Lucas veio ao mundo de olhos bem abertos, sem chorar. Ele murmurava uns sonzinhos engraçados e estava todo sujinho ainda quando foi colocado sobre o meu peito, logo depois que saiu de dentro de mim. Ninguém levou embora, ninguém pesou, ninguém aspirou. Ele nasceu nas mãos da médica e veio repousar pele a pele comigo logo em seguida. Nos abraçamos, eu, ele e Maridón, e ficamos ali curtindo. Falei “oi, meu filho!” e ele olhou bem dentrão dos meus olhos. Lindo, lindo.

Alguns momentos depois, aí sim, o levaram pras checagens normais. Luquitchous foi, mas no colo de Maridón e ali ficou o tempo todo em que foi examinado. Teve notas de Apgar 9 e 10, pesou 2.843 kg e mediu 48 centímetros. Pitico e considerado prematuro, mas normal pras suas 36 semanas e 6 dias de idade gestacional. Não teve alteração na glicose, não teve icterícia, não teve nenhum problema pra respirar, não ficou em berço aquecido ou incubadora. Voltou rapidinho pro meu colo e, antes da primeira hora de vida, já estava grudado no peito, mamando sei lá o que, mas mamando.

Enquanto Lucas estava nas checagens com o pai, eu ainda estava na sala de parto, sendo costurada. Sim, fizeram episiotomia. E, se tem uma parte chata dessa história toda, foi essa. Um pouco antes do expulsivo, eu vi a médica com uma tesoura cirúrgica na mão. Mas sabe quando você não processa o que está vendo? Ou não quer processar? Acho que a culpada por essa intervenção fui eu. Que não falei expressamente pra GO que não queria isso. Nem pra parteira. Ficou no plano da idéia e, infelizmente, minha médica ainda não é adivinha.

Mas, ela tinha noção de que eu e Maridón éramos contra intervenções desse tipo, tanto que foi se explicar pra ele, dizendo que cortou porque viu que eu ia rasgar mesmo e a coisa seria pior. Disse que fez o mínimo corte possível – e isso é verdade, não chega a ter muito mais que um dedo de comprimento. Só que eu sofri na recuperação. Fiquei 10 dias sem conseguir sentar direito, sem encontrar posição pra amamentar, cansada de sentir aquela dor incômoda. Na primeira consulta de revisão pós-parto, vimos que estava um pouco inflamado, mas já muito melhor e agora quase não sinto mais nada. Sinceramente, não recomendo, não foi legal e espero estar melhor preparada pra recusar essa intervenção numa próxima oportunidade.

Mesmo com essa questão, acredito que o meu parto tenha sido sensacional. O TP durou 7 horas, tive dilatação total naturalmente (sem sorinho com ocitocina), fui respeitada e consultada sobre (quase) tudo que aconteceu e a equipe do hospital era toda ligada num papo humanizado muito legal. Me incentivaram a dar o peito, falaram sobre a importância do contato pele a pele, sobre a necessidade de carinho e respeito que um recém-nascido tem. Cada vez que vinha uma enfermeira no quarto ou uma pediatra ou uma consultora de amamentação (tinha uma por lá todo dia!), era muito gostoso ouvir o que elas tinham pra dizer e ensinar. Toda vez que tinham que fazer algum procedimento no Luquinhas (e foram alguns, pela prematuridade), elas explicavam o que ia acontecer e, se possível, faziam na minha frente.

Não sei como é no Brasil, mas, além da documentação do bebê, recebi uma documentação minha, que incluía um “relato de parto”. Nesse doc, tem especificado tudo isso que contei pra vocês: horário da bolsa rota, quantidade de toques feitos (e quantos centímetros de dilatação eu estava), frequência e força das contrações, medicamentos administrados e demais intervenções. Tudo assinado pela minha GO, pela parteira e por mim. Achei bem legal.

Saí do hospital feliz e afirmando que queria ter mais uns 20 filhos. Embora as contrações e o expulsivo sejam doloridos, eu nunca os entendi como SOFRIMENTO. Foi o maior prazer sentir meu filho vindo ao mundo, não me arrependo de nada e sou muito feliz por ter parido do jeito que foi.

***

Foi muito legal também compartilhar isso tudo com vocês. Desde a pimeira gravidez, a perda, essa gravidez que deu certo e o nascimento do Lucas. Fico toda boba a cada comentário ou email que recebo de pessoas que se identificam, que acham graça, que choram junto, que torcem. Leio todos e sempre fico muito feliz, obrigada! Não consigo agradecer um por um, mas saibam que eu sei de todos que passam por aqui e se manifestam, ninguém passa sem ser notado não, viu?

Agora… bem, agora é vida nova. Tem muito mais coisa pra contar, até porque o mais esperado “personagem da história” já está entre nós.

Topam seguir com a gente?

😉

81 respostas em “O relato do parto – parte final

  1. Que delícia, Carol!
    Que relato lindo! Ri pra caramba e chorei litros acompanhando seu relato "a prestação".
    E é claro que topamos!!
    Vai ser o máximo continuar acompanhando o Lucas agora na vida fora da barriga.
    Bjo
    E ele é um fofíssimo!!! Parabéns!!

  2. Que fotooo lindaaaaaa… Vc ficou ainda mais iluminada com a chegada desse pekeno…Familia abençoada…

    O relado foi lindo,ri com os palavrões, e me emocionei com os detalhes…Que bom que foi tudo ''perfeito''…

    Que Lucas lhe traga cada dia mais alegrias, que essa vidinha que chega abra as portas da felicidade dessa linda familia que se formou…e que venha mais 20 filhos lindossss como o Luquinhas…kkkkkk(20??)

    Beijos querida…Deus abençoe vcs!!!
    Mais uma vez.Parabéns

  3. Muito bonito seu relato de parto Carol. Admiro muito a sua coragem, a fidelidade as suas convicções sem ser extrema-radical, abrindo exceções de acordo com suas necessidades e conveniencias. Acho que em qualquer situação de vida, somos melhores e sofremos menos quando somos flexiveis sem sofrimento. Meu due date é dois dias antes do que o seu seria. 1 de junho. Ate agora nada. Ja tive uma cesaria com meu Luca e nao posso ser induzida assim, com meu colo do utero totalmente desfavoravel. Li coisas horriveis sobre meconio quando passa da data entao, minha medica marcou uma cesaria para 2 de junho. 1 dia depois do due date. Ainda tenho 6 dias para entrar em TP. Sei la…. nao sei se no fundo estou morrendo de medo dele e a cabeca e o corpo nao ajudam. Enfim. Parabens pelos relatos que nos aqui leitoras acompanhamos como se fossem 4 capitulos de final de novela. Imperdiveis. Muita saude para vc. e o Luquinhas. Ana Paula

  4. Ai Carol, que família linda. Um parto LINDO. Um caminho bem tortuoso pra culminar nessa felicidade plena e essa foto estilo Ilha-de-Caras-estamos-felizes-pa-caraleo. Te admiro muito e Luquinhas é fofinho DEMAIS. 🙂

    Beijos!

  5. Lindo, lindo, lindo seu relato. Engraçado como seu parto foi muito parecido com o meu. Eu só tive a sorte de não ter essas dores insuportáveis – ou talvez minha tolerância à dor seja fora do normal, vai saber.
    Beijos, querida, e muita coisa boa nessa vida, muita alegria para essa família e muita saúde para o Luquinhas.
    Curta muuuuito esse cheirinho e essa fragilidade de recém-nascido, porque depois dá a maior saudade!
    Beijo enorme,

  6. Ai Carol…. me emocionei com teu relato. Corajosa mesmo vc menina!!!!! Tenho muito medo do PN e meu temor da gravidez e a amamentação. Enfim… estou com 6 meses esperando a Luisa chegar e todos os dias passo por aki e acompanho sua ilarias histórias.
    Parabéns pelo Lucas desejo tudo de melhor nessa tua nova vida. Parábéns pela familia linda de vcs. E Estarei aqui acompanhando essa nova temporada do "CAROL E SUAS BABY BOBEIRAS".
    bjs
    Leticia

  7. Carol,

    Puxa, meus parabéns!
    Pelo filhote, pelo blog, e pela forma muito bacana com que vc escreve e nos transmite suas emoções.
    Tem vida, tem verdade, e isso é muito legal.
    Acompanho seu blog e o do Pedro assim meio timidamente, mas sempre estive na torcida!
    um beijo grande aos 3!

    Juliana Andrade

  8. Acompanhei todos os seus relatos, Carol! Sempre emocionada! Achei super interessante esse documento seu, que vc recebeu do hospital, com todas as informações sobre o parto, nunca tinha ouvido falar nisso e curti!
    Estarei aqui, acompanhando as aventuras do Lucas na vida da linda família de vcs!
    Bjos,
    Camila
    http://www.mamaetaocupada.com.br

  9. O que dizer? Tantos já disseram o que eu diria, palavras lindas, tudo tão abençoado… Você merece essa luz, esse amor, essa vida nova. Você merece ser mãe, o ser mais evoluído de todos…rs.
    Você merece o carinho dos que estão ao seu redor.
    Você merece ser você com todas as suas grandezas e forças.
    Força.
    Tem dias que a gente cai, tem dias que a gente levanta ainda doída e tem dias que a gente nem lembra da queda, né? Parabens por cair e levantar e nos levar com você, tá? Ah! E se eu topo seguir com vocês?? JÁ TÔ LÁ!!!

    Linda foto do final. Emocionei.

  10. Mto emocionante Carol! Amei o relato! Amei a foto da família! Tudo mtoo lindo!!! EE Clarooo que topo continuar acompanhando!!! Como ficaria sem seus textos?? AMOOO MTOO Tudo issoo!!!

    bjnhus

  11. Lindo, lindo, lindo, Carol! Vc teve um parto intenso e maravilhoso e, para uma primípara, foi tudo rápido demais, né? Achei o sistema daí beeem mais humanizado que o daqui. Estão de parabéns!
    Sinto pela episio, sei que não é legal e fica a dica para quem te ler que dá, sim, para parir sem episio, que as lacerações normais (que podem nem haver) não são tão profundas quanto este corte cirúrgico.
    No mais, aqui os hospitais só te dão seu relato de parto se vc assim o exigir, mas ninguém pede e os médicos mentem muito, pois se dissessem a verdade não poderiam justificar a altíssima taxa de cesárea juntos aos planos, entende?
    Beijo enorme para vcs, amei esta foto de família!

  12. Carolinda!! lindo lindoo!! meu Deus!
    aii qe emossaum!!hihi
    e agora com o personagem principal aki, foi mto mto maravilhoso acompanhar tudo, e ja to louquinhaa pra ver mais e mais dessa história linda! O Luquitchos não podia ter escolhido pais melhores!
    Parabéns, Parabéns e Parabéns!
    Beijinhos em vcs!

  13. Super topo…!!!

    E sem dúvida muitos posts legais e lindo virão pela frente …agora com Luquitchous por aqui tudo será muito mais intenso/feliz/divertido…
    O primeiro sorrisinho, a primeira papinha…o primeiro corte de cabelinho…enfim, uma infinidade de coisas nhóóóóó´e fofinhas para compartilharmos e trocarmos sempre muitas idéias!!!
    Fico muito feliz vendo esta primeira foto desta família…vcs são mais que merecedores de tamanha felicidade…

    Muita saúde pra vcs…e muito mais felicidades ainda!!!
    Que venha este novo ciclo!!!

    BJS…

  14. Nossa Carol, com estas últimas frases me toquei que te acompanho desde antes de vc engravidar pela primeira vez! Há mais de um ano!

    Sua tragetória, apesar do super momento triste e de sofrimento com a perda (ai como sofri com vc, e até hoje lembro quando li o post Todo carnaval tem seu fim…), foi muito legal, porque sofreu, cresceu e conseguiu alcançar seu sonho, que esta nos seus braços e se chama Lucas.

    E o resultado de toda esta caminhada esta mais do que estampado na sua cara: uma super, mega, blaster, duper felicidade! Me arrisco a dizer que, pela foto, considero vc a parideira mais feliz da blogosfera!!

    Você e o Pedro merecem!!!

    Agora é aguardar pelas travessuras de Luquitchas!!!!

    Grande bj!

  15. Carol!!

    Que relato de parto mais lindo!! Como vc mesma diz: CHORAY!!!

    Claro que vamos te acompanhar!!! Queremos saber do Luquinhas, oras!

    Beijocas enormes pra família linda!!!

    P.S: O Luquinhas é um neném lindão, maravilhosão e só vai te trazer alegrias (já está trazendo)! É uma bênção divina!

  16. Owwww, Carol.
    Obrigada por contar! Algo tão pessoal, mas que serve de inspiração para nós que ainda não nos decidimos, e estamos pensando se queremos ou não entrar nesta jornada tb! Muitas feliciades, viu?!
    Vc é uma das minhas inspirações… depois de todo esse tempo seguindo, tb fiz um blog! Quem sabe, não serve como terapia??

    beijão!
    Gaby

  17. Ai, Carol, emocionei!

    Já tava me achando muito insensível, porque ficava ligada nos detalhes (tipo 'dor') enquanto todo mundo morria de chorar e achava tudo lindo.

    Que venham tantos outros mais! Enquanto isso, ficamos todos aguardando os capítulos da nova vida de vocês, com o 'protagonista' brilhando!

  18. Eu acho que já falei isso aki, vc escreve muito bem, se expressa bem!!!
    E é maravilhoso ver sua emoção transpassar as telas do pc e me encontrar aki. Quase chorei!!!
    Parabens pelo parto maravilhoso!
    bjao

  19. Ai muito emocionante seu relato Carol. Li todas as parte e me emocionei muito. Voce descreve muito bem, nós sentimod dentro da sala de parto. Que o Lucas seja muitoo bem vindo e mta saude pra ele! Bjs e ótimo fds!

  20. Carol,

    estava ansiosa para a ultima parte do parto, e tbm achei tudo lindo e perfeito, nao vou negar que eu estou com muito medo pois aqui no Brasil rei das intervençoes desnecessarias não tenho certeza de nada ainda mas espero de verdade que saia tudo lindo… o Lucas é lindo e continuo acompanhando vcs …. beijos

  21. Que lindo Carol!!! Parabéns a linda família, pela sua coragem, pelo momento tão especial! Aproveitem casa segundo porque passa tão rápido!!!! Tenho trê filhos e se pudesse teria uns dez!!! É a maior alegria que uma pessoa pode ter!!!

    Bjos!

  22. Carol, seu parto foi lindo!
    Eu estou em busca do meu parto humanizado tb (e aqui no brasil a gente tem q lutar muito por isso) e o seu relato foi pra mim Sonho de Consumo… Demais!!

  23. Carolzitaaaa, estava só esperando o relato todo do parto pra dizer o quanto fiquei aqui toooodo esse tempo que te acompanho – mesmo não comentando sempre- vivendo muitas emoções com vc. Chorei sua perda, torci muuuito pela sua nova caminhada e agora tô aqui me derretendo de tando amor por ler tudo isso e ver essa foto que nunca na vida vai precisar de legenda. Todo meu amor e meu carinho pra vcs.

  24. oi, carol:
    nunca cheguei a fazer um comentário, mas acompanho seu blog desde o comecinho e sempre me emociono e me divirto com as suas histórias. tanto que sinto como se quase te conhecesse (meio louca, eu sei…)
    minha história é um pouco parecida com a sua (uma gravidez, uma perda, outra gravidez na sequência, agora com 27 semanas, êêêêê)
    muito bom o relato do seu parto. aliás, muito bom o seu parto! 🙂
    agora estou ansiosa para acompanhar as histórias com o novo personagem.
    enfim, parabéns pelas conquistas, pela família linda, pelos ótimos textos…
    um beijo,
    lucila

  25. Parabéns Carol!
    Todo o relato foi muito emocionante e recheado de sentimentos, foi lindo acompanhar cada detalhe.
    E essa foto linda da família com certeza fechou com chave de ouro!!!
    Pode ter certeza que eu vou continuar por aqui acompanhando cada coisinha do crescimento do Luquinhas e do seu crescimento como mãe!
    Beijos enormes na família!

  26. Lindo relato, linda família!
    Que vocês sejam muitíssimo felizes juntos!
    Parabéns pelo parto! Me identifiquei total, o meu foi bem parecido (só não deu tempo de tomar anestesia, que, pelo visto, na hora H não faz muita diferença,né?!), mas eu amei a epsio, achei que dá uma aliviada na hora mesmo do expulsivo, sei lá e não tive problemas na recuperação.
    Bem, parabéns de novo! Vou continuar acompanhando os próximos capítulos!
    Beijo,
    Leila

  27. Ai Carol, lindo demais. Amei cada parte do seu relato, rí e chorei demais….parabéns pela nova família!!! Estamos aqui sempre curtindo cada momento de vcs e é lóóógico que vms seguir, rs
    Bjão

  28. Nossa, tô SUPER nessa. Faço questão de acompanhar essa história linda que tá só começando!!! Chorei com todas as partes dos relatos do parto, e com certeza vem ainda muita emoção pela frente!!!
    Estou aqui do outro lado, sempre torcendo muitooooo por vocês!!!
    Bjs, Re

  29. Carolzinha, lendo seu relato, fico ansiosa pelo meu dia chegar também!!! mas ainda há longos 4 meses pela frente!!!
    Linda foto!!!! adorei o relato, cada passo dele!!!
    obrigada por compartilhar!!!
    bjobjo

  30. Carol,
    Que relato mais emocionante! Meus olhos encheram de lágrimas e, assim foi… chorei!
    Fiquei lembrando do meu parto aqui na Alemanha. Esse contato inicial que possibilitam logo após o nascimento. Muito gostoso! Saber que consideram isso como o mais importante. Nasceu, contato com a mãe, momento do carinho e de sentir pertinho o peito da mãe. Para nós foi uma grande emoção esse momento!
    Linda sua história, lindo seu relato e saiba que continuarei seguindo com vocês.
    Um grande beijo.
    Ah, adorei a foto!

  31. Lindo, lindíssimo seu parto, Carol!
    Achei bem bacana a postura do hospital, da parteira e da GO.
    Sou um pouco como você, gosto do parto normal, até o ponto que não seja um sofrimento maior que o suportável, e também tomei anestesia.
    Parabéns querida! O Lucas é lindo demais, e a carinha de felicidade de vcs é impagável.
    Beijos

  32. Carooll.
    Amei seu relato de parto, aguardava cada novo "capítulo" anciosa. Tudo do jeito que você quis, tudo correndo bem, uma bênção.
    Linda a família de vocês, que Deus sempre os abençõe. Sigo aqui de Santa Catarina esperando anciosa seus novos posts falando do Lucas e de você. Beijos meus e do meu príncipe Davi. Aproveita e registra cada momento, pq eles crescem muito rápido, meu anjo já está com 4 meses e meio, e parece que foi ontem que ele nasceu, mas é bom demais, todo dia uma nova decoberta, e o amor só aumenta.
    Tudo de bom pra vocês.

  33. Parece até que foi ontem tudo que aconteceu, lembro de lendo você com medo de fazer ultrasson, na primeira gravidez, depois contando que perdeu e agora tudo já passou e já está ai com seu bebe no colo, muito legal, é uma esperança para todas nós tentantes. Mas tem uma coisa: em todos os relatos de parto sempre termina com a o bebe nos braços da mãe, mas e depois? Como é a saida da placenta e o que eles fazem com ela?

  34. lindo, lindo, lindo…. amei seu relato de parte, fiquei muito feliz de saber como o lucas nasceu e minha vontade de ser mãe cresceu ainda mais…

    que bom que vc não vai abandonar o blog e consequentemente não nos abandonará rsrsrs…

    to aqui viu, doidinha pra saber mais novidades da vidinha do pequeno…

    bjus

  35. Parabéns, Carol!!! Todo o relato foi demais, você conseguiu mesmo tocar a gente com toda a emoção que passou… E é óbvio, tô aqui pra isso, pra continuar aprendendo contigo e sua família linda… Vamo q vamo q tem muita coisa pra gte aprender!

  36. Ah, Carol, que lindo!!! Curta cada momento e tente não piscar, porque ele já vai fazer 1 ano… e 2 e 3… depois que temos filhos, parece que o tempo nos atropela.
    bjo grande para os três.
    PS: to acompanhando há dias (aliás, desde sempre), mas não tava conseguindo postar comentário fazia tempo).
    bjo again

  37. Orgulho é pouco pra descrever o que sinto.
    Acompanhei seu percurso até aqui e posso dizer que concluiu tudo da melhor maneira. Não houve obstáculo que te impedisse de chegar ao seu objetivo: o nascimento do pequeno. Um parto digno de mamífera! E você merece muito mais. Parabéns pela garra! Não se sinta mal pela anestesia. Fique é feliz pela dilatação tão rápida. E acredite: nós somos abençoadas por termos concluído a coisa toda da dilatação em apenas 7 horas. Combinamos até nisso! rs
    Emocionei, viu? O mais legal é que você tá fazendo toda a diferença pra toda essa gente que te segue. Tá dando exemplo e ensinando que se queremos somos capazes de parir SIM.
    Ai ai…
    To be continued (sei que é a parte final, mas tb sei que tem MUITA coisa ainda por vir!)
    E tô com você e não abro (como sempre disse!) pra te aplaudir e te abraçar!
    Beijo!

  38. Só vc pra me fazer rir num relato de parto (ri muito com a parte 3) e emocionar, ao mesmo tempo.
    Parabéns, mais uma vez!
    Saúde e muitas alegrias pra família!
    Linda foto.
    Bjs.

  39. Mulher, que lindo! Nem sei quantas vezes chorei lendo… Eu nem comento muito aqui mas acompanho desde a primeira barriga, quando vc sumiu do blog e disse que tinha tido um probleminha de saúde pensei logo nos sangramentos super normais de começo de gestação e não é que vc tava grávida de novo? Achei que era um menininho, pra te alegrar e cuidar de vc e não é que veio o Lucas.
    Muito doida essa conexão, eu nem te conheço, nunca te vi mas tô aqui torcendo e mandando energias boas a cada post!
    Deus abençoe vcs muitão!

    E que vontade que me deu de passar tudo isso de novo, que momento mágico! Aproveeeeeita!
    E ah! Vc devia ter postado sobre a dorzinha pra sentar, tem um remédio ótemo pra tratar da episio, chama andolba, é divino tem xilocaína!rs
    beijos e tudo de bom!

  40. Carol,
    Lindo relato!
    Vou te contar um segredo: eu te acompanhava desde a época que vc perdeu o primeio filhote, mas nunca havia comentado. Li sempre os posts do Lucas e de todo o seu cuidado e do seu desejo de um parto lindo, tranquilo e respeitoso. Ler agora que ele nasceu e olhou fixamente nos seus me deixou muito emocionada. Daqui pra frente é vida nova a 3! Tudo muda!!! Beijos e feliz dia das mães à la francesa (é hoje a comemoração).

  41. Caramba Carol, faltam palavras pra explicar a emoção de ler o relato do parto do Lucas, coisa linda mesmo. Me peguei lendo e fazendo anotações mentais pra quando chegar a minha vez de ser mamãe também (e claro que quando isso acontecer eu vou esquecer tudo e te escrever mil vezes perguntando mil paradas). Lindo este seu blog, obrigada por partilhar momentos tão pessoais conosco. Beijos mil nessa família linda que mora no meu coração.

  42. Carol e Lucas, que vcs sejam extremamente felizes juntos!
    Cada dia sera uma nova aventura e tenho certeza que vcs terao muitos momentos inesqueciveis pra contar.
    Eu fico aqui rindo quando leio as pessoas dizerem que vc foi corajosa. Sim, vc foi, mas tudo eh questao de ponto de vista.
    Ja fazem 2 temporadas que eu assito um programa chamado One Born Every Minute e depois dele, eu aprendi e pude ver que um parto normal serve pra quase todas as mulheres, salvo aquelas com problemas de saude, tanto dela ou do bebe. E que a dor das contracoes sao so naquele momento, naquele minuto, que voce se descobre tao forte e tao capaz de algo que nunca havia pensado antes.
    Mas claro, a cultura de cada Pais influencia demais na escolha. E achei super bacana vc ter um dossie do seu parto tbm, mesmo pq acredito que muitas emocoes ainda ficaram de fora, pois nao tem como colocar tudo no papel, parece ate aquele mesmo momento em que vc esta entrando na igreja pra casar, unico.
    Linda foto e familia!
    E obrigada pelas palabras la no blog. Um mega besito

  43. Olá minha querida, muito lindo seu relato..

    Fiquei super emocionada com cada palavrinha e cheguei a chorar, porque senti na pele o que sentiu, infelizmente eu não tive dilatação, então o parto teve de ser cesarea mesmo, mas valeu a pena..

    Grande beijo e parabéns!!

  44. NHÒÒÒÒOÒ chorei!

    mas como ainda to longe de passar por tudo isso, fico com medo do parto… dos dois tipos! no momento meu pensamento é igual sao seu no relato três ou dois… o filho sair de mim sem sentir nada hehehe

  45. acredita que eu nunca tinha lido o seu relato de parto?!

    que amoção, sempre emociono por essas batalhas pelo parto mais humanizado!

    seu luquitchous nem era tão pequeno não! o meu bebe nasceu menor e de 37 semanas!

    lindo relato, te acho uma guerreira, te desejo tantas coisas boas!

  46. Muito lindo e legal (apesar de tudo) teu relato! …passaram 19 mesees e eu ainda não escrevi um relato decente, acho que pq n tive o parto que eu quis.
    Parabéns!
    Beijos
    Já te conhecia mas parei pra ler teu blog só hj! beijoos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *