Pra relaxar um tico

Amadas do meu Braséu (e do mundo!), obrigada pelas palavras de carinho ontem, viu? Hoje, depois de muitos mimos e fortes recomendações pra voltar pra análise, já me sinto melhorzinha.

É que, dentre outras muitas coisas, Luquinhas resolveu que comer não é legal. Pensei “ah, implicou com a comida, ok, vamos pro peito”. Não quis. Pensei “ah, peito é difícil de sugar, vou ordenhar e oferecer na mamadeira”. Não quis. Pensei “ah, cansou do gosto do meu leite, vou dar Nan”. Não quis com força. E isso não foi ontem. Isso tá sendo há dias. Ele faz uma refeição boa por dia e o resto são coisas soltas por aí, umas colheradas meio forçadas, uns mls sem consistência, rotina ou qualquer outro padrão.

Já levei até no médico de tão preocupada e - duh - foi constatado que ele não tem nada. Cabou a otite, garganta ok, pulmões ok, pele ok, funções fisiológicas ok (embora eu tenha notado que faz muito menos xixi e o cheiro é mais forte, mas super justificado pelo fato de não estar mamando quase nada e não aceitar muita água). Pra não dizer que não tem nada: tem dois dentes rasgando. Fora isso, rola uma ansiedade da separação estranha, ele fica nervosíssimo e chorosíssimo se eu saio de perto. Mas é perto tipo colado que ele aceita. Quer grudar nimim e nem se arrisca a fazer nada que saia do raio de 5cm de distancia do meu corpitcho. Daí que engatinhar ou afins tá totalmente fora dos planos dele.

Só que eu não entendo essa vontade de grudar nimim, mas não querer mamar nimim.

Já chorei, já fiquei com raiva, já fiquei triste. Não pelo peito em si, mas por ver a criança recusar terminantemente comida e eu não poder fazer nada pra resolver. Dá uma gastura forte, meu povo, só uma mãe entende o sentimento.

***

Mas, o post nao era pra falar nada disso (to mestra em começar um assunto e ir pra outro sem eira nem beira). Era só pra mostrar um vídeo fofo da mais nova mania do Luquinhas: brincar de esconder. Minha sogra ensinou isso pra ele no final do ano e pronto, o bichinho viciou. Viciou do verbo querer fazer all over the fucking time. Mas ok, é extremamente fofo e divertido e rende vídeos patetinhas como este, olha só:



Ele ju-ra que tava escondido, reparem, hahahaha.

***

No mais, alguma tática pra fazer o bichinho voltar a comer regularmente conforme um bebê normal e constante e previsível de quase 9 meses?

(e daí eu penso normal + constante + previsível não orna a mesma frase que “bebê de 9 meses”, mas, né. Deixa eu sonhar.)


28 comentários:

  1. Fica fria Carol, esses meninos são assim mesmo. O meu ou almoça bem ou janta bem, antes amava fruta e de uns dias p/ cá recusa todas, está tomando muito mais leite do que antes... Não sou mto encanada com essas coisas pq qdo ele tiver fome ele vai comer! Eu li esses dias em um blog que "criança que tem comida em casa não passa fome", e concordo totalmente!! Fica calma que logo logo tudo se ajeita =] Bjos :*

    ResponderExcluir
  2. Carol, sei que é péssimo ouvir isso, mas... é uma fase. Lucas começou cedo, é verdade, mas as fases vêm e vão. Tem a fase do comer muito, do comer nada, do comer só fruta, de comer nenhuma fruta, de só mamar, de não mamar. E passa. A gente acha que não vai melhorar nunca e, de repente, pumba, passou.
    Muita paciência, esse deve ser o mantra...

    ResponderExcluir
  3. hahaha... Muito bom!

    Sobre as comidas, Davi tb não tá comeeendo tão bem. Resolveu que não come a minha comida salgada (na creche, come). Já chegou a passar o dia com fruta. Fico agoniada quando ele tranca a boca e não come. Acho que vai ficar fraco, doente. Afinal, saúde infantil é gordura (na minha santa cabeça oca).

    bju

    ResponderExcluir
  4. MorRI de rir com o Lucas se escondendo... FOFOOOOOOOO demais!!

    Sobre comidinhas, não posso te dar nenhuma dica, aqui não começamos nem com suquinho ainda, Pedrinho tem só 3 meses e meio!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Carol, que boloto lindo que ele tá!
    Bom, filho sem comer dá pânico e rende suor e lágrimas. Não tem jeito.

    Mas ó, se serve de consolo, dentes nascendo tiram o apetite de qualquer um. Gengiva incha, incomoda e eles não curtem. Vc vai ver que é só rasgar a gengiva que ele vai voltar ao normal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Mais que delicia era menino !!!
    Dá um vontade de morder !!!!
    lindão !!!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus o Lucas sumiu!!!!
    Nem consegui achar ele no vídeo, rs!

    Carol, daqui a pouco as coisas se acertam. Pode ser que o dentinho nascendo esteja atrapalhando e tirando a vontade dele comer...

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. com 9 meses acho q foi a época que o linus nao comia absolutamente nada, era uma colher por refeição e só, um sufoco. e ele ja é magro... mas mamava no peito ainda. o negocio é ir tentando, ver se ele quer mais pedaçuda a comida, ou se quer a do seu prato, se quer no garfo, ou mais temperada... as vezes ajudava!

    mas isso de comer sempre foi ruim aqui em casa, depois q ele engatou a comer pelo menos umas 6 colheradas por refeiçao eu desencanei, pelo menos alguma coisa ele comia. rs.

    e o grude! é terrível, até hoje passo por isso! quando ele esta com alguém, eu tenho que sair da vista dele pra ele ficar de boa com a outra pessoa, mesmo o pai.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem 10 meses e sempre foi uma comilona, era um prato fundo por refeição, além das frutinhas, das mamadeiras e de umas beliscadinhas (biscoitinhos e pães integrais. Há 6 dias ela não come nada! Nossa, o tanto que eu já chorei! Já tentei de tudo, já me senti a pior mãe do mundo, já fiquei muito brava com ela, já tive vontade de desistir.
    Depois de levá-la ao médico 3 vezes por medo de desidratação (ela não estava bebendo nem leite), tive o diagnóstico de virose, na verdade, uma gastrointerite. Agora ela tomando soro (Pedialyte) e já tem mostrado mais interesse pela comida, mas os médicos disseram que a melhora total pode vir somente com 12 dias.
    Vamos ver como as coisas evoluem por aqui e também por aí... Espero que dê tudo certo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olha esse negocio de comida é duro viu! você se sente tão impotente né?
    Minha filhota até 1 ano comia melhor que gente grande, raspava o prato (que eu colocava o dobro do que a pediatra dizia) e as vezes repetia, sem contar as frutas, mamava em livre demanda (dava umas 4,5 x ao dia) sempre tomou muita agua, suco etc... bom depois de 1 ano ela ficou 3 MESES (SIM 3 meses) sem comer nada, nem os beliscos de bolacha era queria mais, só mamava (pelo menos), mas nossa eu fiquei uma pilha, fiz de tudo até apelei 1 dia em enfiar uma colher na boca na marra, suuuper me arrependi, mas no desespero eu fiz! chorei muito, mas passou, depois disso descobri que faze para bebes não é dias, nem semanas pode ser meses, nesse meio tempo descobri varias amigas que estavam ou tiveram o mesmo problema e prolongado do mesmo jeito e não era nada, só fase!
    Agora ela melhorou já está comendo normalmente, mas não voltou a ser a comilona que era antes, nem sempre raspa o patro e pra repetir então é bem raro! mas está mamando que nem RN, pede o tempo inteiro, já nem da mais pra contar quantas x ao dia! rs
    em fim, boa sorte com seu pequeno e se ele estiver engordando e estiver ok, evoluindo normalmente, nem encana, não vale a pena, não adianta e no final das contas ele tá bem! rs (ah e toda essa preocupação e neurose pode afetar o leite, e se ele não tá mamando, junta isso a falta de estimulo, já viu né!) relaxa amiga ;)

    ResponderExcluir
  11. um pouquinho de paciência, Carol, que depois que o dente sair melhora. Por tudo o que você descreveu, deve ser o dente mesmo. E continue oferecendo de tudo. quem disse que ser mãe ia ser fácil?
    9 meses é uma idade bem high maintenance mesmo... se te serve de consolo, acho que até hoje foi a idade mais difícil por aqui. Só agora com os 2 anos é que talvez estejamos no mesmo nivel de perrengue.
    Bjos e VAI PASSAR!

    ResponderExcluir
  12. Ai, bem-vinda ao clube dos babys inapetentes. rsrsrsrs É desesperador mesmo, mas alguns dias são melhores que outros. Luquinhas é um gostoso, cheio de dobrinhas e maroto bebezico. Daqui a pouco ele volta ao padrão dele.

    Hoje mesmo Isabela almoçou e jantou quase o prato todo, mas no final vomitou muito, praticamente tudo... Desânimo sem-fim. A parte boa (só para ela, claro) é que passou a mamar muito a noite. Eu estou acabada, mas pelo menos ela se alimenta de alguma coisa.

    Acho que esse volume gigante de mamadas noturnas é por causa da bendita ansiedade de separação. Aqui em casa se manifestou assim, ela me quer madrugada a dentro. rsrsrsrs Tem que rir pra não chorar, né?

    Beijo pra vcs e bora se animar que a vida de mãe é assim mesmo

    ResponderExcluir
  13. Alice anda aceitando pouco a comida, e acredito que seja por causa dos dentes tbm! Paciência. Tudo vai passar... tô contigo, amanhã nos falamos sem falta, amore!

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Aqui também é assim. Isso que o Matheus tem 4 meses, mas te digo com certeza, é fase....Claro que a gente se descabela, mas daqui a pouco volta o apetite dele e com mais força!
    Fica calma, tudo se ajeita!!

    Lindo demais ele se escondendo!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Caroool! Bom, não sei o que eh passar por isso , meu baby so tem 4 meses rs...Mas li la na "Hogg", a Encantadora de bebes que resolve todos os seus problems( not!), que por volta dos 9 meses o baby, meio que passa por uma crise de ansiedade... De repente pode ser isso ... Segundo o livro:

    "Entre 7 e 9 meses,quase todas as crianças tem uma ansiedade normal de separação.A criança esta em um ponto do desenvolvimento em que a memoria permite que ela entenda como a mãe é importante, mas o cérebro ainda não amadureceu para perceber que quando a mãe sai, isso não significa que ela não se foi para sempre.Com o tipo de correto de reafirmação em um tom de voz alegre (Ei, tudo bem, estou aqui )e também com um pouco de paciência dos pais, a ansiedade normal de separação desaparece em um ou dois meses ."
    Ela diz tb que não devemos chegar correndo quando o bebe chora por causa da ansiedade, poi isso pode prolongar ainda mais essa fase...
    Ja a questão da comida deve ser mesmo por causa dos dentinhos, ai juntou tudo...

    Bom, são apenas palpites, palpites e mais palpites, mas espero que te ajude !! Seu bebe esta cada dia mais lindo!! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Paciência, colega. E persistência. Todo dia, ofereça leite, comidinha, água, fruta.. papa... o que for que ele já mostrou que gosta. Todo dia ofereça. Pode demorar um tico, mas ele vai comer.

    E que engraçado ele se agitando todo qdo o papai "acha" o Lucas.

    Hahahahahahaha.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Paciência amiga,é asim mesmo tem fases,a minha sempre comeu bem,mas de uns dias prá cá anda recusando frutas,hoje ela chupou uma tampinha de laranja,aff..entendo sua aflição,mas pode ser o dentinho também..bjooosss

    ResponderExcluir
  18. Carol,
    Que coisa mais fofa do mundo o Lucas brincando de se esconder!
    Amei!
    Sobre a comida: O Lorenzo come triiii bem e quando o dente está pra sair é um horror! Eu faço comida, lavo horrores de louça e o trabalho todo é pro fofo comer 1/2 colheres da minha gororoba gourmet! Mas sabe o que funciona sempre? - olha, eu disse sem-pre - smoothie! Eu tenho morango e framboesa congelados e um suco de maçã orgânico sempre à mão, ponho no liquidificador com frutas diversas, dependendo do meu humor: maracujá, banana, manga, blueberry e, quase sempre, todas essas! E o bichinho toma que dá gosto. Se tu for tentar, usa pouco suco e algumas frutas congeladas pra dar a consistência de sorvete! Fica delícia e, por ser geladinho, o dente se rende!
    Sobre os perrengues: Sabe que eu tenho um carinho todo especial por ti, faz muito que te leio e pouco que comento, mas cada vez que as coisas te abatem eu queria pegar um avião e ir aí te abraçar e dizer que "Vai Passar!".
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Carol, bem vinda ao mundo das mães de filhos com dentes! hahahaha
    Olívia sempre foi de comer bem. BEM MESMO! Só tem 2 coisas q tiram o apetite dela: estar doente ou ter dente nascendo! hahaha
    Entao qdo ela fica assim que nem o Lucas, sem vontade de comer, chorosa, manhosa, querendo só a mãe, é dente com certeza! haha
    Eu lembro que fiquei desesperada a primeira vez q ela parou de comer (foi com 6 meses) e CALARO que fui reclamar com a pediatra. Chorei as pitangas, expliquei tudo e no fim falei: "P q ela está fazendo isso? Quando vai acabar e tudo voltar ao normal?" e a pediatra me respondeu: "qdo ela completar 2 anos pq até lá, vai ser dente nascendo 1 atrás do outro" hahaha
    Essa semana mesmo Olívia está numa fase assim. Come 1 refeiçao bem e o resto é belisco! E eu fico super preocupada né? Pq a bichinha é MUITO BOA DE GARFO, mas MUITO RUIM DE ENGORDAR! Ela come, come, come, come e come de novo. Qdo vc pensa que AGORA SIM ela engordou bem, vc vai ao pediatra e descobre que em 1 mes comendo igual a uma draga, ela engordou 60 gramas. SESSENTA gramas! PQP Se fosse alta dava pra ser modelo, mas como é baixinha, vai ser só uma daquelas amigas que a gente tem que come come come e nao engorda nada! hehe

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol,

    Fica triste não...deve ser por causa do dente mesmo...vai passar.
    Sabe o que eu mais gosto em vc? Vc não tem medo de se mostrar como é...a vida como realmente ela é...coisas boas e ruins....não fala como se vivesse no castelo da cinderela onde só a felicidade reina como algumas bloqueira que tem por aí. Parabéns Carol, pela verdade quje vc sempre passa! Vc deve ser uma pessoa incrível de conviver!
    Bjos
    Ana -RJ

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol,

    Fica triste não...deve ser por causa do dente mesmo...vai passar.
    Sabe o que eu mais gosto em vc? Vc não tem medo de se mostrar como é...a vida como realmente ela é...coisas boas e ruins....não fala como se vivesse no castelo da cinderela onde só a felicidade reina como algumas bloqueira que tem por aí. Parabéns Carol, pela verdade quje vc sempre passa! Vc deve ser uma pessoa incrível de conviver!
    Bjos
    Ana -RJ

    ResponderExcluir
  22. Carol voce precisa ler os livros do Carlos Gonzalez, um pediatra espanhol amado por multidoes. Aqui tem uma boa parte da obra magistral Mi nino no me come

    http://www.scribd.com/doc/7194590/Gonzalez-Carlos-Mi-Nino-No-Me-Come-Pediatria

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, parabéns pelo Luquinhas, ele tá cada dia mais lindo!!!! Em relação a comida, tenha paciência, meu sobrinho passou por isso tb, e olha que ele era tão magrinho, não tinha essas dobras do Luquinhas não, minha mãe ficou tão nervosa na época que fez uma novena pra ele começar a comer rs. E foi só uma fase, passou, hoje ele como de tudo, de tudo mesmo, até "quiaba" rs. Beijos

    ResponderExcluir
  24. eu falo aqui pra mim mesma!

    A Carol é minha gêmea... só que mora na Argentina!!

    agora vou dizer:

    O Lucas é irmão gêmeo do Miguel só que nasceu no dia 12 e o Mi dia 17... Ah e mora na Argentina!!!


    Me abraça! De com Força... rsrsrs

    Tô na mesma!!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. essa brincadeira de esconder e aparecer é excelente para melhorar a angústia da separação: ele constata que as coisas que somem voltam!

    sobre o comer: ele não vai morrer! deve ser dente mesmo, muita paciência e daqui a pouco ele volta a comer tudo.

    tenta dar coisinhas geladinhas para ele: picolé de fruta ou de LM, talvez alivie um pouco!

    beijoca

    ResponderExcluir
  26. Que coisa mais fofa...meiga e gostosa desse mundo....

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Vou ser curta e grossa porque tô no celular!
    - aqui em casa qndo os dentes vão nascer = greve de fome! Te juro, passa!
    - 8 meses é qndo o bebê começa a entender que vocês dois não são um só, e sofre muito com a separação! Ele não consegue entender que você volta e é como se uma parte dele estivesse indo! Passa! E rápido demais pro meu desgosto que sofri pq a minha não qria mais voltar pra mim :o/
    Pesquisa aê!
    Bjo tchau

    ResponderExcluir

baby-comment


up