cerimônia. Acho uma tremenda falta de bom senso e educação, na hora de oferecer ajuda ninguém oferece, mas pra criticar e palpitar todo mundo tem tempo e pode, af, cansa.

    Pam
    mamaenews.blogspot.com,br

  19. as pessoas são sem noção mesmo… eu tive 8 filhos, amamentei 7 até +/- 12 meses, só parava pq estava gravida… a ultima eu não pude amamentar, tive problemas graves no parto e precisei tomar medicações fortes por um bom tempo… e qdo eu pegava a mamadeira p/ dar p/ a bebê, eu ouvia o que??? "noooooossa, que mãe má, não quis dar o peito!!! egoista! preguiçosa!"… affff… faça-me o favor, viu?
    se seu bebê gosta e é um prazer p/ vc… se joga! seja felizz!!!!
    é uma delícia amamentar! bjo, dani

    1. É verdade mesmo Ana, não respeitam. Eu e meu marido decidimos que nossa filha mamaria exclusivamente o leito materno até o sexto mês, sem água, chá, papinha, nada.. foi uma escolha nossa, mas o que teve gente tentava dar comida escondido pra menina! Afff eu sofri! Diziam que eu era louca..

  20. Parece piada, mas eu sei que é verdade. Sabe por que?? Antes mesmo de eu ter o Felipe eu escutei vários desses comentários, e sabe o que é pior eu achava mesmo feio, embora nunca tenha tecido um comentário do tipo (ainda bem que eu era discreta). Eu sempre quis amamentar o Felipe embora não tenha tido nenhum incentivo a respeito, por parte de ninguém, nem mãe, nem sogra, nem vizinha, nem amiga e nem de peadiatra. Ainda bem que o marido teve a dignidade de manter-se calado quando comecei a amamentar. Pois bem, eu amamentei só quatro meses e como me arrependo disso, poderia ter continuado mesmo com as dificuldades de horários, se quizesse poderia sim. Culpa minha, mas sem querer me desculpar de nada porque já disse que a culpa foi minha, eu até acho que fui longe diante de tanta falta de informação e de apoio. A maioria das pessoas que eu conheço sequer sai da maternidade amamentando. Triste. bjo grande

  21. Gente acho que não é preciso ficar irritada com as opiniões dos outros. Eu ainda não tenho filhos e quero começar 2013 tentando. Já tenho algumas decisões tomadas tipo, parto normal, amamentar em livre demanda, etc. Mas acho que vou querer dar peito só até ele/ela completar 1 ano. Acho que vai ser suficiente né? E se nesse período eu mudar de ideia e querer continuar, não vou tá nem aí pra quem discordar de mim, pq o peito é meu, o filho será meu e faço com os 2 o que eu quiser……

  22. Carool MUITO IMPORTANTE!!

    Faltou dizer quando o palpiteiro vem fala com a criança:
    – ei Elisa (minha filha) você não acha que já tá na hora de largar o peito da mamãe não? ?

    e olha pra mim com cara de quem tá se sentindo super ajudando.

    sou obrigada a fazer cara de alface.
    1ano e 22 meses amamentando, e bem na fase que o Lucas está foi o auge maximo do meu stresse com isso, depois você aprende a fazer cara de : não pedi sua opinião e tudo se resolve!!!

    beihãão

  23. Ai gente que coisa chata!
    Mamy me amamentou até os dois anos e só parou pq engravidou. Mas ja ouvi que sou gorda por causa disso, pq fui amamentada demais… Vê se pode… 25 anos depois de mamy tomar uma decisão colocam minhas banhas na conta dela.

    (mas ng nem vê que eu nunca tive nem catapora e mal tenho gripe! O lado bom ng vê)

  24. Carol, tenho minha linda Isabela, 2 anos e 1 mês, mama e muuuuuitooo. Sofro pressão de todos os lados para deixar de amamentar. Fico confusa, pirada, bipolar,mas meu coração sente que ainda não é hora.

    Bjs!

  25. Eu amamentei minha filha até 1 ano, ela quem decidiu parar, uma noite não acordou para a mamada e parece que simplesmente esqueceu.. Agora o povo é cruel mesmo, é incrível! Em contra partida, estou grávida de 3 meses agora e tenho que ficar "justificando" o tamanho da barriga, pq tá tao grande, pq deve ser dois, a eco esta errada.. ahh gente, tenha dó né! rsrsrs

  26. O meu filho tem 1 ano e 5 meses e eu o amamento com o maior prazer!!! E a coisa mais maravilhosa do mundo… ja pensei em parar por causa dos comentarios alheios, mas ainda bem que mudei de ideia. To feliz, o meu pequenino tambem, e isso e o mais importante. Quando ele nao quiser mais, tudo bem. Parar por causa dos outros, nao vale a pena.

  27. Oi Carol!
    Sempre lia seu blog, está nos meus favoritos. Fiquei longe dele por um tempo, por uma boa causa: minha filhota que hoje está com 4 meses.
    Hoje relendo suas histórias, me deparei com esse da amamentação e de todos os pitacos que a gente escuta. No meu caso foi o oposto do seu: não tinha leite quase nenhum e tive que dar o NAN. Fiz de tudo: plasil, syntocinon no nariz, canjica, angu, suco de melão, litros de agua e nada! Minha filha só chorava. De fome. Sofri mais do que ela, te garanto, queria unica e exclusivamente amamamentar no peito. Acho q sofro ate hoje ao falar nisso…
    E escuto ate hoje um monte de coisas, juro que seguro para não mandar a pessoa tomar-conta-da-propria-vida (para não mandar para outro lugar).
    O melhor é seguir nosso coração e instinto, mesmo sendo mãe de primeira viagem. Fazer o que a gente acha certo, porque, com certeza, faremos nosso melhor.
    Grande beijo!

  28. fiquei triste ao ouvir uma conhecida – que tem uma filha de 4 meses – dizendo que vai desmamar antes de um ano pq ela viu a "cena grotesca" de uma amiga amamentando o filho de quase 2 anos. vai prejudicar a filha pra não fazer feio? ahhh, pelamor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *