Quero começar o post com um pedido de desculpas. Aos amigos mais próximos, aos familiares. Porque vão saber do que vem a seguir pelo blog mesmo e não vão ganhar um relato personalizado. Desculpem mesmo, amados, mas já repeti tanto a mesma história hoje, estou tão tão cansada como não me sinto há tempos (e como não deveria estar a essa altura do campeonato).

Mea culpa feita, vamos aos fatos: o lance comigo é na base da EMOSSAUM, lembram? Pois bem.

Há cerca de duas semanas, venho sentido umas coceirinhas pelo corpo. Começou pela palma das mãos e plantas dos pés. Depois espalhou pelo corpo, um pouco mais forte nas costas e na barriga. Pensei que poderia ser a pele esticando, mas isso não explicava coceira na palma da mão ou no pé. Imaginei que seria algo ligado à circulação sanguínea, que pudesse estar usando roupas apertadas demais e que, quando me trocasse ou me despisse pro banho, o sangue circulasse melhor e mais rápido, causando a coceira. Não era nada de mais, nada grave, não deixei de dormir ou viver por causa disso. Mas estava lá.

Comentei sobre isso com a médica na minha última consulta (com 35 semanas) e ela incluiu, no mesmo pedido de exame de sangue normal que já faria, um hepatograma e que, assim que saísse o resultado, era pra eu ligar pra ela e ler os números, sem falta.

Ontem à noite, fui buscar o exame. E os números do tal hepatograma pareciam bem alterados. O resto do exame todo perfeitinho (inclusive a glicose, lembram da diabetes gestacional?!), então segui a orientação e liguei no celular da GO. Ela mandou eu ir o mais rápido possível no consultório, porque ela iria me medicar.

Hoje, às oito da matina, tava eu lá. Já devidamente tendo lido no Google sobre o que poderia ser, já devidamente não tendo dormido bem, já devidamente com o coração disparado. He-he. E, bem, o que tinha lido era verdade: tenho um treco chamado Colestase Obstétrica. Em rápidas linhas, até porque meu “entendimento médico” já tá nos finalmente de sua capacidade: meu fígado não tá curtindo a gravidez, ficou confusado com tanto hormônio e tá doidinho. Não há remédios pra resolver o problema, apenas um que parece que ajuda a filtrar meu sangue – coisa que meu fígado decidiu que não quer mais fazer direito. Eu não corro riscos, o baby, sim, por isso, o objetivo é fazer o parto o quanto antes.

Claro, isso tudo tava na internet, precisava confirmar com a minha médica. E ela confirmou. Não é pra eu me desesperar, mas essa gestação só continua enquanto o bebê estiver bem e, mesmo assim, não deve passar de 38 semanas. Se eu der MUITA SORTE, chego em 39, mas senti que a GO ficou muito reticente quanto a isso. Enquanto não decidimos nada, exames de sangue e cardiotocos pra descartar sofrimento fetal (é um dos riscos dessa complicação). Além disso, tenho que ficar ligada nos movimentos do pequeno, caso diminua muito, é correr pro hospital.

Hoje mesmo comecei a tomar a medicação (caréééésema e com gosto ruim da porra) e já fiz um cardiotoco. O exame deu perfeitinho, nada de sofrimento pra Luquinhas! Adiantei minha licença e comecei a seguir o conselho da doutora: sabe aquela idéia reconfortante que você tinha de que ainda faltava muito? Esquece. “No te queda tiempo”, ela me disse, “prepare-se para parir em, no máximo, uma semana e meia”. Então, adiantei o começo da minha licença-maternidade e me joguei numa estranhíssima e quase desconhecida sensação:

CALMA. Eu sou um poço de.

Se não estou preocupada? Duh. CLARO QUE SIM. Eu SOU preocupada. Mas estou fazendo o que posso – sempre fiz – então tô pronta pra seguir em frente, seja como for.

Juro, gente. Estou completamente surpresa com essa reação. Falo do assunto na maior tranquilidade, não tô me achando a última das últimas e não tô vendo nada de mais em ter uma complicação na gravidez. É assim e pronto, ué. Atenção redobrada ao tratamento, terminar os preparativos, curtir os últimos dias de barriga, dormir gostoso o sono das que ainda não tem filhos.

E o parto?

Ah sim. Se eu não entrar em TP naturalmente (sempre há essa possibilidade!!), induziremos. Se a indução não funcionar ou o bebê apresentar sinais de sofrimento durante o procedimento, será feita uma cesárea.

Fiquei feliz da médica não querer marcar a cirurgia logo de cara; ficou claro pra mim, uma vez mais, que ela realmente tem interesse no parto normal. Nem a indução em si ela marcou ainda: quer esperar os resultados do próximo hepatograma, que vou fazer daqui uns dias pra ver como meu corpo reagiu à medicação.

***

Então é isso, gentes! Sabe o contadorzinho ali em cima que diz que faltam 24 dias? Ignorem.

Faltam 10. No máximo.

***

Mas e aí, cês acham que nasce quando? Alguém quer palpitar? Vamos apostar?

😛
/
/

74 respostas em “Fui ali e voltei – com notícias baphônicas

  1. gatilda eu aposto no dia 20 de maio! e acredito no parto normal!

    tô orgulhosa dessa calma toda. será que a sabedoria materna já te pegou de jeito?

    beijos e boa noite de sono 😉

  2. Carol, eu te acompanho desde o iniciozinho da sua gravidez, e estou LOUCA de vontade de ver a carinha fofa do Lucas.
    Desejo do fundo do coração que vcs fiquem bem, que vc se mantenha calma e que ele se mantenha saudável enquanto estiver no quentinho aí dentro!
    Aproveite, pois esse será talvez o seu último final de semana pra dormir bastante!

  3. UUUUI!
    Que notícia, Carol!
    Eu acompanho sempre, deixo comentários de vez em quando e to torcendo pra acontecer sempre o melhor pra vcs dois, viu?!
    E curiosa pra conhecer a carinha do Luquitchus!! Não vou apostar no dia pra ele nascer pq sempre erro! kkk

    Muitos beijos!

  4. humm.. tantas emoções!!! não se preocupe tanto com quantas semanas e tal.. a minha nasceu uma prematura de 3,305kg e 51cm..com 36 semanas e 6 dias.. por conta da minha pressão alta…
    Fique tranquilinha e aproveita seus últimos dias de descanso.. hahaha.. 🙂
    Bjs!

  5. É muita emossaum pra uma pessoa só. Carol, sempre torci muito por vc. Acompanho suas aventuras há algum tempo e virei fã de carteirinha….
    Falta pouco e não importa muito, nessa fase, o modus operandi, contato que VC e LUCAS estejam bem. Que ele nasça lindo e forte.

    É o que desejo de coração.
    Beijos

  6. Eita!
    Vem cá, não seria essa a causa da tal "diabetes gestacional"? O fígado é que armazena a glicose, e se ele não estiver funcionado bem … sei lá é curiosidade mesmo (hehehehe)
    Por aqui os dedinhos estão cruzados.
    Beijos

  7. Oi Carol! sou nova por aqui no seu blog! Gostei e resolvi ficar!

    Continua tranquila como você está… vai dar tudo certo…

    Vou querer apostar… acho que nasce dia 15 de maio… será?!

    Beijão, e uma Boa Hora para você!

    Vamos estar orando para ser uma hora boa e tranquila, que venha o Lucas! E que seja muito bem vindo!

  8. Querida, estou com você em pensamento e torcendo para que dê tudo certo dentro dessas CNTPs! Estou com vc, com o pedrin e com o Lucas! beijo beijo beijo!

  9. Cacetada Carol. A tua vida é muuuita emossaum. Entro ni blog todo dia pra ver como anda e agora essa notícia e você serena desse jeito! A maternidade te mudou de vez mesmo. E curta o sono porque depois você vai ver ou não. Se toda a emossaun que teve até agora sossegar teu filho vai ser um santo. Aposto que chega no dia 23 de maio. Dia do marido. Beijocas e bom finzinho de gravidez. E Luquinha vai vir saudável, lindo e forte.

  10. Tomara que seja Taurino!! Hehehe…
    Meu filhote nasceu com 37 semanas exatas e, no capurro, deu 38 semnas e uns quebrados. Nasceu grandinho e perfeitinho. Nada de incubadora ou coisa semelhante. Relaxa que, pronto, ele já está! Pergunta p/ sua médica sobre vc tomar Celestone Soluspan (http://meupequenodicionarioamoroso.blogspot.com/2009/06/celestone-soluspan.html)Sei lá, uma garantia que não custa, né?!. Eu tomei!
    Boa sorte!!
    Beijinhos,
    Bi

  11. Que dia muda a lua?
    Amada, parabens por sua calma, se voce sabe que o pequeno Lucas esta em perfeitas condicoes, o negocio eh mesmo tentar manter a calma, afinal, ela eh melhor para todos!

    Que Deus te de uma boa hora e que todas as Nossas Senhoras estejam com voces, independente de data, hora e modo.

    Grande abraco.
    Bina

  12. Carol, é isso aí, não tem escolha: ou CALMA ou CALMA. Guarde cabelos pra puxar na hora q o Lucas já tiver invadido a área com choro, xixi, cocô e etc :o)
    Quem acompanha já está ansioso pelo "O" próximo capítulo.
    Beijos e besos :o)

  13. Carolzita,

    impressionante o tanto de coisa que aprendi com você sobre ocorrências na gravidez!!!
    nunca vi tantos "marcadores" diferentes para uma gravidez só!!!
    e como você tirou tudo de letra até agora, não vai ser a dez dias do parto que irá desanimar, certo?
    tenho certeza que não!
    em breve vou ver a foto do Luquitchas no blog!
    num acredito!!!
    e você, acredita???
    que delícia!
    vou rezar por vocês, faz uma força aí pra atualizar as novidades no blog porque a corrente tá muito grande!! pede pro maridón mandar noticias!
    do fundo do coração, desejo que você e o Lucas tenham um maravilhoso parto.
    beijo!

  14. Carol!! meninaa noticiaa baphôniica total! mais to surpresa com sua calmaa, mais eh isso mesmo! praa que se desesperar neh!!e já qe a coisa tera qe ser com emossaum, bóra com emossaum.. Bom vamos a minha aposta, num sei se fico com a coisa da virada de lua!ou palpito dia 18! acho qe fico com dia 18!!hehe!!
    Bjinhus em vcs!

  15. Que lindo, Luquinhas será taurino como eu! Pode deixar que eu vou conversar com ele pra ser menos teimoso, tá?

    Beijos!

    E Feliz dia das mães atrasado (a cabeça no domingo estava tão mal…)

  16. Ah to passada Carol! Isso aconteceu comigo!! Eu estava tendo coceira nas maos e nos pes a um tempinho, um dia eu acordei essa coceira tinha se espalhado pelo corpo inteiro.
    Olha meu relato de parto: http://ryanandtassia.blogspot.com/2011/04/relato-do-parto_09.html
    Fui induzida com 39 semanas e 4 dias e deu tudo certo, parto foi super rapido e meu bebe nasceu perfeito!!

    Parabens!! Aproveita bastante os ultimos dias com a barriga que depois da uma saudade!!

  17. Ai Carol. Chorei agora!
    Tô aqui torcendo por você e pelo Lucas, viu ?? E tô imaginando que quando ler o post seu de que ele nasceu, vou desabar aqui !!
    Torço muuuuuuuuito!!!!!!!!!!!!!!
    um grande beijo e segura a ansiedade aí!!!

  18. Que emossaummmmm!!!!! Essa sua medica eh porreta, vc deve ficar calma mesmo porque ela parece ser muito competente!

    Eu aposto no dia 20 tb, sexta eh sempre dia bom pra inducao (ou cesarea, mas evitemos pensar nela tanto), porque tem o fds pra se recuperar no hospital, marido ficar junto e tals.

    Bjos

  19. Tá muito perto agora e imagino a sua ansiedade pra ver o rostinho do lindão. Como pode ser a qualquer momento desde já desejo que seja tudo do jeitinho que vc está planejando e que esse molequinho chegue ao mundo cheio de saúde e seja sempre motivo de muita alegria pra vcs.
    um beijo grande, Re

  20. Carol, sigo o seu cantinho a tempos e amoooo…
    Que noticia bafhônica msm, mas o importante é que vc e o Lucas estejam bem e que ele nasça com muita saúde. Se Deus quiser vai dar tudo certo (e ele quer)!
    Agora o meu palpite de data (ansiosa para ver a carinha fofa do baby) é dia 16/05.
    Bjos

  21. aposto no dia 19 de maio, lindão e fofo.
    orgulhosa de tanta calma, Luquinhas já ensinando a mamãe dele!
    beijo e que tudo ocorra da melhor maneira pro Lucas 😀
    boa hora
    Li
    londrescomfilhos.blogspot.com

  22. ai, quantas informacoes!! =D nunca tinha escutado sobre essa colastase obstetrica! mas quer dizer que o neném já esta pra vir?? eu apostaria dia 23, que é meu aniversario haha mas como vc disse 10 dias no maximo, aposto dia 21. =) bjs e um otimo parto!

  23. 20 de maio tá bom???!!!

    Carolzita…melhor reação do mundo…a calma, ainda mais nessa altura do campeonato, com tudo controladinho, cardiotoco, etc..etc…O Luquitcho está bem…então manter a calma é a melhor coisa a fazer e curtir os dias finais que quem ainda está com o filho na barriguinha…

    BJS…

  24. Meu palpite é: assim que mostrar o resultado do exame a drª vai mandar vc pro hospital!!!!Pra conhecer o Lucas!!! Ai meu Deus!Que alegria emocionada!!
    Estamos enviando energias positivas pra vocês!
    Bjs e sintam-se abraçados por nós 3!!!!!!!

  25. Menina, mas que coisa né?! Cada blog de gestante a gente se depara com uma novidade da medicina, tudo pra nos assustar e até mesmo alertar… Mas é bom conhecer tudo e tentar estar preparada pro que der e vier.
    De resto, desejo muito que seja um parto abençoado e no tempo certo, e vai ser!
    Enquanto isso, estou eu aqui com 12 semanas, muito cansadinha, querendo ficar em casa vendo o barrigón crescendo.. Mas a vida nos pede mais né?!
    Sucesso ai e fico daqui acompanhando.

  26. Carol, seja lá que dia esse meninão escolha chegar, estou daqui do Rio jogando energias positivas sempre, tá?

    Alguém aí em cima mencionou acupuntura e um médico acupunturista meu de confiança me garantiu que há um ponto – se eu não me engano nos pés – que você pode manipular com suas próprias mãos a fim de induzir o parto.

    Beijocas e curta esse momento, sim!

  27. Olá Carol!!
    Se Deus quiaser vai dar tudo certo e o Luquinhas vai nascer lindão e cheio de saude!! Por falar em nascer, eu aposto no dia 19! Bela data, dia e em que o meu pai faz aniversário!! Mas independente da data, que venha o Lucas!!
    Beijinhos…

  28. uhull! o nascimento mais esperado da blogosfera!!! rsrs tá muito pertooooooo!!!

    meu palpite é dia 19, mas não confie mto rs, sou péssima nisso (senão já teria ganho na mega sena kkk, não ganho nem rifa hehe)

    te desejo tuuuudo de bom, Deus abençoe muuuito vcs, vai dar tudo certo!!! Luquinhas tá vindo!

    Beijão

  29. Ai que noticia boa!
    Eu nao tenho nenhum palpite, mas desejo que seja da maneira que voce quer, e desejo também que seja da melhor maneira para o Lucas.
    Era isso que eu desejava quando estava grávida da Bel.
    E no dia que a Bel nasceu eu fiquei tao calma e serena que nem eu mesmo acreditava. Já o meu marido….rsrs
    beijos querida, que voce tenha um ótimo parto e que seu pequeno chegue com muita saúde e traga ainda mais amor na vida de voces,
    Paula

  30. Caramba, com vc é tudo na base da emossaum mesmo! Mas que bom que vc está calma, isso é essencial. Descansa o quanto puder, arrume o que falta e segura na mão da médica pra te orientar! Estamos todos na torcida, sempre!
    Chuto o dia 18, porque lembrei que vc comentou que se o Lucas nascesse numa quarta-feira ia ajudar o papai a ter uns dias a mais com o baby!
    beijos!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

  31. Carol, pensei em ti hoje durante a missa e pedi por você, então vou de dia 13! O dia mais lindo de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima que vai te acompanhar e abençoar!
    bjs
    Sil

  32. Oi Carol! Eu acho que nasce no dia 20 de maio, porém não sei por que acho que pode nascer no dia 26/05!

    Boa sorte e bom parto para você! e saude para o Lucas!!!

  33. AI, MEU DEUS! Agora a ansiedade me pegou e vou ficar entrando no seu blog a cada 15 minutos, atrás de novidades. Mas, fica calma (acho q vc está!), vai dar tudo mto certo. Querida, tive essa coceira horrorosa aí q vc falou. Começou na 35o. semana e durou 2 semanas, até o parto dos meninos, q foi cesárea marcada, pois eram gêmeos gigantes. Olha, te juro q essa coceira foi a pior parte da minha gravidez, mas me parece q era beeeeem pior do q a sua. Eu não dormia mais pq o meu corpo coçava inteiro, especialmente o barrigón! Eu coçava tanto q chegava a ficar com a pele toda arranhada, parecia uma louca mesmo. O meu médico se fez de bobo, disse q nunca tinha ouvido falar e, no momento em q os meninos nasceram, passou. Mas me lembro de me coçar e chorar ao mesmo tempo durante as madrugadas, um horror. Vai rolar um bolão para quem acertar o nascimento do Lucas, é? Vou de 21 de maio, sexta q vem!
    Bjos mil,
    Camila
    http://www.mamaetaocupada.com.br

  34. O melhor a fazer é ficar calma e atenta aos sinais do seu corpo. Acho que o fato de vc confiar na sua médica ajuda muito, porque sabe que ela dará toda assistência necessária a qualquer momento, quando vc precisar.

    Então veremos o Lucas antes do previsto? Que fofis!

    Acho que lá pro meio da próxima semana a gente conhece ele, hein!!!

    Fique bem!

    Bjs!

  35. Carooooooooooooooool, eu tenho acompanhado freneticamente os posts mas não comento há seculos porque a vida está mais louca do que nunca, mas não pude deixar de vir aqui para declarar a minha torcida pelo dia 18/05, que é o dia do aniversário da Stellinha.

    AHHHHHHHHHH. Vou amarrrrrrrrrrrrrrrrr.

    To aqui torcendo pelo melhor pra vcs 2. Guenta firme que em poucos dias sua vida vai mudar pra muito melhor.

    Beijocas

  36. Oi Carol…ai menina…gravidez é sempre uma caixinha de surpresa. Mas você está certa em ficar calma. Está super amparada e com certeza dará tudo certo. Um ótimo parto para você e para o Lucas, ok?

    Beijo grande com muita luz

  37. Carol, minha linda, estou na torcida e louca pra ver a carinha do Lucas "nosso amor".

    Continue na calma pois com certeza você não tem mais com o que se preocupar, agora é a hora e com fé em Deus tudo dará certo!
    Iury nasceu com 38 semanas. Tudo ótimo e perfeito. Não se preocupe.

    Então é isso, não nos mate de ansiedade hein.

    Bjão nos dois!
    Ah, e eu aposto no dia 21/05.
    vamo chegando Luquinhas!!!

  38. Bem que meu marido diz que mulher é um bicho estranho, grávida então potencializa tudo e dá-lhe novidades e coisas nunca dantes sabidas…
    Eu aposto no dia 17, mas não se assuste, é só pq é mesversário da Alice 😉
    bjs para vc e o Lucas

  39. Preciso te dizer há quanto tempo te acompanho? desde os tempos em que meu Pietro não tinha cabelos lembra? faz tempo que tu não vai lá falar com a gente, mas eu to sempre por aqui viu… Como entre idas e vindas, no final está tudo bem eu passava correndo, lia as postagens e me picava dizendo: CArol tá bem! Sucesso… Mas posso dizer que agora to com ansiedade… Não gostei da notícia desse fígado doido e que vai nascer assim, mais rápido que o previsto… Sim to feliz, mas to preocupada, to ansiosa… Sou mãe, já tive um filho aqui dentro, sei o que é esta espera… Amiga! Amo vcs! Espero que fiquem bem! Espero que nasça no tempo certo… esse é meu palpite! BJos

  40. WHAAAAAAAAAAAT? MELDEUS, noticia mega baphonica!
    Minina, fiquei nervosa por voce.
    Boa sorte nos ultimos 10 dias. Voce ta feliz que vai ver seu Lucas antes? Com eh o sentimento?

    Ele deve vir quando for a melhor hora para ele, sem estresse dentro ou fora.
    Parabens!
    Beijo!
    Carol

  41. que bom que vc ta tranquila e que o Lucas esta bem.

    Eu induzi os meus dois partos. Fui cantarolando pro hospital, coloquei sorinho, conversei, ri, brinquei e pari.
    Facil assim.

    beijos e boa sorte

  42. Carolm tive muita coceira na gravidez da Ciça, mas nunca ouvi falar deste negócio no fígado.
    Será que foi isso que enganou o exame e acusou o diabetes?
    De qualquer forma, se o seu fígado está sobrecarregado, será que induizr é uma opção? Imagine as cargas pesadas de ocitocina sintética e anestesia entrando no fígado? O mesmo para cesárea.
    Se vc achar que vale a pena, por que não tenta uma segunda opinião?
    E acupuntura suuuper ajuda a induzir contrações. Eu usei e amei, incrível como o resultado é rápido. E tenho uma amiga que pariu com 37 semanas logo após uma sessão de acupuntura segundo a médica "para começar a dilatar". Ela dilatou tudo em 5h e chegou no hospital parindo, não tomou anestesia (e ela queria, mas não deu tempo!).
    Beijos e boa sorte!!

  43. Carollll, tbm sou uma das suas visitantes assíduas estou todo dia aqui te lendo =], não comento pq acho que vc não vai ver, sei la nem tenho blog né, vc nem me conhece neh…
    então mais eu sou Carol tbm e sou mto parecida sentimentalmente com vc.
    Agora anota aiiii….SERIO o Luquinhas nasce em 18 de MAIO quer apostar??
    sei que vc não tem mto tempo mais se tiver orkut pode me add Carol Biaggio moro em Jundiai SP.
    Beijos, vou comentar mais ok.

  44. Oi Carol! Tb te acompanho há muuuito tempo, mas nunca comento.
    Acho que é dia 18!
    Menina, que loucura! Imagina que daqui há pouquinho vc estará com o seu maior sonho nos braços!!!
    Nao pude deixar de vir aqui te desejar mta sorte e protecao divina!

    Beijos

    Aline

  45. Carol! Nunca comentei no blog, mas acompanho por aqui a tua gravidez do Lucas desde o começo. Não sou mãe (nem tenho a intenção de ser tão cedo), mas não consigo deixar de acompanhar seus posts, mesmo que a maternidade seja um assunto totalmente fora da minha realidade.
    Digo tudo isso para que tu saibas que tem um monte de gente torcendo po ti e pelo Lucas, muito mais gente que o n° de comentários aponta.

    Muita, muita sorte para vocês!!!
    Beijos

  46. Carol, é pura emoção meisssmo.
    Estou super super atribulada e não tenho conseguido comentar (ainda não estou fluente nesse negócio de trabalhar desesperada e ser mãe), mas estou sempre lendo e torcendo.
    E agora mais que nunca torcendo para o Lucas ser taurino que nem eu!
    19 de maio, minha aposta.
    Beijocones

  47. UUUUUUUUUUUIII
    Ta chegando a hora!! Po, podia ser dia 27, né? Um geminiano muito do fofo!!
    Que vc continue assim, tranquilésima, comigo aconteceu a mesma coisa, principalmente na véspera…a ficha só caiu qdo entrei no centro cirúrgico…aí era tarde pra surtar…ahahahah

  48. jisuis ..quantos comentarios…

    mas ja que vc tem um monte vou comentar tbm… acho que o luqunhas pinta até o dia 20, e logo vc vai vir contar que entrou em trabalho de parto e ta chegando no hospital coom 7 de dilatação rsrsrsrs….

    bem rapido simples e lindo como só vc e o pequeno mereçem…

    bjus

  49. Oi Carol, tudo bem? Olha eu acho resgatando um post do século passado (a.k.a. a.L. ou antes de Lucas)

    Estava pesquisando no Google imagens sobre 'colestase obstétrica' e qual não foi minha surpresa quando vi que metade das fotos eram tuas ou do Lucas! Pensei: será que a Carol teve isso?? Assim, vim parar aqui nesse post…

    Pois estou com suspeita de colestase obstétrica (31 semanas), e queria saber contigo como eram as coceiras que tu tinhas… as minhas parecem picadas de mosquito, as tuas eram assim também?

    Estou com muito medo de ter que interromper a gravidez antes do prazo 🙁

    (bom, já deu para perceber que sou leitora frequente, né? Hehehe…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *