Você leitora, por favor, me dá um minutinho da sua atenção. Hoje, antes de você ir dormir ou for fazer a sua oração (ou, se não acredita, pelo menAs pensa positivo), quero que você peça pelas minhas peitAs.

Rá.

Até tem graça, mas eu não tô brincando.

Comecemos do começo: terça-feira passei o dia em reunião. Não ordenhei. Tive pedras nos seios e muita dor. Consegui tirar no final do dia. Quarta-feira, mais reunião, muitos assuntos pendentes. Não ordenhei. Senti o peito enchendo ao longo do dia, mas não tive as pedras. Quinta-feira, fiquei doente. Gastro-não sei o que-colite. Passei o dia vomitando. Não ordenhei. Sexta-feira, ainda doente. Não ordenhei. De noite, baby acordou várias vezes pra mamar. Percebi o peito mais vazio que o normal. Complementei com mamadeira, com meu próprio leite tirado nas semanas anteriores. Daí notei que meu estoque de leite no freezer diminuiu muito e que, já há alguns dias, não estava conseguindo/tendo tempo de ordenhar o suficiente. Hoje, sábado, amamentei bastante. E o peito cada vez mais vazio. Ordenhei entre mamadas e mal conseguia tirar 10 ml (em outras épocas, conseguia 100 entre mamadas). Bebê berrando de fome.

Sucumbi.

Chorei, me culpei, vi o fim da amamentação tomando forma bem embaixo do meu nariz e eu sem perceber.

Tentei a mamadeira com leite artificial – em vão, meu filho odeia aquilo.

Então parei. A saída fácil da culpa não pode chegar em mim. Não há culpa, há responsabilidade. E ela é minha. E eu a abraço.

Daí que, além de orar, aqui estou eu agindo como se fosse mãe de RN in trouble com amamentação. Resolvi:

– voltar a usar conchas
– voltar à livre demanda
– ordenhar nos intervalos entre mamadas (de quanto em quanto tempo posso tentar e não ficar sem leite?)
– beber MOINTA água (já bebi tanta que sinto meus órgãos nadando aqui dentro)
– descansar
– manter o bom humor

E o que mais posso fazer, gente? Sexo? Filme de comédia? Cerveja? Vinho? Cachaça? Ficar de cabeça pra baixo? Pular num pé só? Chazinho da mamãe, plasil e anti-depressivo não rolam, não tem aqui iNgual que tem no Brasil. Miajudem! Faço qual-quer-coisa pra ver as peitAs cheias de novo! Existe alguma santa da amamentação? Alguém pra quem eu possa fazer uma promessa? Alguma reza braba forte ultra blaster pra indicar??

58 respostas em “Oremos

  1. Oi Carol,

    Não esqueça do milho e seus derivadosss … pode ser lenda, mas pra mim deu muito certo!!! Cural, milho assado, canjica, bolo de milho, de fubá … manda brasa .. vai dar td certo!!!!!

    Beijos

  2. Carol, quando isso aconteceu comigo uma amiga me aplicou umas agulhas de acupuntura. Tem dois pontos que fazem o leite descer. Estava descrente, mas foi só ela aplicar e já senti os dois peitos formigando e logo eu tava com leite vazando. Super indico! Procure um bom acupunturista e se informe. Qualquer coisa me avise que eu pergunto pra ela quais foram os dois pontos que ela aplicou e te aviso.
    Mas não desanime. Corra pra acupuntura, deu certo pra mim, e olha que ela só fez uma aplicação. Consegui amamentar mais uns três meses, só com uma aplicação.

    Sorte amiga. Tomara que dê certo para você.
    bjos

  3. Carol, vc está fazendo tudo certo, só falta ficar mais tranquila. E temte descansar – de verdade. Nem pense em tomar Plasil ou antiepiléticos e antidepressivos, isso é um crime que está se fazendo no Brasil, ainda bem que não tem aí.
    Voltar a usar concha é muito bom, estimula os mamilos. E a livre demanda idem. Sucção é a palavra-chave.
    Não tem alguma consultora de amamentação para quem vc possa ligar, quando bater a insegurança? A equipe da Laura Gutrman, sei lá.
    Estou torcendo muito por vc, sei que vc supera mais esta. Vocês, porque Lucas vai te ajudar, vc sabe.
    Beijos e tranquilidade para vc

  4. vc está fazendo tudo certo!
    quando a minha ordenha não estava sendo produtiva e eu entrava nessa ciranda de "vai acabar! tá acabando!" eu colocava arthur num peito e a bomba do outro, exige uma certa habilidade, mas o aumento da produção nos anima muito.

    não se engane, peito murcho não é sinônimo de peito vazio. meus peitos não enchem mais há muito tempo, mas arthur acha leite toda as vezes que mama.

    siga o conselho de paloma: descanse! descanse o corpo e descanse a mente: tudo o que vc pode fazer, já está fazendo!

    beijoca e muito leite!

  5. Oi Carol!
    Cuidado que água excessivamente ao invés de aumentar a produção de leite, diminui. Tá lá na cartilha de amamentação do m. da saúde.
    Tenha calma que em alguns dias tudo se acerta.

  6. Voltei para falar do peito murcho e a Maria já falou (ela está certíssima!). Eu já tentei espreemer o peito (murcho) e não sai nem uma microgota. Daí Cali vem mamar e eu ouço ela engolindo o leite.
    A maior parte do leite é produzida no momento em que o bebê mama, sabia?
    Deixe mamar!!
    Beijos

  7. Carol, segue o conselho da Paloma e Mari, é isso ai muito descanso! pior coisa pro leite acabar é stress!!! essa pressão psicologica é terrivel!!!
    Alem do descanso, não exagera na agua, porque em abudancia pode prejudicar ao em vez de ajudar! (como falou a Melina)!
    Eu sou contra tomar remedio/drogas quando se está doente, acho que mais atrapalha que ajuda, quanto mais quando se esta em plena saude, não te aconselho de maneira alguma!
    Eu tive que parar de mamar por 3 dias quando a filha tinha 15 dias por causa da ectericia, e quando tirava leite ficava 30mins pra sair uns 80, 90ml, enquanto ela tomava uns 150ml de LA, e tomava de uma vez, se desse mais ela tomava, mas me recusei a dar mais que isso, porque fiquei com medo dela acostumar (afinal alem de mais facil, vem mais que o peito, imagina a cabecinha dela! nunca mais iria querer mamar na vida!) por causa desse medo eu começei a fazer compressas quentes, porque aumenta a circulação do sangue e ajuda na produção (puro instinto, nunc ali nada disso em lugar algum!) tambem fiz muita massagem e estimulação, queria a todo custo aumentar minha produção para que quando voltasse a dar de mamar ela recebesse tanto quanto (ou mais) do que com o LA! (Alem disso, quando dava o LA eu cantava uma musica que inventei que falava que o leite da mamae era mil vezes melhor e que o LA é horrivel, e que era só por 3 dias etc… kkkk ah louca!) em fim deu certo ela voltou a mamar super contente! e a comprensa ajudou a ter mais leite!
    Quanto ao peito murcho depois de uns 2 meses eles ficaram muchos, e são assim até hoje! sei lá como a pequena encontra leite aqui, mas eu nem encano, porque sei que se ficar me preocupando muito isso afeta o leite e ai sim vai diminuir!

    Bom espero que de tudo certo! estarei orando por voce e pelo luqui-luqui!

    bjs

  8. ei carol, se seu bebe esta mamando direitinho nao se preocupe que quando ele quiser leitinho ele terá. seu peito esta passando pela adaptação de nao ser sugado o dia inteiro. se vc quiser ter leite para estocar, o ideal é vc ordenhar durante o dia para que seu corpo nao ache que nao precisa produzir nesse horário. arrume uma bomba eletrica, que com alguns minutinhos vc estimula e tem garantido seu estoque! somente o ato de sugar pode fazer vc ter mais leite, o resto é tudo lenda! bjinhos e fique tranquila!

  9. Olha por mais loucura que possa parecer o meu leite aumentava com chocolate, isso mesmo chocolate, eu comia uma barra e enchia a bombinha da Philips Avent num fds p semana toda, todo mundo falava q era coisa q eu inventava p poder comer chocolate, mas era sentir os peitos mucharem e comer chocolate e logos os peitos enchiam…
    Num custa tentar né?!
    BJus

  10. Você está fazendo tudo certinho. Pra ficar mais calma peça pra mãe do Menino Jesus calma e paz para que vc possa amamentar o seu "Menino Jesus".
    Que Deus abençoe vc.

  11. Olha Carol não sei se você acredita, mais comigo deu muito certo, quando eu ganhei a Alice minha vo sempre fazia mingal de café com leite e farinha com mateiga, o gosto é horrivel mais logo em seguida meu peito jorravaaaaaaa, jorrava muito,eu tomava uma xícara desse mingal todo dia … e olha fincionou com toda minha familia … Não custa tentar… Boa sorte!
    beeijos

  12. ô coração. deveria ter mandando um e-mail.
    sucção é a palavra chave. coloque o baby pra mamar e mamar e mamar e mamar.
    e fique calma, relaxada e tente colocar uma música bem alto e cantar mais alto ainda.
    outra coisa, muitas vezes o peito tá murcho e quando o baby mama desce aquele leitão gostoso. o segredo é você ficar calma, pra passar essa paz pro baby e ele ficar ali, de bobeira e paciente, sugando e sugando e sugando ad infinitun.

    beijo!

  13. Fala Carol!!! Muita ideia boa do pessoal hein!? Se jogar na canjica e derivados é muito bom, mas quando o neném ainda é recém nascido e vc pode falar que está obesa pq não emagreceu tudo da gravidez! Mas isso não daria muito certo, mesmo pq vc ficou magrinha durante todo o processo!!! rsrs … Vc agora já é uma mão amadurecida, e passou dessa faze de comer compulsivamente pra aumentar a produção ( que inclusive, é uma fase necessária e importantíssima, eu passei por ela duas vezes e A-P-R-O-V-E-I-T-E-I). Anyway, a parada agora é que vc voltou a trabalhar e não tem podido amamentar todas e tantas as vezes como amamentava antes. Seu corpo, automaticamente, vai diminuir a produção entre as mamadas, para não dar problema por causa do excesso. Isso aconteceu comigo, mas a Sofia ainda estava com uma semana. Fui pra faculdade e fiquei 12h sem amamentar, pra piorar, esqueci de "ordenhar" nesse período, conclusão: mastite e sangue jorrando ao invés de leite. Mas, isso aconteceu pq eu tinha acabado de ganhar neném, e a produção é muito intensa ainda. Seu problema é durante a semana, onde os melhores conselhos das amigas (descansar, não se estressar, deixar o filhote mamar à vontade, etc) não tem como serem seguidos. De todas as minhas amigas que amamentaram seus filhos, exclusivamente com peito, até mais de um ano, nenhuma delas voltou a trabalhar e se dedicavam integral. Meu caso com minha primeira filha, foi o seguinte: eu amamente até 1 ano e dois meses, e ela parou de mamar pq engravidei novamente, porém, desde os 6 meses, quando voltei para minhas atividades, as mamadas deixaram de ser sua principal fonte de alimentação. Ela tinha sua rotina normal com as papinhas, suquinhos, frutinhas e duas mamadeiras por dia, mas seu café da manhã, e sua última refeição eram no peitinho! Se o lucas não pega leite especial, tenta outro tipo de leite, o ninho fase 1 é muito mais saboroso. Minha segunda filha tomou ninho normal com 5 meses (o segundo filho é bem diferente viu) e tá linda, forte e saudável! Acho que é essa a minha dica: não brigue com seu corpo, seu filhote tem outras fontes de alimentação, se ele está ficando com fome pq a produção não está suficiente, ofereça alguma outra coisa para ele depois da amamentação … te garanto que não será por isso que ele vai deixar de querer mamar no peito. O IMPORTANTE É DAR O PEITO PRIMEIRO, DEPOIS COMPLETAR! Credo, escrevi muito, mas espero que ajude! Bjs …

  14. Eu tbm tive diminuição do leite por um tempo. O que era legal pra mim era a canjica, cerveja sem alcool e o equilid (q tomava em raras vezes) mas como aí é dificil, deixa pra la…

    Ouvi dizer que chá de Hibisco é bom tbm e se tiver um bom acupunturista aí da pra tentar, tem uns pontinhos q aumenta a produção do leite.

    Do resto é tudo isso mesmo que vc ja faz…

    Torcendo pro seu leite bombar aí logo 🙂

    bjo

  15. Queridíssima, eu falo que eu (não) sei porque você está precisando de uma palavra…
    A única coisa que posso dizer é que se uma pessoa que parou de produzir leite por completo consegue voltar a produzir com a translactação, APENAS COM A ESTIMULAÇÃO DO BABY E DA BOMBA, por que raios você não conseguirá?? E uma mae adotiva que amamenta sem nunca ter produzido antes??
    Carrrrma, tá? Calma mesmo, respira fundo e retoma.
    Acredite.
    (posso viajar? visualize sua mama lotada, jorrando. é uma arma poderosa a projeção)

    Beijaooooo (e conte comigo, mesmo eu tendo falhado completamente)

  16. O pediatra homeopata da Laura passou logo que ela nasceu pra ajudar a descer o leite glóbulos de Alfafa D3. Deu certo!

    Tente ficar calma.
    E oferecer muito o peito pra criança puxar.

    Boa sorte. Vai dar tudo certo.

    Bjos

  17. Dizem que cerveja preta estimula a "lactancia" eu provei (e comigo funcionou).

    Mas o que eu realmente acredito, é:

    estar tranquila e determinada.

    e fazer o que vc está fazendo, voltar a livre demanda, (e as vezes insistir um pouco mais) desfrutar de amamentar. E confiar que vai dar certo!

    boa sorte lindona!

    beijos

  18. Carol, passei por uma fase muito parecida nos 6 meses do Fred e acho que o principal é descansar e desencanar!!! Olhando depois, acho que minha preocupação em não ter leite realmente bloqueava a produção… Acabei dando complemento e essa tranquilidade fez o leite voltar. Por outro lado, acabamos incorporando o complemento e isso foi o primeiro passo para o desmame dele aos 8 meses. Pense bem!
    Bjs, Lê
    http://www.cegonhatrends.com

  19. Oi Carol tenho 2 filhos e quando eles nasceram eu tinha pouco leite então meu GO passou Plasil para aumentar a produção e no meu caso resolveu…de qualquer forma fica a dica!!!Bjs
    Nany

  20. Oi Carol,
    Passei por isso também no retorno ao trabalho, e entendo perfeitamente seu desespero, mas calma… é possível melhorar… aí vao algumas dicas da minha pediatra que é super natureba:
    1- succao – comigo foi difícil pois a Júlia nao tinha paciencia com peito vazio, ficava nervosa, chorava, e meu desespero aumnetava;
    2- ordenhar até esvaziar o peito completamente logo após a mamada, parece que nosso corpo entende que o bebe mamou tudo e ainda pode estar querendo mais e aí na próxima mamada produz mais leite – acho que isso me ajudou;
    4- tentar descansar 15 min antes da mamada, tipo uma cochilada – também é bom;
    5- comer açaí – tb acho que me ajudou, como é bastante calórico, acho que faz sentido. náo sei se tem por aí;
    6- capsula de alfafa – nao fiz, mas a pediatra indicou, disse que é muito usado para as vacas (animal mesmo);
    7- ordenhar até esvaziar de madrugada – essa foi por minha conta, penso que de madrugada o peito esta mais cheio e aí se é esvaziado completamente, de manha o corpo vai produzir mais;
    8- e por ultimo, mas nao menos importante, manter a vontade louca de amamentar, se mae e bebe querem, nao há quem possa impedir!!! Acho que isso foi fundamental para a melhora da minha producao. Náo esmorecer jamais!!!
    Faça tudo que estiver ao seu alcance, tentando náo pirar demais, nosso empenho é o melhor remédio!
    Boa sorte.
    Renata nm.renata@hotmail.com

  21. Oi Carol, não fique assim dizem que mexirica aumenta a produção de leite, com minha irmã funcionou.
    Estou muito feliz, vou ser mamãe estou de 13 semanas e vou precisar de seus conselhos.

    Beijos pra vocês.

  22. ai carol… eu vou te dar uma dica, mas acho que vc pode só ler e apagar kkkkkkkkkkkkkkk, pode num ser apropriado pro horário!

    sexo, de 4, com as peitchas livres, pra sacudir bastante, eu juro que estou falando sério! descobri por acaso… ocorreu o "fato" e no outro dia meu colchao amanheceu ensopado de leite, ne dá pra aproveitar mais… aí um dia eu li num blog http://patriboudakian.blogspot.com/p/relato-amamentacao.html a explicação!

  23. Eu ia escrever um comentario longo, q apagou, desisti! Pra mim era descansar (dormir) e beber agua! E se no mais tudo nao der certo (q foi o q houve comigo, o stress do dia a dia e a chateacao de nao ter leite foram maiores do q o desejo, entaum fui secando) bate o leite artificial com alguma fruta pra ver se ele toma! Ou troca algumas mamadas por suco, e ordenha nesses horarios! Depois do 6 mes, as minhas duas soh mamavam de manha, dpois do almoco, e pra dormir! No restante dos horarios dava suco natural, aih aguentei amamentar por mais tempo!

  24. Quando Lorz era bebezico, antes da primeira consulta com o ped, eu resolvi ordenhar um leitinho pra guardar pra alguma eventualidade. Me sentei feliz no sofá, coloquei minha Medela Swing, a perfeição em forma bomba segundo acreditava, e fiquei lá sendo espremida. 15 minhutos e 10 ml de leitinho. Chorei de soluçar porque estava matando meu filho de fome! Morri de culpa, de angústia, de todo o peso do mundo que mãe tem como hobby carregar nas costas!
    Dormi mal pra caramba durante a noite e no outro dia tinha a consulta do ped.
    Ele pesou o Lorenzo e ele estava engordando acima da curva, ou seja, de fome eu não o estava matando mesmo!
    Desde então eu declarei guerra a essas bombas que nos induzem a pensar que não temos leite! O bebê é expert em tirar leite até de muchubinhas!
    Confia, segura na mão de Deus e vai!

  25. Ah! Além dos 8 itens acima, esqueci de uma outra coisa que me ajudou (mas é bem particular da personalidade do meu bebe): Como a Julia nao tolera peito com pouco leite, tive que dar uma regulada na livre demanda durante o dia. Porque se eu oferecesse o peito depois de 1 ou 2 horas da última mamada, o peito nao enchia muito, e ela nao ficava satisfeita e chorava muito, e o "meu psicológico" ficava abalado. Aí pensando se ela vai ficar brava mesmo (com peito ou sem) e tb na minha sanidade mental, era melhor esperar o peito encher (de 3 a 4 horas), e depois dar o peito bem cheio e ela se alimentar melhor e feliz. Neste tempo eu dava uma fruta, que ela gosta, pra ela nao ficar com fome. De madrugada dava pra manter a livre demanda pq o peito enchia mais, e segundo li, as mamadas da madrugada sáo muito importantes pra manter a producao. Mas para seguir esta dica, vc tem que avaliar se é bom pra vc e pro Lucas, pq o saber geral é que a livre demanda é a melhor coisa a fazer. pra mim foi até o 6o mes, depois nao.
    Bom chega, né senao daqui a pouco vira um livro. Eu detesto regras, mas é que pra mim deu táo certo, e eu me senti tao bem em prosseguir amamentando, que eu desejo isso pra todo mundo!!!
    Bjo, Renata

  26. Mãe do Céu, da um HELP para a Carol e enche as peitas dela de leiteeeeeeeee! (eu tenho certeza que a Senhora sabe bem que aflição de mãe é essa…)

    P.S: Papai Noel, se o senhor estiver vendo isso, Carol é uma ótima menina!!!

    CArol te acompanho de longe e já foram tantas dicas que me resta me unir à oração!! Vao dar tudo certo… lembra que tudo passa…

    beijão

  27. Calma, Carol. Quando comecei a ler o post, achei que você tinha tido mastite. Se é só uma queda na produção, relaxa que tem volta.
    1) tudo isso que você falou é ótimo e provavelmente vai aumentar sua produção;
    2) a partir de agora, mesmo com livre demanda e com ordenha, sua produção vai diminuir mesmo. É natural, seu filho vai comer mais e mamar menos. Suas peitas não podem ficar forever Pam Anderson, sad but true.
    3) E pra você ver como a produção aumenta rápido: quando Emília tinha 9 meses – eu estava trabalhando o dia todo -, fomos passar um feriado prolongado em Fortaleza. Como lá a comida era uma droga, e ela passava o dia comigo, mamava, mamava e mamava. No terceiro dia meus peitos já estavam espirrando leite na cara dela.
    Não se desespera, não, amiga. Fome ele não vai passar. Na pior das hipóteses, vai começar a comer mais. Mas fique firme aí e tente se organizar pra ordenhar regularmente. E cuidado com peito cheio demais, porque mastite é um horror!!
    Beijos

  28. Não sei se aí na Argentina você consegue achar, mas eu tive essa fase de peito murcho e tomei (tomo até hoje) glóbulos de alfafa e tintura de algodoeiro. Funciona bem demais! Boa sorte!!

  29. Livre demanda de madrugada quando se tem de acordar no dia seguinte às 5h30 para ir trabalhar é punk… mas é o que tem resolvido pra mim.

    Além disso, nos finais de semana e feriados, a livre demanda corre solta, Davi mama na hora em que quer. E aí segunda-feira o peito costuma ficar bem mais cheio do que na sexta. Engraçadão…

    Mas realmente já não fica mais mega doloridão, vazando e inchado, como ficou no primeiro mês em que voltei a trabalhar. Mas relaxei: Davi tá comendo muito bem agora e tem engordado bastante. Aos poucos, a alimentação sólida vai substituindo o leite.

    bju

  30. ô querida, não se culpe tanto! Vc amamentou por mais de seis meses e de forma exemplar! Em algum momento o seu corpo vai parar de produzir e e vc terá que lidar com isso…

    OLha não sei o que te indicar para ajudar na produção do leite, só sei o que todo mundo fala, que a cabeça ajuda e muito neste processo todo. Tente não ficar tão encucada, tente fazer coisas para relaxar e desencanar um pouco do problema – nesta vertente o vinhozinho ajuda rs. Aí, de repente o leite volta…

    beijocas e força!

    ps. fiz aqueles exames semana passada… os resultados estão saindo, mas minha prolactina deu alta! vai entender… meu pai mandou eu repetir o exame hj de novo!

  31. Carol, eu e minhas opiniões…tantas vez passo, escrevo e desisto…vou tentar: meu filho Enzo, eu fui intuitivamente pela livre demanda , ele queria eu dava de mamar a hora que quisesse e qdo quisesse, isso até 1 ano e 8 meses!!!! veja bem meu bem, 1 ano e 8 meses, fiquei doente, mesmo.Minha crise de hipertireoidismo desescadeou aí, fiquei fraca e anemica, meus cabelos caiam aos montes eu mal parava em pé, hj vejo as fotos daquele tempo sinto pena daquela mulher, qdo grávida da Carol, disse que iria repetir a primeira dose…foi qdo o pediatra(pediatra há 30 anos professor da usp, excelente pessoa e médico) dela me chamou e me disse que bebês devem mamar no peito até os 6 meses, depois disso precisam de outros alimentos, por esse motivo o peito pode sim continuar a ser oferecido, mas em momentos de carinho e troca, tão maravilhosa, mas que nem pra mãe nem pro bebê é legal, pois faz mal pra saúde da mãe que o filhote dependa "quase" que exclusivamente dela e o pequeno tb precisa de outras fontes de energia, pediu pra que eu tivesse cuidado com o que se ouve, por favor não me leve a mal nas palavras a seguir: amamentar até os 2 anos não é pra nossa classe social, isso deve ser levado em conta por uma população carente de alimento, e pelo que me conste não é nosso caso.
    Fica aqui minha opinião, ainda que eu já sinta as pedras vindo em minha direção, é uma questão de saúde sua e dele, vc não precisa se sofrer, ele vai crescer saudavel e te amando, deixa a culpa de lado, diminui a mamada simplesmente, deixa pra hr do amor.
    Com quem escolhe a vida profissional como aliada ocorre dessas, não se culpe, não se cobre, vai na certeza que o que vc fizer vai ser o melhor pra ele.
    Minha mãe, muito pequena e lá nos anos 70 "não teve" leite, mamei até os 2 meses, minha mãe funcionária pública qdo ainda viviamos numa era em que os direitos trabalhistas passavam longe, trabalhava de manhã até 9/10 da noite, pra poder "dar o melhor" pra gente, veja bem: não amanetou e trabalhou até tarde sem culpa, te juro amiga, eu tiro todo o meu sague por ela, minha mãe é minha vida e meu exemplo, por isso te digo: vai na fé sem culpa, faz do jeito que não sacrifique vc tb, afinal o Lucas precisa de vc com saúde!
    Ah, a Carol, minha segunda ,diferente do irmão, mamou livremente e o ato quis até os 8 meses, qdo ela mesma não quis mais…
    bj

  32. Carol Bela, sua fofa, tudo bem?

    Vi seu recadinho, não se preocupe em responder e-mails e tal, conheço BEM essa rotina maluca de trabalho, filho, marido, vida, banho, escovação de dentes (qdo possível), e, se der, um jantarzinho de vez em qdo. Sei como é corrido, não se preocupe.

    Quanto às peitas: os meus conselhos podem ser em vão, por eu ter tido pouco leite desde o início e ter desmamado sem as peitas sentir, sem dor, sem nada, simplesmente o leite sumiu, mas como alguém que passou por isso e ficou mto chateada, eu posso te dizer que a cabeça influencia muito. O nosso estress, o medo, a ansiedade, a corrida contra o tempo… tudo isso influencia na produção de leite. Manter a cabeça ativa, pensamentos positivos e acreditar que vai dar certo pode ser o início de uma batalha com final feliz.

    Em tempo, acho que todas as suas resoluções foram acertadas e espero que dêem certo!!!!

    Volte para nos contar como está sendo!

    Beijas,
    Dani

  33. calma carol..pq a gente se culpa tanto neh!!
    Acho que vc já viu muitos conselhos acima..descansar pra mim funcionava e depois de um tempo o peito realmente não enche como antes, mas eh só eles mamarem que eu ssentia enchendo!!! bjos e boa sorte..vou estar aqui rezando!!!

  34. Todo mundo já deu muitas idéias aí em cima. Eu além de mandar energias positivas, sugiro vc colocar frutinhas no L.A. Só assim meu filho mamava um pouco de L.A. qdo voltei a trabalhar.
    REalmente o ninho 1+ é muito mais gostoso e a mamada dele aumentou consideravelmente, mas eu não arrisquei antes de 1 ano e nem te indico por causa do açucar.

    Entendi que seu problema não é amamamentar o lucas, pq pra isso vc tem leite com certeza (mesmo vc achando o peito vazio. Peito murcho vc vai ver qdo ele desmamar de vez, Deus socorro! rsrs) e sim fazer estoque.Por isso indico o L.A. com frutas.
    Eu amamamentava meu filho e ele tb mamava 1 mamadeira de leite com frutas dps q voltei a trabalhar e nem por isso ele desmamou, pelo contrário. Meu filho foi desmamado com 1 ano e 3 meses por conta propria dele, pq eu ainda tinha leite.

    Beijos e espero ter ajudado.

  35. pelos comentários, tá tudo na linha certa, e foi tudo que eu não fiz quando voltei a trabalhar…então, siga aí!
    O lado bom foi que o choque pelo "meu" desmame deu origem ao blog, o lado ruim foi que a ísis desmamou 2 meses depois de eu ter voltado a trabalhar…
    Beijos,
    Nine

  36. Carol cientificamente comprovados rs rs rs canjica, chá da mamãe da Weleda, plasil e extrato de algodoeiro! Uia to expert… tive uma baixa na amamentaçào do David e usei tudo, em momentos diferentes, ajudou super… e agora estou tomando o chá da mamãe… beijo!

  37. Carol,

    A pediatra homeopata do meu filho me passou tintura de algodoeiro mãe para tomar. Eram 40 gotas, 3x ao dia. Procura nas farmácias de homeopatia daí.

    Beijo e boa sorte.

  38. Carol,

    Sempre leio seu blog mas nunca tinha comentado.
    Cerveja sem álcool e chá de funcho.
    Eu tomava cerveja sem álcool no almoço e no jantar e isso fez meus peitos bombarem. No resto do dia o chá. Faz uma garrafona e vai bebendo.
    Além disso, bebe tem que mamar, senão não tem reza forte que de jeito.
    Boa sorte e persista!
    Camila

  39. Carol,

    Acho que você está fazendo tudo!

    Eu (mesmo que meio descrente) fazia várias coisas. Me entupia de água, de chá de erva doce, mingau de aveia (é…) e canjica! heheheheh

    Não lembro se notei diferença, mas fiquei hidratada e cheia de fibras! ahhahaha

    Você sabe, não sou religiosa, mas ó, vou orar, é por uma ótima causa!

    Beijão!

  40. Olha, eu tmb tava ficando com pouquissimo leite (meu filhote esta com 5 meses) e tentei tudo: leitina, capsula de alfafa, plasil, muita aguaaaaa, alem de tentar dar o leite artificial, que ele odiou e não tomou nem 10 ml…. no final larguei tudo e só fiquei com a água, e voltei a livre demanda. Hoje não tem aquele riacho de leite, mas tem o suficiente para ele se satisfazer (ver ele babar o leite nunca me deixou tao feliz!)

    Relaxe, beba água se a sede te pegar e volte a livre demanda. Deu certo para mim 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *