Muitas meninas estranharam o fato de Lucas dormir em horários tão diferentes nas noites 1 e 2. Mas quero dizer que foi uma super exceção, ele costuma dormir mais ou menos no mesmíssimo horário. Daí percebi que nunca falei da rotina normal dele por aqui, então vambora ao esquema de um dia comum de Luquinhas:

(horários podem variar meia hora pra cima ou pra baixo, quase nunca mais que isso)

7h – acorda e mama no peito
8h30 – toma café da manhã (fruta e/ou pãozinho)
9h – se for dia de semana, vai pra creche. Se for final de semana, brinca com o papai enquanto mamãe dorme
11h – almoço
12h – soneca
14h – acorda da soneca
15h – lanche: leite + biscoitinhos ou só leite (se for final de semana, nessa hora tamos almoçando, então ele toma o leite no peito E almoça junto com a gente)
17h – lanche 2: essa é a hora que pego ele na creche e ele tá tao doido de saudades que quer peito peito peito. Mama dentro do carro mesmo, nem é capaz de esperar a gente chegar em casa. Se for final de semana, raramente ele mama nesse horário.
18h30 – jantar
19h30 – apagamos as luzes da casa com ele, pra ele ver que o “mundo” tá indo dormir. Ligo o chuveiro, fecho as cortinas do quarto, preparo o pijama. Isso tudo ele junto, acompanhando. Daí tem banho, dentes, beijinhos.
20h – nesse horário quase que sem falta, sento na cadeira de amamentação com ele, ele mama. Esvazia o primeiro seio e, quando chega no segundo, já tá tonto de sono. Dorme relativamente rápido no meu colo, ponho no berço e pronto.

O único problema que vejo é que acho que ele dorme pouco: 11 horas noturnas com milhares de interrupções e duas horas de soneca só. Às vezes, quando vou busca-lo na creche, ele tá dormindo. Não sei se essa soneca tão no final do dia é boa… nos finais de semana, quando ele não aguenta e dorme em casa no final do dia (ou no carro quando estamos voltando de alguma programação), quase sempre atrapalha muito o sono noturno.

***

Outra coisa que muita gente ainda insiste é no desmame noturno como única solução pras nossas noites. Mas, já falei ontem e repito: no nosso caso, ainda não acredito que seja bem por aí. Acho que o desmame vai se desenhar naturalmente no final do projeto Dorme Lucão, mas não tenho pressa e nem a intenção de força-lo a isso.

Dito isso, conto pra vocês como foi a noite de ontem:

Domingo, 19/8, Noite 3

20h20 – Depois de uma rotina noturna bem feliz (Lucas tava num bom humor que só, tava até assustador), sentamos na cadeira de amamentação, ele mamou e apagou em menos de 5 minutos. Pra evitar o nariz entupido, pinguei soro e liguei o umidificador do quarto. Botei no berço e nem precisei fazer carinhos, ele aceitou e nem notou nada.

23h30 – acordou chorando. Fui, peguei no colo, ele pediu peito, dei. A respiração tava ótima, achei que o esquema tinha dado certo. Depois de mamar, dormiu boladão de novo, pus no berço e ele nem se mexeu. Legal.

02h45 – acordou chorando. Colo, peito. Quando pus no berço, acordou, olhão aberto, arremesso de chupetas e todo o esquemão brabo da noite passada. Lembrei do que tinha lido na Encantadora no dia anterior, que nessa idade a voz da mãe e o toque são armas tão poderosas quanto o colo, então acreditei e caprichei na mais suave e firme voz de “tá tudo bem, vamos dormir, mamãe tá aqui”. E fiz carinho. Quando senti que ele foi acalmando, calei a boca e parei a mão, fiquei quieta só tocando nele. Depois tirei a mão e fiquei só confirmando que já tinha dormido. Durou 40 minutos isso, bem melhor que as duas horas e meia de ontem.

3h30 – chorou. Eu abri os olhos e xinguei meio mundo, depois que terminei de xingar, ele parou de chorar sozinho. Não precisei ir. AI EMOSSUAM!

4h45 – acordou chorando e eu zonza de sono. Maridón entrou em ação e, depois de 20 minutos de reposição de chupetas e carinhos, voltou pro quarto feliz que o bebê tinha voltado a dormir sem colo.

5h05 – acabou o amor, isso aqui vai virar o inferno. Lucas acordou chorando berrando causando. Fui eu, porque tinha certeza que era peito. E era. Se agarrou nimim e mamou mamou mamou. E apagou no colo, dessa vez com o nariz entupidão, não conseguia manter a chupeta. Espirrei soro, levantei um pouco o travesseiro e esperei ele dormir bem dormido no colo antes de por no berço. Quando pus, ele deu uma breve remexida, mas 5h30 eu já tava de volta na minha cama, então ok.

7h20 – acordou falando, eu ainda zonza, peguei, falei bom dia, levei ele pro quarto comigo, liguei a TV, pus ele sentado do meu lado e deixei o coitado vendo Ursinhos Carinhosos enquanto eu dormia mais 15 minutinhos. Daí ele protestou, ofereci peito, mas ele não quis. O pai levou pra brincar e parece que o dia deles começou. Às 9h20 me volta com o bebê querendo mamar (e eu comemorei, afinal, se mamou às 5h, o normal é só ter fome de novo às 9h, tudo certo). Eu fiquei dormindo até às 11h.

Conclusão: se não fosse por este blog, eu já teria desistido. Ou teria largado chorando ou teria colocado na minha cama. Vocês não sabem o tamanho do cansaço que tenho sentido de manhã, fico bêbada, fico louca, fico sem condição de viver. Sorte é que hoje é feriado e Maridón, embora não consiga ser tão presente durante a noite, simplesmente desaparece com o filho durante o dia e eu durmo lindamente, sem escutar um pio, trocar uma fralda, nada, nada. Agora, durante a semana, eu tenho que acordar junto com o Lucas, aí vai ser phoda. Mas voltando ao blog: se não fosse pela obrigação que me impus de escrever aqui (que me faz muito bem), o plano já teria ido pra cucuia, teria levado o menino pra minha cama bem quietinha e pronto.

Mas não foi, seguimos firmes no projeto!

***

E hoje tô dando o ar da minha beleza bloguística lá na pracinha!

Passem lá no Minha Mãe Que Disse pra conferir!

29 respostas em “A rotina, o não-desmame noturno e a noite 3

  1. Carol, o Lucas dorme às 20 hs. Parabéns!! Isto já ;e supr conquista da família. Sou sincera, odeio gente dizendo que temos que armar uma rotina, como se nãoa tivessemos.
    O meu tem horários bem complicados. Acorda quase nos mesmos horários do Lucas (podem ser amigos de alma, heim…temos que fazer o encontro deles…hahaha, mas fica super feliz que ele dorme algumas horinhas. É foda porque com o trablaho e outras coisas da vida tu deve tá um caco humano. quanto ao desmame, eu no meu ser, acredito que tu deve dar a teta até quanto tu quiser. Até quando a família, tu, o lucas o marido, o seio, a paciência forem aceitando e sendo felizes.
    Todo mundo me diz o mesmo. que mania as pessoas têm de querer tirar a teta. Semana passada tava bastante chateada com algumas pessoas que insitem nisso.

    O Edu tem uma rotina diferente do Lucas, bueno…cada família tem a sua, mas não deixa de ser a nossa rotina. Oq ue as pessoas não entendem é que as crianças não são iguais, as famílias tem vidas e mundo diferentes. O Eduardo dorme às 1h da manhã. Sim!!!! A uma da madrugada. TODOS OS DIAS e depois acorda quase nos mesmos horários do Lucas. E em todas as "acordadas" ele mama.

    De tarde, ufa…é bem complicado que este guri durma. é todo um parto…umaloucura, uma pressão!!!! definitivamente, acredito que Lucas e Eduardo não gostam de dormir. MAs os pais sim, né???

    Respira fundo, que talvez eles sejam assim para sempre….hahahaha. Não dormem, os pais cansados, mas são criancas felizes e com pais mortos de sono!!!
    Poxa, não tenho respostas para nada, somente divido que o meu também não dorme, tem os mesmos horários para acordar de noite, mas pensa pelo lado positivo. O Lucas dorme às 20hs e te deixa descansar um pouquinho, o meu acorda de manhã e muitas vezes só vai dormir à uma da manhã…Maratona Meg Simpsons quando toma café!!!

    bj

  2. Carol, apesar de ainda ter acordado mais vezes, o lucas já 'evoluiu', já que tu conseguiu fazer ele dormir sem pegar no colo… Eu acredito que, pouco a pouco, ele vai ficando cada vez mais seguro que vocês estão ali e fazer como a acordada em que ele dormiu sozinho novamente… Como foi um ano e pouco sem qualquer tipo de rotina de sono, pode demorar um pouco pra que ele se acostume….

    Sobre a soneca durante o dia, não seria interessante ele ter uma sonequinha de manhã (talvez deixar ele dormir as onze e dar o almoço meio dia) e mais uma a tarde? Por qque aí talvez ele não ficasse tão cansado ao fim da tarde… Aqui funcionoou assim até uns três anos, aí ela mesmo eliminou toda e qualquer soneca diurna, e estamos conseguindo cerca de 11 horas durante a noite.

    Enfim, boa sorte e continue persistindo!

  3. É Carol…como tem aquele programa dos passos…coisa meio AA…rsrsr um dia de cada vez né???Só por hj( ou por esta noite) eu vou aguentar!!!e aí vai todas as noites até que enfim Lucas vai dormir direitinho…

    A coisa do desmame é de fato muito pessoal e uma decisão que cabe a cada uma de nós…só nós sabemos o que de fato é melhor pra eles!!!!

    Vamo que vamo no Projeto Dorme Lucão!!!

    Bjs…bjs…bjs…

  4. Lá em casa a Laura dorme só depois das 22h. Desde bebê dorme muito pouco e tarde. Nunca foi um bebê de sonecas diurnas prolongadas. Dormia um trisco e lá estava ela querendo participar ativamente do mundo desde RN. Então me acostumei. Como disse o desmame noturno foi natural e isso fez com que ela acordasse menos a noite, mas agora ela acorda gritando e chorando quase todas as noites e não tem peitos para acalmá-la porque largou sozinha….hehehehe

    Não desista que dará tudo certo… Lá em casa nem a encantadora deu jeito e vamos seguindo com a cama semicompartilhada, porque depois que ela dorme o papai poe ela no berço (leia 2h da manhã) e assim permanece (as vezes, diga-se de passagem) até de manhã…

    Estarei aqui acompanhando e torcendo…

    Beijocas
    Carol

  5. Yay, as coisas estão melhorando, tá vendo? Consistência é o que há. (mas olha, na minha experiência sempre que a gente acha que tá ganhando tem um diazinho fdp fora do prumo. Mas passa e volta tudo bem). Adianto isso pra quando acontecer vc não desanimar!

    Carol, cada criança tem uma necessidade de sono, mas além de quantidade é importante qualidade. Se vc fica bêbada, acabada de dormir mal, imagina ele! Logo logo quando ele passar a dormir períodos mais longos, de sono reparador, vira um ciclo vicioso bom (dorme bem > dorme cada vez melhor).

    Bjos

  6. Mas jura q te faz tão mal esse negócio de levar pra cama? Davi acorda tipo o Lucas, mas se o peito entra em ação, em alguns segundos ele dorme de novo. Às vezes, nem vejo quando ele parou de mamar, pq já tô dormindo. Pra gente funciona, porque ele dorme primeiro no berço e só depois vai pra minha cama (dá tempo de fazer muita coisa nessas 3 horinhas). E a rotina é bem parecida: 7h30, dorme; por volta das 10h, acorda, vai pra minha cama e mama; numa boa noite, acorda uma ou duas vezes e dou o peito deitada/dormindo.

    Minha mãe que diz: "taca logo uma mamadeira de LA q esse menino vai dormir a noite toda". Mas, como você, ainda acho que não é caso de desmame noturno.

    bju e boa sorte!

  7. Meu Felipe tem 7 meses e mama pelo menos umas três vezes à noite. Até um dois meses atrás dormia no berço, numa boa, só que nesses últimos meses, quando ele acorda eu estou tão cansada que levo ele pra minha cama e ele dorme lá até de manhã. E nas últimas semanas tem dormido só na minha cama mesmo e me bate um desespero gigante por não conseguir me manter firme à noite e não levá-lo pra dormir comigo. Esse seu projeto me deu forças para começar a mudar a rotina lá de casa, que por sinal quase não existe… Abraços e boa sorte com o Lucão!

  8. O meu filho mamou até aos 26 meses e sempre dormiu muito bem de noite. Ele acordava para mamar, mamava, adormecia na mama e eu punha ele na cama meio a dormir.

    Ele dormia 12 horas de seguinda antes de ir para a creche, mas não fazia a sesta.

    Depois de entrar na creche faz 10 de noite e 1 a 2 de dia. Continua a dormir muito bem de noite mesmo depois da entrada na creche, apesar de me terem alertado para o facto que ele ia ter noites mais agitadas.

  9. Carol, vou acompanhar esse projeto para ver se me animo e inspiro.
    Acho que por agora não consigo bancar nenhum projeto sono porque estou sozinha com a Isabela. Além de cansada eu me sinto um pouco culpada por não poder propiciar (nesse momento) a cia dela com o pai…
    É bem ruim mas você vai conseguir. E acheiu super plausível seu plano, principalmente o lance do desmame noturno. Eu seria a pessoa mais feliz do mundo se a Isabela só acordasse uma vez para mamar.

    Vai com tudo que vc tem minha torcida.
    Beijos

  10. Carol querida só pra não arrumar outro problema cuidado com o umidificador não o deixe ligado a noite inteira aqui em casa comprei achando que tinha feita a melhor coisa, minha filha mais velha brincando embaixo do berço do baby se assustou com uma mancha no colchão vc não acredita mas estava todo mofado , não foi gorfo , não foi umidade da casa , entrei em contato com o fabricante do colchão e do umidificador e conclusão o umidificador realmente umidificou demais o quartinho do meu baby e tivemos que comprar outro colchão e ventilar bem o quarto ate sanar o problemão , sendo assim fui orientada a deixa-lo ligado por duas horas noite.
    Continue firme com o projeto dorme Lucão e ó… muitas coisas que agora parecem ser um bichão e que Lucas não conseguiria viver sem, mais pra frente vc vera o quanto tudo isso eram apenas preoculpação boba de mãe.
    Ò me aceita lá no face Natalia Viana.

  11. Quando disse preuculpação boba de mãe não quis dizer que nossas preoculpaçoes não devem ser levadas em conta, é que as vezes mais pra frente vemos que a solução era mais simples do que imaginavamos e que aquele bichão nunca existiu além das nossas mentes. beijo
    Natalia Viana.

  12. Na minha humilde opinião, os problemas são 2. O peito e o ninar na cadeira de balanço. Eu fiz tratamento de choque com a minha mais velha quando ela tinha 10 meses, exatamente por causa da cadeira de balanço. Fui radical. Botei no berço e fiz dormir ali (PU/PD). Ela chorava desesperadamente, como quem diz: que isso??? Não é assim que eu durmo!
    Foram 3 noites de suplício e depois tchau tchau noites em claro.
    Não acho que o desmame aconteça naturalmente não. Tenho dois primos que pararam de mamar com 2 anos e 6 meses, que tal?
    O fato é: ele dá uma mini acordada (vamos desconsiderar o nariz que é um agravante) e precisa do seu aconchego (seja peito ou colo) para voltar a dormir. Enquanto você der os dois…. acho que a situação vai continuar complicada. Mas só vc pode avaliar isso. Beijos e boa sorte!

  13. Carol, só posso te dizer que isso passa! Minha filha sempre dormiu cedo, tomando mamadeira (sozinha, desde que aprendeu a segurar a bendita), acordava uma vez durante a noite (3 da manhã), eu tacava uma mamadeira nela e voltava correndo pra cama. Ela voltava a dormir sozinha, até umas 8 da manhã. A uma certa altura, nem dava mais leite, só água, e uns 100 ml. Eu ficava muito culpada por fazer isto porque os "nana-nenês" de plantão acham isso um absurrrrrdo. Quando ela tinha 3 anos e meio, fui à dentista, que me deu uma bronca, dizendo pra tirar a mamadeira dela. Tirei na mesma noite. Ela dormiu sem a mamadeira e só reclamou uma vez, na manhã seguinte. Desde então, não acorda mais de noite, dorme super bem, e dorme sozinha. Dou boa-noite, fecho o quarto e tchau tchau.
    Aí veio o segundo filho… Jurei que faria o método da Encantadora desde o primeiro dia. HAHAHA!! Descobri que tenho BTC (baixa tolerância a choro). Como já tive a primeira experiência, relaxei. Se passou com ela, vai passar com ele tb. E ele seguiu exatamente a linha da irmã: dorme com a mamadeira, acorda uma vez (quando acorda, porque ultimamente tem ido diretão, IUPII!), tasco uma mamadeira e volto VOANDO pra cama, nem dá tempo de acordar direito. Ele está com 1 ano e 10 meses, vamos torcer pra que ele largue placidamente a mamadeira…
    Ok, dar leite Ninho não é meu sonho de consumo, mas foi uma ótima solução para minhas noites. Porque mãe tb tem o direito de achar uma solução boa para os dois, e não apenas pro filho, não? Por ser contra qualquer tipo de radicalismo, me conscientizei de que dar uma mamadeira de 150ml durante a noite não vai trazer um grande prejuízo a ele e vai me trazer um ENORME benefício. Bom pra todos, noites felizes, zero stress.
    Ah, se ele acorda antes da meia-noite (muito raro), não dou leite: pego no colo uns dez segundos, coloco de novo no berço e fico ao lado do berço até ele dormir. Canto pra ele acalmar, depois que acalma eu paro. Em cinco minutos ele está dormindo de novo.

  14. Carol, to achando que voês vão ter um final feliz com Luquilicious dormindo 12h direto. To torcendo aqui e, se der certo, vou me animar para seguir teu esquema (aqui somos FRACOS e levamos ela pra nossa cama e o resto vc já sabe como é).
    Beijão e FORÇA e SORTE!

  15. Oi Carol! Desculpe me meter na conversa. Sempre leio seu blog, mas quase nunca comento- acho que o último post que comentei foi do rolo dos cachorros, ou seja, há séculos!
    Passei por isto que vc ainda passa nos primeiros 2 meses de vida da minha filha e foi um pesadelo. Acho que dicas, opiniões, relatos, indicaçoes e rezas vc já tem bastante.
    Aqui, deste lado do teclado, na minha chatinha cidade do interior de SP só desejo a vc Boa sorte e tbém estou na torcida: afinal, toda mãe merece, e como merece, dormir à noite!

  16. Carol Bela, vejo um futuro brilhante por aí, não?!?!!?!?

    Fui só eu quem viu desdobramentos positivos nesse esqueminha???

    Acho que o Lucas já andou muuuuito nessa história toda, só de não ir NECESSARIAMENTE para o teu colo, olha lá! Isso é ótimo!

    Lembro que (eu acho) que dias melhores virão e uns piores tbm… mas eu acho que para o terceiro dia, e, apesar de vc estar moída, ele melhorou um tanto de madrugada, está um príncipe por ora. Tem mto o que mudar, claro, vcs têm uma noite inteira a dormir pela frente, mas já acho que para o que era, está tudo melhorando, não??

    Estimo noites muito melhores para vcs!!!! Muito mesmo!

    E adoro ler os relatos diariamente, por favor, abasteça-nos.

    Beijos grandes no coração de vcs!

  17. Eu aqui lendo seus relatos e os cometários das mamães fiquei a pensar:
    Já pensou se fosse gemeos, tri quadri…JESUA DO CÉU. rsrsr
    pq acontece neh?
    Bom, acho q já te disseram tdo, ñ tenho filhos, mas, pela pouca experiencia acho q vcs está evoluindo poderia ser melhor, mas, como vc já disse nos seu post q o desmame aconteceria naturalmente, vamo q vamo.
    só sei de uma coisa, criança é inteligente e ele sabe q se gritar, chorar, vai ganhar o petinho dele.
    bjokas e sucesso!

  18. Carol querida,
    Acho que o caminho é esse e não vejo nada fora do previsto. Tenho certeza que vai dar certo! Tbm acredito que o desmame vai ser natural, sem forçar a barra. Já é bastante mudança pra ele! Qdo ele chorou desesperado, com certeza o nariz entupido contribuiu com a piora da situação!
    Fique firme, as noites bem dormidas estão logo ali! Acredite!
    Bjks!

  19. Carol como eu já tenho uma filha de 8 anos e com ela as coisas foram sempre tão complicadas te garanto que no segundo filho você muda radicalmente e deixa certas neuras de lado.
    Te falo isso porque com a Bia eu queria amamentar até a eternidade, não comia doce, não se sujava, não se molhava, refrigerante era bebida demoníaca…….e por aí vai. Hoje eu atribuo 99,9% do meu sucesso com a Mariana por ter decididamente ter pisado na maioria dessas neuras que me perseguiram por anos. E como resultado tenho uma criança feliz, que dorme bem, que come bem, que é um amoreco mesmo estando dodoi. Infelizmente só com o tempo ganhamos essa maturidade materna, e você está buscando o seu caminho e nós aqui somos somente ouvintes. Cada uma tem a sua teoria, cada uma tem um pitaco para dar, mas saber ao certo o que tem que ser feito cabe a você. E não se assuste se daqui uns anos você achar que fez tudo errado rs…..eu passei por isso kkkkkkk!!!!!!!!!
    Beijos e força na peruca.

  20. Carol, acho que vc deve evitar mesmo essa dormida no fim da tarde, em casa não deixo dormir depois de 4h. Olha acho que se vc aguentar isso por uma semana vai ter melhoras sim! os primeiros 5 dias são mais tensos mesmo… tô aqui na maior torcida viu? Bj

  21. Carol, eu sei que você ta decidida e não aguenta mais pitaco, mas o Felipe me deu muito trabalho também quando bebê porque ele não dormia nem de dia nem de noite. O sono era picado demais, eu coloquei ele sim na minha cama, embora todo mundo da família me achasse louca (vc sabe aquela história dos outros ficar falando que vai ficar mal acostumado ou que vc vai virar em cima da criança). Só que depois de um tempo eu queria sim ir desacostumando ele de dormir comigo porque a cama fica pequena com eles esparramados no meio, aí eu coloquei o berço do meu lado e quando ele acordava e não era peito eu só colocava a mão entre as grades e ficava fazendo carinho nele até ele dormir. Com o tempo ele se acostumou e dormia bem assim. Aí foi qdo eu achei que era hora de darmos outro passo e levá-lo para o quarto dele, confesso que no inicio muitas vezes era trabalhoso ficar levantando, mas não demorou muito e ele acostumou, dormia sozinho, ás vezes, eu só ficava fazendo carinho para ele cair no sono.
    Espero sinceramente que vcs consigam resolver tudo logo, acho que qdo todos dormirem melhor vcs serão ainda mais felizes e mais dispostos a fazer tudo e mais um pouco para o Lucas.
    bjo grande

  22. Você já investigou o por quê do entupimento crônico do nariz? Isso atrapalha demais o sono. Minha filha, se está com o nariz entupido, não dorme. E ela faz tratamento, pois as diversas "ites" de repetição acabaram por aumentar as adenóides, o que deixa o nariz cronicamente congestionado.

  23. Carol, adoro seu blog. Sempre acompanhei, como não tenho blog acabo não comentando tbm…mas esse assunto me pertence muuuiitttto..kkkk Tbm tenho os mesmos problemas como o sono..Meu filho vai completar 1 ano nesse sábado, e dorme no berço dele que fica no meu quarto. E acredita essa soneca no fim da tarde é o que mata todo o nosso projeto. Se meu filho dormir quando chegar da creche, nem que seja 15 min, é o suficiente pra ele ficar chatinho e ter uma noite turbulenta…1º pq ele nunca dorme o tanto que ele quer nesse horário (se eu deixar é capaz de ele dormir umas 3 hrs seguidas e depois não querer pegar no sono a noite) entao acordo ele o que o deixa muito, muito muito chatinho…Mas já decidi…aqui em casa não vai ter mais soneca depois da creche…vou fazer o possível e impossível pra segura-lo…e depois deixo ele dormir direto. Espero q o projeto ai funcione!!!! Bjos

    Tati

  24. Oi Carol! Eu tenho seguido o teu blog há muito tempo e adoro o teu jeito de escrever, e principalmente as tuas dicas. Parabéns! Eu nunca tinha feito nenhum comentário mas é que eu me identifiquei muito com o teu problema pois eu estou passando exatamente pelo mesmo, até parece um relato das minhas noites… O meu filho tem 4 meses e há 3semanas que ele acorda de duas em duas horas para mamar, parece um recém-nascido novamente! Eu conversei com o pediatra e ele disse que como o leite materno é de fácil digestão é normal que o bebê acorde mais vezes para mamar. Ele disse para eu tentar aguentar assim, mas que se eu quisesse ele podia receitar um leite artificial para fazer o bebê dormir por mais tempo, para eu poder descansar. Eu preferi continuar amamentando. Estou te contando isso pra você perceber que talvez você não esteja fazendo as coisas tão erradas assim… simplesmente o Lucas acorda porque está com fome mesmo… Por isso continua firme aí, tá? Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *