dormir?
hein?

Porque Lucas não curte muito não, viu. Tamos, há duas semanas, brigando: ele pra não dormir e eu pra dormir um tiquito que seja.

Fato é que o rapazinho fica cansado, choooora, coça os olhos, boceja, puxa os cabelos, pega as orelhinhas. Dá todos os sinais clássicos do soninho. Mas, basta botar no berço ou no carrinho ou até mesmo na cama com a mamãe e pluft: olhão aberto. Se fosse só isso, eu deixava ele de olho aberto até cansar. Mas, quando ele cansa, é chororô. E chora como se não houvesse amanhã (ou ouvidos na mãe). E eu me compadeço e fico nervosa e depressiva e frustrada.

Desde que notei a luta que meu pequeno vem travando contra o sono, me conscientizei de que ele é muito pitico ainda e não sabe dormir. Não relaciona que o incômodo do sono vai se resolver se ele finalmente se entregar. E tampouco acha legal perder o que o mundão tem pra ele olhar pra uma atividade tão bestinha como dormir.

Pois bem, mãe que sou, resolvi: vou ensinar essa criança a dormir. Né? É minha responsabilidade.

Rá.

Já tentei:
– Encantadora e o método EASY (que infelizmente é DIFFICULT);
– Cama compartilhada;
– Colo non-stop;
– Pano no rosto pra ele parar de olhar pra tudo em volta;
– Enrolar tipo charutinho pros movimentos descordenados não o acordarem;
– Ruídos brancos (água caindo, secador de cabelo, aspirador de pó, fazer shhhhhhhh);
– Sling, canguru e afins;
– Colocar pra dormir de ladinho;
– Balançar na rede ou na cadeira de balanço;
– Sentar e chorar porque nada disso deu certo.

Mentira. Alguma coisa acaba funcionando. Tipos agora, ele dormiu depois de: charutinho + balanço na cadeira com velocidade 5 do créu + colo por 30 minutos + fraldinha no rosto + reza braba da mãe. Mesmo assim, tá resmungando lá no berço e jájá acorda.

Não tentei:
– Deixar chorando.

É contra meus princípios, acho falta de respeito com meu filhotito. Compreendo quem fez, mas realmente não consigo e nem quero tentar.

Sendo assim, tenho tentado seguir uma rotininha, pra ele já poder prever o que vai acontecer e relaxar mais na hora do soninho. E também estou consciente de que se trata de um bebê de dois meses, PREVISIBILIDADE não é o forte do comportamento dele.

Mas gente, puxa, será possível? A pessoa que inventou a máxima “descansa junto com ele” não tinha um filho como o meu, só pode. Porque se eu não tô por perto pra acalmar a cada 20 minutos (quando menos) ou se não estou diretamente com ele no colo, é escândalo certo.

Tô cansada, gente. E não tô falando isso porque “não tenho tempo pra mim” ou algo do tipo. É porque não tenho como fazer xixi (cocô então é loosho), não como, não durmo… necessidades básicas do serumano, sabe? Hoje, por exemplo, eu tava imaginando como deve estar a minha cara, já que não me olho no espelho tem uns dias!

Ai, ai.

Então, blogosfera materna sábia de meodeus: alguém ajuda? Histórias de sucesso? Compartilhem com a amiga que tá precisada, fazfavô.
.
.

69 respostas em “Quem kurt?

  1. Não é nem de longe minha intenção te dar uma dica de sucesso, já que tenho 3 cães e mesmo assim não consigo entendê-los cem por cento.
    Mas passo para dizer que continuo rindo inevitavelmente (e peço aqui desculpas por isso)de suas palavras…
    Só o que posso garantir, coimo madrinha de duas menininhas, é que passa.
    Quando minha amiga estava enlouquecida, descabelada, sem fazer cocô, sem comer e desidratada, disse isso e a amizade qse acabou.
    MAs a verdade é que passa…
    Tentar olhar lá na frente não cura, mas ajuda um tico.

    Besos

  2. ai meldels. ri litros, mas super me identifiquei com vc.
    primeiros meses da pitica eu também tentei de tuuuuuuudo pra "ensinar" ela a dormir, mas ó, vou te dizer, a bichinha foi dura na queda.
    e quanto mais cansados, mais difícil, né? in-crí-vel.
    O que valeu pra mim foi a tal da rotininha… já que ela não era muito previsível, eu tratei de estabelecer um padrão de previsibilidade… só não fiz isso com as mamadas (e sigo assim até hoje – ela faz um ano amanhã o/).
    para fazê-la dormir de dia, não tinha muita rotina, não, até hoje ela dorme quando quer… rsrs
    mas o sono da noite… esse melhorou pacas com banho morno meio compridinho (tipo 7-10 minutos imerso na água quentinha com direito à muuuuuito carinho e muuuuita conversa #altospapos) e massagem depois. aih era batata: mamar e dormir.
    e até hoje, quando ela está mais agitada (infelizmte não tá dando tempo de fazer isso todo dia #todaschora), é só partir pro banho compridinho e massagem.
    bom, já escrevi um livro… rsrsrs
    dpois vc conta o que funcionou pra vc, tá?
    pq eu chorei baldes e baldes de frustração achando que era uma mãe de merda, que não conseguia nem fazer a filha dormir. (mas agora passou. #euacho)
    Bjo

  3. Querida, eu fui do método de deixar chorar, o Nana, Nenê, sabe? Dá dpo, mas funciona. Se vc é contra, entendo e tenho outra dica: põe ele no bercinho com um móbile que toca uma musiquinha calminha e gostosA, coisinhas girando e etc. Ele vai lá ficar olhando, entretidinho e tal, daí dorme, ju-ro, sempre funcionou aqui em casa, vale a pena tentar e depois me conta! Ah, acabei de voltar de BsAs com o meu maridinho, estivemos aó por uns 3 dias, pensei um monte em vc e no Lucas, mas não quis incomodar, sabe?!
    Bjos,
    Camila
    http://www.mamaetaocupada.com.br

  4. Esse cansaço chega a ser desesperador, hein Carol? Nossa, parece que vc tá falando do Otto. Como ele tinha refluxo, só conseguia dormir bem no braço e eu não entendia o porquê. Depois de meses (o diagnóstico dele foi tardio, pq o pedi fodão mandou eu ler Nana Nenê. AHAM)a pedi nova não só diagnoisticou como me reconfortou dizendo que eles choram qdo deitam, pq sentem a irritação no esôfago. O líquido volta mais facilmente, não é mesmo? No braço, a inclinação é maior e tal.

    Ai, sorte aí com seu pequeno-delícia.

  5. Olha carol passo exatamente pelo mesmo problema, se algo funcionar me me conte pq a criança aqui ja está com 6 meses e ainda não achei nada que funcione, eu brinco dizendo que pra ele sono é perca de tempo a vida é muito curta pra dormir rsrs, mas estou sempre um bagaço, e realmente ele não associa o cansaço com sono e chora um tanto, resmunga outro tanto e por aí e quando finalmente dorme e coisa de poucos minutos, divido com vc esse momento rsrs, se alguem ajudar agradeçemos rsrs, bjo.

  6. Essa é a pergunta que não quer calar! Vou ficar grudada aqui pra descobrir a resposta também! Me dizem que paaaassa com o tempo… Não querendo te desesperar mas o Arthur fez 4 meses e o negócio continua igualzinho ao Luqui-luqui dae.
    Só dorme no peito, sendo embalado e óóóbvio quando coloco na cama ele acorda, ou seja, sou o anti-Cristo da maldita encantadora de bebês.
    Será que não é por causa do refluxo? Mas o Arthur está em tratamento há 1 mês e não mudou em relação ao sono.
    É soda mesmo! Não posso por enquanto contar uma história de sucesso mas tu não está sozinha fia! Minha bunda tá quadrada de dormir sentada pq eu fico com preguiça (e medo) de me mexer pq sei que ela vai acordar.
    Essa do "descansa junto com ele" é ótema só não deixa a pessoa que inventou essa passar na minha frente que eu dou uma voadora! hahaha! E dizem que privação de sono causa agressividade (oi?)
    Tamo junto querrida! Pelo menos palavras de conforto aliviam!
    Bjuu

  7. Ai Carol.. queria ter palavras mágicas pra te ajudar com isso, mas minha primeira experiência foi com uma bebê dorminhoca e o segundinho ainda não chegou. :o(
    Mas fico aqui na torcida para que você consiga convencer Luquinhas que dormir é bom demais!!!
    Beijinhos e boa sorte!!!

  8. Oi Carol, não sei se você lembra de mim, já comentei algumas vezes aqui, mas leio sempre (não perco um capítulo da vidinha do Lucas. rsrs)
    Então, meu Francisco tem quase o mesmo tempo que o seu Lucas e de dia já desisti de tentar fazê-lo dormir,o menino não quer nem saber e o pior é que fica chato-chato com o passar do dia. O que as vezes adianta (mas não é todo dia não) é um banho de balde logo depois do almoço. Coloco um Bob Marley, dou uma relaxada nele no banho e mamá deitado na cama, aí ele capota. Mas já tentei também seguir isso todo dia e ele as vezes reluta muito pra descansar.
    A noite pelo menos ele dorme bem? Francisco até dorme, mas todo dia ele vai pra cama no máximo as 19:30, daí umas 2:30 da manhã já está acordando. ¬¬
    A verdade é que lendo pela internet afora e com o exemplo em casa, percebi que é normal nessa fase eles não dormirem. Começaram a notar o mundo em sua volta e ficam excitadíssimos com isso, o esquema é se munir de paciência, e esperar eles se acostumarem com esse mundão de deus! =D
    E para que se sinta melhor, meu cabelo não vê uma escova a dias! Hahahaha…
    Beijo beijo e visita lá o meu cantinho, comecei a escrever sobre a vidinha do meu baby também.

    Alice
    diaadiacomfrancisco.blogspot.com

  9. olha, que ninguém nunca me acreditou quando eu dizia que não tinha ido no banheiro o dia todo, não escovava dentes e nem arrumava cabelo, quando fazia era tipo polvo, criança numa mão e tudo fazia com a outra..ou com o pé (?)… mas olha, é isso mesmo que vc disse ele não sabe dormir, haja paciencia pra vc ouvir tanto isso que vou dizer, mas éa mais pura verdade: isso passa! uma coisa que funcionou muito aqui foi deixar casa escura perto da hora dela dormir…
    um bjo

  10. Com o Bryan não tinha mágica nem charutinho, nada, ele simplesmente não dormia e ponto.Ele tinha muitas cólicas e passava a madrugada inteirinha chorando, uma coisa que eu fazia errado era deixar a TV ligada, e com a claridade ele não dormia, então eu passei a deixar tudo escuro, e ele cansava de chorar no escuro e dormia de tão cansado…mas isso foi até os dois meses, quando as cólica acabaram ele até que passou a dormir melhor,mas nada se compara ao sono de hoje…aqui não teve jeito,eu tive que me acostumar a dormir pingadinho, tmb depois ele me recompensou e dorme super bem desde os 4 meses.
    bjos

  11. Carol, tenta o Dr. Karp… Charutinho + balanço + barulho tudo junto….
    Se nao, tem a comunidade no orkut Soluções para noites sem choro, que talvez possa te ajudar

  12. Nossa, doeu no coração seu post!
    Olha, por aqui o Dr. Harvey Karp salvou nossas noites nos primeiros meses! Agora ela dorme a noite toda e eu sou um serumano quase normal!
    No youtube tem vídeos ótimos sobre as técnicas do Dr. Karp, quem sabe ajuda!

    Bjinhossss

  13. Carol, procura os vídeos do Dr. Karp no youtube. Ele combina o charuto, com balançar vigoroso (não é sacudir), mas barulho branco, mais chupeta (pra quem usa). Ajudou muita gente. É "abrumador" e a gente chora mesmo (principalmente por conta da nossa privação do sono) com calma e alguma pesquisa cada família encontra sua maneira.
    BJS

  14. Xará, tb não sou caso de sucesso, mas tô tentando. Vamos lá:
    – Théo melhorou mega com rotininha banho quentinho demorado, músicas de bebe, mamá no escuro.
    – Remédio prá refluxo + cabeceira do berço mais alta.
    -Naninha = edredom enroladinho que ele abraça e cheira, como se fosse um travesseirão que fica desde o pé até a boca. (pegou??) Ah, ele dorme de lado devido ao meu pavor do refluxo. Prontofalei, ele dorme de lado.
    Bom, isso a noite né, pq durante o dia ainda é meio batalha. Música funciona muito com ele, e sempre coloco o taaar do edredom naninha no ombro (ele dorme em posição de arrotar, #refluxomodeon)
    Mas óh, é isso, xixi é luxo, cocô é lenda. Escovar dentes e cabelo faz dias que não vejo (exagero vai…), mas é soda prá carvalho!E isso cansa né, as vezes eu sento e choro por uns minutos prá desafogar (tipo hoje a tarde). Só mãe sabe viu, e nem adianta contar prá quem não é pq parece exagero.
    Boa sorte, tô amaaaaando os posts, rio litros. Identifico amiga xará!

  15. Carol,
    tô aqui segurando na sua mão, com muita fé que alguém vai dar uma receita (que funcione). Pq Rafael, no alto dos seus 7 meses e vinte dias, ainda não aprendeu a dormir e faz IGUALZINHO a baby-Lucas. E confesso que já deixei chorar umas duas vezes, pq estava no limite da loucura. Mas não acho legal e morro de dó, pq o único jeito que eles tem de se comunicar é o choro, então se eu deixar chorar é o mesmo que colocar uma mordaça no bichinho…

    Beijos

  16. Oi Carol! Faz tempo que não comento por aqui, embora não perca um post seu! Então, já comentaram aqui, eu também fui da turma do deixa chorar um pouquinho, pelo método do Nana Nenê. Funcionou um tempo, mas eu só fui fazer esse método quando a minha filha estava com 2 ANOSSSS. Ou seja, 2 anos sem dormir. Daí que depois rolou um lance de recaídas e vez ou outra ela retomava os escândalos noturnos. O que resolveu mesmo foi a nossa primeira viagem sem ela. Ficamos 12 dias separados e desde então, aos 3 anos e 9 meses (!!!!!) ela passou a dormir, veja só!!! Não sei se foi trauma ou ela parou de frescura mesmo…
    Eu acho que você ainda vai tentar muitas técnicas antes de deixar chorando… mas também acho, como experiente mãe insone que sou, que se ele continuar meses e meses assim, você vai considerar essa hipótese mais cedo ou mais tarde.
    Boa sorte garota!

  17. Meu filho começou (só começou) a ficar mais calmo agora com 3 meses e meio.
    Ainda tem muito chão pela frente.
    Mas pelo q li pode ser algo tipo Salto de Crescimentos.Li sobre isso lá no efamily.
    Boa sorte! kkkk

  18. Olha, "modus operandi" bem parecido com o da minha filha (que nasceu um dia depois do seu Lucas).
    O que dá certo com ela: chupeta e cafunézinho na cabeça e sobrancelhas. Ela dorme na hora! E olha, cospe a chupeta assim que cai em sono profundo, por isso dou chupeta sim, sem traumas! Tenta, quem sabe dá certo?

  19. Oii Carol então minha Alice era a mesma coisa acordava a cada minutinho ela é um pouco mais nova que o Luquinhas.. então falei com a pediatra que ela ficava assim reclamando, chorava e gritava de sono e não dormia ai ela falou que podia ser colica, pq ela reclamava que nem o Lucas, na verdade ela ficava gemendo ai acordava chorando pq ficava incomodada daí que eu estou dando pra ela NEO DIMETICON não sei se é contra seus principios tmb ..kkk mais fica a dica, porque deu super certo com Alice ela parou de se contorcer e agora dorme tranquila, e pela primeira vez na vida dormiu 4 horas seguidas na madrugada, mais também acordou nos gritos de fome.. kkkk dou o mamar e ela dorme de novo.. são 3 gotinhas a cada 8 horas, ela fica bem tranquila serena, e ainda alivia qq coisa q ela esteja sentindo.pergunta ao seu pediatra qq coisa.. só sei q deu muito certo aqui.. espero ter ajudado..
    beeeijooos

  20. Oi Carol, acho que vc deveria investigar se ele não tem refluxo. Minha filha Julia teve qdo era bebê, aqui tbem era um deus nos acuda,até que descobri o refluxo e comecei a medicar e tratar.
    Levantar o colchão e esperar dormir na posição de pé (tipo a de arrotar, sabe?)
    Foram a minha salvação. A pedi explicou que ela não dormia por causa da queimação que o refluxo causava. Depois de uns 15 dias tomando o remédio e seguindo as orientações do médico, ela dormia as vezes a noite toda,kkk Foi um alívio!!!

    beijos e boa sorte

  21. hahaha nem me atrevo a dar conselho pq por aqui o negocio é OSSO!
    anna ta com 7 (eu disse SETE) meses e nunca dormiu uma noite inteira, daquelas revigorantes pra nós duas!
    Cara Carol…acostume-se…é a unica coisa q ate hj deu certo, pq TODAS as receitas q me deram de uma noite boa de sono nao funcionaram por aqui….hahahaha…(risada daquelas pra nao chorar de desespero, saca?..rs)
    Ja tentei rotina, leite reforçado, o carai a quatro, até remedinho q o pediatra receitou pra dormir por aqui nao deu certo….

    Entao!
    acostumei meu organismo q uma BOA noite de sono é qdo eu durmo 3 horas seguidas! rs

    Bjos e boa sorte ai!

  22. Oi Carol…
    O teu blog foi o primeiro que encontrei na net quando decidimos ter um baby, desde entao te acompanho tododia!Meu baby tem 3 semanas a mais que o Luqui-baby e a cada post seu era como se fosse meu…to passando tambem por todas as suas dificuldades…um tempo atras briga com peito…suspeitas de refluxo…e tambem tem esse problema de sono…igualzinho o seu…li tudo o que ja foi publicado na net sobre isso e o que mais me ajudou foi a comunidade soluçoes para noite sem choro no orkut…lá eles têm leituras otimas e posso ate dizer que eles me salvaram(o estado desdeperado nao é exclusividade sua tem muita gente na mesma situaçao)…Como as meninas ja disseram antes dá uma lida lá…me ajudou bastante nessa fase dificil(eita esses 3 meses que nunca chegam…)
    Beijinhos

  23. Carol, passei pelas mesmas dificuldades e a bisa dizia que era pra eu deixar ele chorar um pouquinho… sabe o que eu respondia " Não tive filho pra deixar chorar no berço", e realmente, me negava a deixa-lo, nem deixava ele resmungar… então… fiquei como vc… uma zunbí, pode ser que fosse o certo deixa-lo chorar, mas o meu coração não permitia, então partia para a benzedeira, que me ajudou muiiiito, acho que criança deve ser criada com um bom pediatra e uma boa benzedeira, e foi o que me salvou, bom pelo menos uns 50%, já que os outros 50% era manha mesmo e o pior que eu sabia!! Mas mesmo assim atendia prontamente. Então amiga, tem benzedeira por essas bandas????? Acho que vale a pena tentar algumas vezes!
    Beijos e boa sorte

  24. Carol, Arthur era assim e não teve método que deu jeito. Melhorou com o tempo.
    Colo sempre ajudou. Quando ele era pequetico como o seu, eu deitava e o colocava na minha barriga para dormir um pouco, mas vivia cansada.
    Sling ajudava também, nem que fosse para diminuir minha dor nas costas.
    Quanto mais cansada, estressada e ansiosa eu ficava, menos ele dormia.
    Hoje em dia, acho que minha sombra atrapalhava pacas o sono do pequeno (Laura Gutman).
    Mas acho também que cada criança tem suas características. E já li por ai, e me disseram que tem até no livro do Delamari, que criança que dorme pouco é mega esperta (desculpem a mãe dos dorminhocos, mas nessas horas a gente busca mesmo consolo).
    Eu sou contra deixar chorar. Imagina você chorando, sem entender o mundo, sozinha e sua mãe não vir socorrer? Pra mim não dá.
    Então é ir tentando daqui e dali, que cansa, mas compensa. E a gente tem a vida inteira para fazer coco sossegada. Não?
    Boa sorte ai!
    Bjs

  25. Carol, se tem uma coisa que eu entendo é isso, a Yamin do alto de seus quatro meses acha bobagem puuuura dormir, pra que dormir quando se tem um mundão pra descobrir eolhar neh?

    Ela é como o Luquinhas, dá os sinais clássicos mas não se entrega.
    Aqui em casa o que funciona é banho, massagem, mamázinho e berço.
    O banho faz ela relaxar bem, e depois de mamar, aliás, já no meio da mamada a bonita tá dormindo, funciona conosco desde que estamos em casa, tenta que não é perdido, pq se for o sono da noite, le vai relaxar e vai dormir relaxadinho, calminho, banho morno acalma neh.

    É só uma dica do que funfou aqui em casa, mas no desespero a gente tenta td neh… boa sorte com o fofinho

    bjo

  26. olha, vou te contar uma coisa…meu baby tem 33 dias e estou passando pela meeeessssmissíiima coisa por aqui.
    agora, por exemplo, meu marido tá dormindo e eu to aqui na saga choro-chupeta-choro-peito-colo-reza. nem sei mais como é dormir bem, quem drá ficar 10 minutinhos, que seja, com o marido. afffff
    espero que isso tudo melhore…rs…
    torço por vc, por mim e por todas que estõ nesse barco.
    bj

  27. Carol, a Olívia dormiu o primeiro mês inteirinho, mas a partir do segundo… Não queria mais dormir de dia não! Aquelas sonecas de 3 horas que tinha no primeiro mês ? Sumiram!
    Acho que depende de cada bebê. O Lucas só não dorme de dia ou é de noite também? Pq se for de dia só, sinto informar que é normal! hehe
    Se for assim tanto de dia como de noite, é estabelecer uma rotininha e seguir certinho todos os dias pra ele aprender que sempre depois de tal coisa vem a hora de dormir e etc. Foi a única coisa que funcionou aqui em casa e só pro sono da noite.

    O que eu fiz foi implementar o EASY (que na verdade aqui em casa sempre foi um AEASY) e SEMPRE dar um banho antes do sono da noite. Olívia já sabe que quando toma banho, vai dormir em seguida!

    Ela dorme das 20 horas às 8 da manha direto desde que tinha 3 meses! De dia? Uma soneca de 30 minutos a tarde! E só! Isso desde os 3 meses!hehe Cansei de ver amiga minha com bebe da mesma idade de Olivia e que ainda dormia sonecas de 3 horas a cada 1 hora! afff

  28. Carol querida,
    Putz, fiz uma viagem ao tempo ao ler teu post. A Béatrice era desse jeitinho… Nossa!!! Era so colocar na cama e os olhos da pequena abriam na hora.
    Olha… So o tempo passando para o soninho entrar nos eixos… Eu realmente aproveitava os soninhos para dormir com ela e recuperar os cacos do cançasso.
    Eu ficava com ela no colo e ela dormia no sling. Quando ela estava no sono mais profundo, eu a colocava na cama junto com a écharpe (sling) para ela sentir om meu cheiro e até que funcionava (as vezes).
    AH, lembrei. Eu tb colocava uma blusa minha perto para ela sentir o meu cheiro. Tb funcionava (as vezes).
    No mais, as outras dicas de charutinho, embalar, etc, tb foram utilizadas e tb funcionavam (as vezes tb!).
    Meu, ta vendo ne? Dificil… Não tem um padrão para um soninho do recém nascido.
    Cada bebê reage de um jeito e uns aceitam dormir com mais faciliade que os outros. Lucas, Béatrice e Arthur (da Dani!) são do mesmo time…
    Estou na torcida para o Luquinhas te dar uns cinco minutos extras para vc fazer o numero 2 um pouco mais tranquila no banheiro : )
    E quem disse que seria facil???
    Bisous : )

  29. O Carolzinha, eles aprenderem a dormir eh dificil mesmo (menos pra algumas excecoes que "ganham" um bebe anjo, hehe). Mas olha, dei uma reparadinha na idade do Lucas e me lembrei que por volta dos 2 meses a Bebella passou por uma fase assim, muito choro e nao conseguir dormir. Claro que ela tinha colicas e tal, mas essa fase foi mais punk, com colica ou sem. Me lembro ainda de outros blogs que acompanhei e muitos bebes tinham essa "crise" marromeno nessa idade. Sei la se tem relacao ou logica, mas pode ser que eles tenham uma fase de tilt em que a capacidade de dormir embanana mesmo.

    Bem, eu sigo a Encantadora. Nunca segui o EASY certinho, apenas seguia os principios de obervar e de ter rotina, nao no sentindo de cronograma, mas de consistencia, fazer sempre na mesma ordem. Assim, minha "dica" seria tentar fazer as coisas sempre iguais. Da minha experiencia, ficar tentando mil coisas, um dia dormir na cama, outro no ebrco, outro na rede, confunde. E fazer sempre um ritual do sono. Isso com a Bebella era crucial: fazer a transicao clara da atividade pro sono, tirar da baguncinha da sala com brinquedos e tal e ir pro quarto, meia-luz, mama, colinho, tapinhas, shhh, pacotinho, cantar (o que funcionar com cada bebe, ela odiava pacotinho)… Quando ela acalmava mesmo, estava quaaase apagando, era berco ou cama comigo. Depois fui diminuindo o tempo no colo ate ir pro berco acordadona. Mas ela ja era maior tipo 4, 5 meses e sabia que era hora de dormir.

    Ah, vc olhou na Encantadora a parte da janela do sono. Aquilo eh a coisa mais acertada que ja li, salvou minha vida.

    Bjos

  30. oi carolita!
    é fase.
    fase memso.
    Isaac ficou um tempo brigando com o sono. não se entregava nem a pau, mas passou.
    mas o que vc deve fazer é, de maneira calma, mostrar a ele que essa hora do soninho é bacana.
    já tentou uma musiquinha que ele goste?
    os tais dos rituais da hora de dormir tbm são tudo de bom.
    musica calma+banho morno+massagem.
    funcionava super comigo.

    bjocas e boa sorte

  31. E eu reclamando do cansaço da gravidez?! Nossa, Carol! Lendo seu post e os comentários fiquei com vontade de deixar meus bebês mais umas 2 semanas na barriga. Estou grávida de gêmeos que estão marcardos pra nascer dia 22/07 com 37 semanas e 5 dias.

    Boa sorte aí!

    Beijo, Luanda

  32. Carol, acho que esse negócio de não dormir é "mal" de Lucas… o meu Lucas também dormia super hiper mal!
    Eu fazia de tudo mesmo, mas ele continuava acordado… lembro que, com mais ou menos 3 meses as coisas melhoraram um pouco, ele passou a dormir melhor a noite (acordando apenas de 3 em 3h para mamar), mas durante a rotina de sono só se estabeleceu com 1 ano de idade… hj, com quase 2 anos, ele dorme 1 vez ao dia na escola, às 11:30h logo depois do almoço e dorme Às 20:30h em casa (seria para ir a noite toda, mas ele ainda acorda 1 ou 2 vezes para nada, já que não mama e não dou mamadeira para ele)… nos fins de semana ele dorme 2 vezes no dia (pela manhã e a tarde) e no mesmo horário a noite… Ainda não sei o que é dormir uma noite toda… às vezes ele dorme, outras não… já acostumei e vir trabalhar com sono, passar o dia com o sono e a noite tb…
    bjos

  33. Carol,

    ele é sempre assim ou tá assim há alguns dias (que parecem uma eternidade)?

    É que Miguelito volta e meia (graças a Deus tem melhorado muuuuito) tem umas crises dessas. Parece que tem espinho no berço. Até dorme no colo, mas é só abaixar pra colocá-lo no berço que ele esperneia.

    Penso que poderia ser um pico de crescimento/salto de desenvolvimento.

    O que resolveu por aqui: esperar. Acho que ele melhorou também quando EU relaxei um pouco. Sei que é muito, muito difícil quando a gente tá esgotada.

    Nos piores dias tinha algum sucesso em colocá-lo (já dormindo) no carrinho. Quando ele percebia que tava deitado e começava a reclamar, eu balançava o carrinho e ele caía no sono de novo.

    E olha, o padrão de sono do Miguel é assim mesmo: dorme picadinho, normalmente 20 minutinhos. Quando muito, dorme 40 minutos. Aí eu chego até a ficar preocupada. rsss (maluca, eu?)

    Mas de noite ele dormia melhor (fora nesses dias terríveis)

    E como disse a Flávia, teta, muita teta.

    beijo e um upa solidário

  34. Eu passei por isso com meu filho, quase enlouqueci e quase acabei com meu casamento. Foi sem dúvida a época mais difcil com o baby e no casamento tbém, imagina como eu ficava culpada. Enfim, resumindo o que funcionou bem aos poucos na verdade foi uma rotininha básica, nada muito ao extremo, mas parei de tentar cada dia uma coisa, eu tava perdidinha e meu filho mais ainda coitado.rsrsr. Aos poucos fui introduzindo essa rotina durante o dia todo, e nunca precisei deixa-lo chorando por conta disso. Na verdade a rotina foi muito mais com relação a banhos e como faze-lo dormir, sempre tentando fazer td igual. Espero que ajude. bjos.

  35. Carol, não há muito mais o que fazer a não ser esperar que ele cresça um poquinho, viu?

    Sei que parece desesperador, eu mesma já estive no seu lugar, pois a Ísis era bem ruinzinha de dormir! Com ela o sono melhorou lá pelos 4 meses, ela passou a ficar mais calma e a resistir menos ao sono.

    Nos dias de crise mais braba eu ficava com ela no colo, mesmo quando ela dormia, e me recostava no sofá para cochilar.

    Trocar de ares costuma acalmar um pouco, o baby relaxa e dorme. Se vc puder dar uma voltinha com ele, quem sabe não ajude?

    No mais é ter paciência mesmo, força, porque ficar cansada e sem conseguir fazer nem as necessidades básicas é foda, mas o mantra da materndiade vc já conhece: passa.

    Força aí!
    Beijos nos dois!
    Nine

  36. adorei o seu post , [ri á brava ]
    passo sempre por aqui e poucas vezes comento mas desta vez não resisti ..
    a minha pequenita tem dois meses e aqui vai a minha receita ,,, colocar a fraldinha de pano perto dos olhinhos , chupeta , po-la de lado e embala-la um pouquinho , ..
    experimenta ,, demora mas funciona ..

  37. Carol, minha filha era igual e descobrimos que ela tinha refluxo, algo bem comum em prematuros como ela e o Lucas. Conversa com o pediatra. Bjs, Luciana & Maria Beatriz.

  38. Bem vinda ao mundo das mães de RN, Carol! Meu Dudu era exatamente assim, não dormia nem de dia, nem de tarde, nem de noite, nem de madrugada.
    Demorou pro sono regular, as sonecas diurnas duravam no máximo 30 minutos.

    Mas passou, hj com 1a4m Dudu tem sonecas diurnas de 2 horas (as vezes mais de uma, yay!) e dorme maravilhosamente bem a noite e no berço.

    Que eu fiz? Desisti de tentar. E aí fluiu.

    Um beijo e sorte!

  39. Carol, não entendi. Ele não dorme at all ou ele só não cochila de dia? Porque Emília dormia super pouco durante o dia, uns 2 cochilos de 40min e só. E dava trabalho pra colocá-la pra dormir. Mas ela dormia à noite, então tava bom.
    Quanto a ir ao banheiro, número 1 ou 2, Emília estava (e ainda está) sempre comigo. Aprendi a fazer xixi e me limpar com ela no colo. Se ela topasse ficar no carrinho, rolava um num. 2 de boa. Até hoje ela via ao banheiro comigo, fica brincando no chão enquanto eu me alivio. Ela até aprendeu a me limpar, vê se pode!

  40. Oi Carol

    te sigo faz tempo, acho que nunca comentei…
    Bom,sou mamãe há 17 dias e já ando feito zumbi pela casa, marido e eu…dormir? É de comer?

    Olha, não tenho histórias de sucesso porque to começando agora, mas vou ficar di olho junto por aki tá? Podem sair dicas preciosas e super to precisando, rs…

    bzinhos nossos,

    Deínha e Murilo

  41. Carol, já tentou sair de carro? Em momentos de desespero, vale dar umas voltas pelo quarteirão. Pode ser de carrinho mesmo, a pé. Davi sempre dormiu com movimento…

    E pode ser que as coisas melhorem qd ele descobrir as mãos. Qd o Davi começou a chupar dedo (e não a chupeta, pq não dei), ele conseguia se acalmar sozinho, sem o peito, sem colo. Fiquei preocupada por conta dos comentários sobre chupar dedo, mas resolvi relaxar. Se era pra escolher entre chupeta e dedo, resolvi deixar o dedo. O resultado é que aos 4 meses e meio ele já consegue dormir a noite toda (de 9h às 6h) e tb tira uns três bons cochilos ao longo do dia.

    Boa sorte pra vc e Luquitchous!!!

  42. Carol,

    Entendo perfeitamente sua resistência porque eu também demorei a aceitar, mas o nana nenê é tudo na vida de uma mãe. Não é abandono total, tipo larga a criança chorando e tal. Tem todo um ritualzinho muito parecido com o EASY, mas inclui um pouco de choro (mentira, bastante, mas que dura só uma semana) e funciona!!!! Segundo meu marido (por um triz quase ex, tamanhas as brigas para ver quem dormia e quem cuidava do Bernardo, que não parava de chorar a noite toda), o autor desse livro devia ganhar uma Nobel, um Oscar, um Emmy, um Pullitzer, um caminhão do Faustão e o que mais ele quiser…rsrsrsrs

    Boa sorte, independente do método que escolher!

  43. Carol, comigo funcionou:
    Estabelecer uma rotina já para o final do dia, que era o banho ( e eu utilizei a linha do sono da J&J) com banho morninho, massagem com hidratante, luzes baixas, mamá no colinho e música suave até pegar no sono.
    Procurava passear, brincar com ele a tarde e ao avançar da hora, ia diminuindo o ritmo das brincadeiras e estímulos.
    Me ajudou bastante também a lista de discussões 'soluções para noite sem choro', dá uma lida e veja o que funciona com seu bebê.
    Beijos e boa sorte!

    Vivi, do http://www.mamaeatomica.blogspot.com

  44. minha história é de sucesso…
    mas o método é o mais difícil (não dê ouvidos à tracy hogg na minha opinião bebês não são para ser adestrados)

    meu método é: ESPERE!
    o meu levou 13 meses e hj dorme SOZINHO, A NOITE TODA! Pede para dormir, juro! Fala Mamãe, naná! Berço, bejo e tchau!

    Mas eu fiquei 13 meses acordada, dando colo, dormindo junto, cantando, ninando e amamentando o quanto ele quisesse, até que ele atingisse essa maturidade de querer (e poder) dormir só…

    parece impossível mas não é!
    Juro, passa rápido!
    bjo boa sorte, eu sinto sua dor!

  45. Eu poderia jurar que você estava descrevendo Pitos e eu quando ele tinha a idade de Luquinha. Pitos era exatamente assim e eu fiquei exatamente louca, sonolenta e cansada como você. Eu tb nunca deixei chorar, acho um método bem louco esse de deixar a criança se cansar de tanto choro, eu hein! O que eu fiz? Fiz de tudo, como você e não sei exatamente o que adiantou. Só sei que essa é uma fase que dura uns 5 dias e aí eles se acalmam de novo, daí a um mês acontece novamente e ninguém sabe exatamente qual é o motivo. Como disse a pediatra de Pitos, bebês são misteriosos e, muitas vezes, não descobrimos o que ele tem, a coisa vem e vai sem sabermos exatamente o porquê. Bem, vou te dar uma dica que foi a que funcionou comigo por um bom tempo: quarto escurinho, você começa a cantar e não para, não para nem se ele chorar muito, mas sempre com ele no colo, sentindo o aconchego de seu corpo e, se ele quiser, pode mamar, mas nunca acenda a luz nem tente outra estratégia se ficar cansada no meio do caminho. Persista numa só técnica e siga até ele ver que não vai ter novidade pela frente, você não fará nada de diferente e então ele dorme de tédio. Funcionou com Pitos – a persistência numa só técnica, mas sabe lá o que vai funcionar com Luquinha, né? hihi Cada criança com suas manias. Mas, de qq jeito, saiba que muitos bebês são assim e que muitas mães passam pelo o que vc está passando, vc não está só.
    Beijocas para os dois.

  46. Queria muito te dar mil dicas, mas não tenho, meu primeiro filho era assim como Luquinhas, aliás, ainda é, guardadas as devidos proporções, mas… passa, melhora…
    Aproveita o marido em casa e deixa o Lucas com ele pra você dormir um pouco… Manda os dois darem uma passeada na rua, 30 minutos já vai ser revigorante…
    Eu tentava de tudo, Luftal, banho quente, cama compartilhada, dormir na cadeira de amamentação era o quê mais funcionava… entaõ, curti muitas noites de torcicolo…
    Boa Sorte!!!

  47. Carol,

    eu não deixo chorar.
    Meu método é: cama compartilhada e livre demanda. O Lorenzo fez 3 meses ontem, nessa última semana em duas noites ele acordou só uma vez para mamar e ser trocado. Eu considero isso um sucesso.
    Minha rotina é: banho meio dia – 1 hora, (quando está mais calorzinho) e dormir as 21 horas(foi ele que escolheu o horário, pega no sono depois do mamá sempre nessa hora).
    Deixo ele decidir, quando comer, sonecas, etc.
    Mudei completamente a minha alimentação – tudo que podia dar cólicas eu não como, e graças a deus ele parou de tê-las.
    Percebi que ele é "movido" pelo intestino, se não faz cocô, fica irritado, não dorme, não acha posição – normalmente quando troco a fralda, ele relaxa e pega no sono mais fácil.

    Beijo

    Marina

    papinhagourmet.blogspot.com

  48. Caroool,
    Tô junto com vc, sendo solidária, pq vivi tudo isso e muito intenso. Meu filho, hj com 1 ano, ainda não dorme a noite toda(ñ é pra te assustar, juro q vou torcer pro luquitchos dormir) e olhando pra trás eu concordo que a amamentação exclusiva faz isso mesmo e bbs q ñ pegaram chupeta tb(raros são os casos contrários).Cólica é vilã nesse momento e o nosso desespero muito mais.
    Nunca deixei chorar, mas tentei de tudoooo, mas nada resolveu. O q posso te dizer é q um dia vai melhorar. Guilherminho, dps de 4 meses e no auge do meu despero numero 10(pq foram muitos momentos) passou a dormir de bruços com o aval do pediatra(sei q todo mundo é contra, mas quem corria risco de morte súbita era eu)e amenizou. Com 6 meses entramos com medicação bem leve que o ajudou.Mas eu sei que nesse momento meu peito tem atrapalhado, mas isso é outra coisa.

    Hj, se pudesse voltar atrás, eu deixaria de ser boba e passaria tentar uma mamadeira a noite. Insistiria mais na chupeta, e pediria pro marido ficar pelo menos 2 horas fora com ele pra eu dormir. No mais, é respirar fundo, bem fundo mesmoooo e seguir no mantra "um dia vai passar e eu vou sentir falta"

    Beijos e muita fooorçaaa

  49. Oi Carol !
    sei muito bem o q tá passando, passei por isso, qse enlouqueci !!!
    O meu Lucas tinha refluxo oculto, e pasme, só foi descoberto qdo ele já tinha 08 meses.
    Vc disse q seu Lucas tbm tem refluxo neh, qual remédio ele tá tomando ? aqui o salvador da pátria foi o Label, veja com sua pediatra sobre esse remédio e tbm tem as medidas posturais, mamar o mais sentado possível, não deitar após a mamada, tem q esperar pelo menos uns 15 minutos, elevar a cabeceira do berço,tudo isso mais um tanto de paciência foi o q resolveu por aqui …..
    Ahhh joga o maridão na parada tbm, aqui o meu ficava com ele pra mim poder dormir pelo menos umas 2 horas.

    bjkas

  50. Oi Carol…vou te falar uma coisa. Quando a Manuela era petitica assim, eu a colocava no bebê conforto e levava ela pro banheiropra fazer as necessidades básicas, rsrs.

    Quanto a olhar no espelho, voltei a trabalhar quando ela tinha 3 meses, mas como só voltei a dormir a noite toda recentemente, vira e mexe eu passava o dia trabalhando e não passava naaaada na cara. Feia mesmo, sabe? rsrs

    A MAnuela semrpe foi dorminhoca, com a graça de Deus, mas por outro lado, sempre foi bem demorado o ato de faê-la dormir e mais, ela sempre acordou de madrugada para mamar (isso só parou quando ela completou 12 meses e quis largar o peito).

    Aproveita o final de semana, quando o maridão estiver em casa e DURMA. Eu sempre fiz isso.

    bjs,

  51. Aqui foi iNgual!! Luísa não dormia de jeito nenhum, banheiro só com ela berrando no carrinho ou berço, sei lá, alguma coisa segura, e marido só chegava em casa perto das onze, te digo, é de enlouquecer!! O bom é tentar um rotininha mesmo, mas o que me ajudou mesmo foi aprender a fazer as coisas com ela no colo, e aprender a dar mamar e dormir de madrugada, porque ela não dormia nem de dia e nem de noite, era um caos, e as pessoas me diziam pra mim dormir quando ela dormisse, eu tinha vontade de torcer o pescoço, e me diziam ainda, se ela pequeninha dorme pouco e aguenta, como que tu não aguenta? é mole??
    Mas te digo que melhora um pouco ao longo do tempo… agora com 10 meses minha filha tem uma rotina durante o dia, mas a noite ela acorda muito para mamar, então força na peruca!! Beijosss

  52. Carol, cê sabe que eu não tenho filho, mas eu tive irmão beeeeeeeeem mais novo, e eu ficava muito com ele pq minha mãe amada não tinha paciencia e como o Lucas, menino mais lindo que eu já vi, ele não curtia dormir. Ai um dia eu começei a soprar os olhinhos dele e isso fazia com que ele piscasse e depois de um tempo, voilá, dormia! É sacanagem, mas funcionava! Bjs

  53. Oi… mesmo acompanhando o seu blog há algum tempo é a primeira vez que comento.

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses e pra mim também foi/está sendo essa luta.
    Gabriel luta até hohe pra dormir, muitas vezes ele vai dormir á 1:00 da madrugada ou até mais! E se mexe e acorda a todo momento. Eu já não durmo mais, tiro pequenos cochilos. Já tentei todos os métodos possíveis, menos o de deixar chorar, porque não aguento mesmo… Mas é isso aí… me identifiquei muito neste post.

    Estou aqui também, tentando descobrir uma maneira de ele gostar de dormir!

    Beijos!

  54. Não sei se serve de consolo, mas a última cena aqui foi assim:
    Mamãe com seu notebook vendo as atualizações dos blogs, abre algumas páginas, começa a ler e bebê chora. Vai no quarto, pega bebê, cata a teta, bebê volta ao quarto devidamente acoplado a mama, mamãe lê o post da Carol, ainda co bebê de um ano nas tetas. Ri baixo pra não acordar a menina. Ela larga o peito, e volta pro berço. Depois que eu vou dormir, ela não acorda mais, mas até la é assim, e aí eu mato a saudade da 1 hora longe da filha.
    E a boa notícia: a gente esquece dessas coisas, ah mas esquece mesmo!

  55. Oi Carol, posso dar meu pitaco tambem?? Como mãe, senti sua dor. Eeu atribuo o sucesso daqui com relaçao a dormir/sonecas a comunidade do orkut "Soluçoes para noites sem choro". Não cheguei a ler o livro pq o q aprendi na cmonunidade foi suficiente. Mas vc ja leu esse livro? Deve ser divino. Mas uma coisa eh certa, bebe que dorme bem de dia, dorme bem a noite. Vc ta observando qnt tempo ele fica acordado? Segunddo a tabela desse site aqui, ( http://solucoes.multiply.com/journal/item/1 – tambem baseado no livro) bebe na idade do Lucas nao aguenta mais que 2 horas acordado. Minha bebe aguentava so uma hora acordada entre as sonecas, ate uns 5-6 que foi qnd passou a ficar 2 horas acordada mais ou menos. Dai talvez o Lucas ta passando muito tempo acordado? Daí pode ta acontecendo isso aqui: http://solucoes.multiply.com/journal/item/61 Qualquer coisa da uma espiada na comunidade ou ate abre um topico la que com certeza vai aparecer muita ajuda bacana. Talvez alguem ja falou sobre isso, mas espero que ajude de alguma forma e que logo o Lucas-gatao esteja dormindo feito um anjinho. E a mamae dele tambem. Hehehe

  56. Ah e eu nem falei da minha historia de sucesso neh? Que eu nao sei se eh de sucesso ou de sorte. Mas enfim.. Aqui como eu era bobinha e nao soube fazer o charutinho (se desmanchava todo), a bebe nao conseguia dormir deitada nas costas porque os reflexos das pernas a assustavam. Minha soluçao foi deitar ela na barriga. ALOKA neh? Eu sei! Mas minha filha levantava e virava a cabeça muito bem, eu ia ter medo de que? E eh assim que ela dorme ate hoje. Mas falando de rotina… aqui eu nao faço muita coisa nao. Com uma hora de acordada mais ou menos e qnd dava sinal de cansaço era barulhinho estatico no quarto + peito + colinho até dormir profundo (eu entendia q qnd a chupeta caia da boca era sinal q ela tava em sono profundo, pq se tentar botar no berço ainda em sono leve, acorda na certa) e aí eu a deitava no berço (de barriga) e ela dormia lindamente. Nem sei pq to escrevendo no passado se é assim até hj. Mas entao. Aqui banho e historinha é a qualquer hora do dia. Hora de dormir so mudo o ambiente mesmo. Vou pro quarto dela ligo o barulho (ela escuta de musica classica ao ruido do utero), fecho as cortinas, sento na cadeira, dou de mamar, termina eu dou a chupeta (tenho relaçao de amor e odio com a chupeta) e fico la balançando ate ela ta dormindo bem e a boto no berço. Simples assim, sem dificuldade, sem chororo. Se eh sucesso ou sorte eu nao sei, mas o que eu sei é que cada mãe descobre o que funciona melhor pro seu bebe e logo logo voce vai achar o que funciona pra vc e o Lucas. Eu costumo dizer que durante a gravidez a gente le e aprende sobre tudo possivel, mas aí o bebe nasce e a gente aprende tudo de um jeito diferente. Mas acho que a chave mesmo é vigiar pra que as sonecas estejam em dia pra o bebe nao fique cansado pq é aí que o bicho pega. Bebe bem descansado e seguro pq nao falta colinho da mamae nunca = the happiest baby on the block!!! Boa sorte querida!

  57. Eu vi vários comentários dizendo que o bebê até adormece no colo mas não consegue continuar dormindo quando é colocado no berço. A minha pequena não dorme sozinha no berço; ou dorme na cadeira de balanço, ou no colo. Se tá no colo, a gente põe no balanço e espera o sono profundo pra colocá-la no berço. Se tira soneca no balanço, ela fica lá até acordar (ela tem 13 meses, e semprefoi assim). Se acabou de mamar, nem adianta por no berço porque vai acordar com certeza. uEU super recomendo cadeiras de balanço, qualquer uma, porque reclinados eles dormem melhor. E outra coisa que eu finalmente fiz foi trocar aquela merda daquele protetor de colchão (plático) barulhento por um mais silencioso, e parece que a pequena tá dormindo melhor. Acredita?

  58. Deve ser realmente complicado para o baby entender o que é dormir, sentir fome… até conseguir entender tudo isso eles devem chorar pra cacete, né? também pudera, é mt coisa junta e misturada para um little ser! bjocas, ju

  59. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gente não posso ler seu blog no trabalho não,me deu crise de riso lendo esse post kkkkkkkkkkkkkk lembrei tantooooo de mim!!!!
    Ó pra mim nada dava certo,viu? as vezes Helena chorava sem cessar,nada adiantava,e pá! de repente ela desmaiava,sem mais nem menos…do nada!
    O tempo foi passando e as coisas melhorando,sem grandes truques né?,porque eles não existem!!!! rsrsrsr
    Beijos
    Karine
    http://aventurasdomundomaterno.blog

  60. kkkkkkkk, Carol eu já estava rindo por causa do post e vim aqui ler os coments, ri mais ainda, pq né?? Cada uma com uma idéia, eu tb passei por isso há um bom tempo mas ainda me dá angústia no coração ouvir os CDS de canções de Ninar, eu relembro esse período f*da, afeee!
    Mas eu vi que muitas recomendaram essas comunidades multiplay, eu não conheço mas já ouvi falar muito bem, Nana Nenê eu tb sempre fui contra mas tb conheço vários casos de sucesso. Enfim, passei mais para deixar um beijo e minha solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *