Luquinhas fez duas semanas há dois dias, mas eu tava tão envolvida com o relato do parto que acabei adiando o post com os detalhes desses últimos tempos. Mas ainda tá valendo!

Nessa última semana:

– Recebemos a visita surpresa da queridona prima-irmã Alice (lembram dela?) e do Maridón dela, o Daniel. Atendi o interfone num dia de manhã e fiquei de queixo caído ao saber que tavam os dois doidjos de mala e cuia na porta do meu prédio! Fiquei tão feliz! Só queridos e amados assim fazem isso: viajar de um país pro outro DE SURPRESA, só pra compartilhar um pouquinho da alegria que estamos sentindo! Eles foram ótimos: tiraram muitas fotos, fizeram vídeos, nos ajudaram com o mercado, com a comida, até se aventuraram na troca de fraldas e cuidados com o pequeno Luqui-baby. Ah! E ainda por cima trouxeram todo um enxoval de roupinhas M e G, trazidos diretamente da última viagem deles a NY! Amamos!

– Fomos ao pediatra pra segunda consulta de acompanhamento e tudo ok com o baby. Uma coisa me preocupou: o ganho de peso dele. Na primeira consulta estava bombante, com parabéns pelas tetas e tal, mas caiu muito nessa segunda semana (ficou em 24g/dia, humpf). Eu já estava notando que Lucas tava pegando meio erradinho no seio, não abria muito o lábio inferior na hora de abocanhar. E que talvez por isso, estivesse mamando menos, sei lá. Procurei infos na internet e só fiquei mais desesperada, pois tentava corrigir e o deixava estressado – ele algumas vezes até desistia da mamada no meio e trancava a boquinha. Conversei com a Pat no msn (salvadora, pra variar – obrigada querida!) e ela me acalmou bastante. Aos poucos, estou corrigindo. Mas, sem neuras: tanto a pediatra como a Patrícia me ajudaram a ver que preciso aproveitar esse momento e ir ensinando ele aos poucos. O foda é ensinar algo que nem eu sei direito… confesso que ainda me pego preocupada com a próxima consulta, com um certo medo da balança. De qualquer forma, já consegui que ele abra a boca toda pra abocanhar e, aos poucos, vou enfiando mais mamilo goela abaixo na criança (ele abre a boca toda, mas não abre muito, entendem? Faz a “boca-peixinho”, mas muito timidamente ainda).

– Com essa neura da amamentação, passei uns dias muito estressantes. Choreeeei, me questionei se amamentar é a minha mesmo, tive pena do meu filho, quis desistir e comprar logo um latão de NAN. Mas entendi que isso é neura da minha mente, ninguém falou em dar leite de fórmula, não preciso transformar isso numa nuvem negra terrível por agora. Me conformei em seguir aos pouquinhos, entendi que é um aprendizado, um processo pra mim e pro Lucas. Sendo assim, sigo firme com a minha bisnaguinha de Lansinoh e com as conchas de amamentação – a salvação das peitas! Fora isso, aceito dicas, rezas e simpatias, viu?

– Ainda sobre os dias de neura: li, de uma tacada só, o livro da Encantadora de Bebês. Porque além da amamentação, eu tava ficando maluca de dar o peito a cada hora, hora e meia, sem dormir, sem comer direito, sem tomar banho, sem conversar com ninguém… Tava me sentindo o mais solitário dos seres maternos e me bateu um desespero. E sobre a leitura… sei lá. Achei a senhorinha Encantadora meio maleta. Curti algumas dicas, incorporei outras, mas, de forma geral, não consegui achar o método dela tão brilhante assim. O que gostei muito foi a técnica da observação que ela ensina, essa coisa de conhecer bem e observar o bebê. Passei a anotar cada minuto do dia do Lucas e agora já entendo melhor seu choro, suas expressões corporais etc.

– E foi aí que descobri que essa criança é quase um reloginho: acorda pra mamar religiosamente a cada 3 horas. Não fui eu que impus, juro, ele acorda e pronto. No final do dia, fica mais chatinho e pede uns mamás extras, mas normalmente é muito pouco e eu percebo que é só pra se acalmar.

– Mesmo usando o peito pra se acalmar, ele continua com a feiosa chupeta. Quando acabam as minhas idéias sobre o que fazer pra ele dormir ou se acalmar, vou lá e enfio a plasticuda na boca dele e é quase um milagre: ele se acalma, as expressões faciais ficam amenas e ele dorme.

– O umbiguinho caiu! Uhuuu! Nunca entendia essa coisa das mães comemorarem pequenices dos filhos, mas agora saquei: dá a maior emoção, ué! Aquele ser pitico que saiu de dentro de você vai dando pequenos passos rumo à independência, é mó lindo poder acompanhar isso! (abestalhada mode on)

– Sabe outra coisa que me deixa abestalhada? A balança, quando eu subo nela. Ô coisa boa. Ô emoção. Toda vez que fico tristinha, em vez de comer um chocolate ou ouvir uma música, eu vou lá no banheiro e subo na balança (eu sei, não tô gozando das minhas faculdades mentais normais – mideixa). Ao longo da gravidez, eu engordei 7 quilos, já sabemos que isso é bonito, coisa e tal. Mas sabem quanto eu já DISMAGRECI? 10 quilos, gentes. DEZ. D.E.Z. Tipos, tô com o mesmo peso de quando eu casei, visualizem:

A barriga ainda não tá lá essas coisas (rola toda uma molenguice depois que o baby sai), mas nada que uns abdominais não resolvam assim que eu for liberada pros exercícios (até parece que eu MALHO alguma coisa, mas enfim, vamos dar as mãos e crer).

– Só é uma pena que minha cutis e meus cabelos não acompanhem a perda de peso. Mentira, eles acompanham: PERDERAM mesmo. O brilho, as cores vibrantes, a dignidade. O cabelo tá uma palha com pontas, a pele tá opaca e as olheiras dão todo um ar de “sofri agressões domésticas”. Mas, tudo bem, não se pode abraçar o mundo, né? Vou lá na balança me pesar um pouco e já volto, tá?
/
/

26 respostas em “Duas semanas!!

  1. ai, gata. "gradecida" por ter lembrado de mim. faço com o maior amor que posso pq realmente me importo com vc e com o luquitchas!
    tô pra te escrever um e-mail todo trabalhado na amizade. sonhei com vc e tudo na noite passada!
    quando der me chame no msn pra gente "falar" mais.
    não sei pq mas adoro de um tanto essa prima alice!
    beijoca e dá-lhe peito e leite!

  2. Oi Carol,
    Quantas conquistas e preocupações… Mas é assim mesmo! Toda mãe tem esses momentos. O melhor que tem a fazer é ficar calma, pois tudo dará certo.
    Logo, logo seu filhote vai pegar o peito direitinho. Você também se acostumará, melhor seus peitos se acostumarão com tudo e a dor (que vem de vez em quando) passará…
    Tudo é o começo! Mas vai tirar de letra. Um beijo e se precisar de algo…
    Beijos

  3. Oi Carol!
    Que coisa boa ter a ajuda e companhia de pessoas queridas!
    Olha, estou longe de ser especialista no assunto, mas do alto dos meus 2 meses de experiência amamentando, uma informação que me ajudou foi de que o bebê tem dificuldade de pegar o peito corretamente quando está muito cheio (o peito, não o bebê), por conta do formato redondão. Quando isso acontece, tirar um pouco antes de dar ao bebê ajuda bastante.

  4. o pós parto mesmo é essa avalanche de tudoaomesmotempoagora que acontece com a gente.
    desde o peito até o fio de cabelo.
    sem neuras nem estresse, ok?
    certeza que vc tá fazendo tudo com o maior amor do universo e isso é o que importa.
    e não esqueça que você e lucas estão numa fase master de ADAPTAÇÃO. Logo, não se cobre tanto se as coisas não acontecerem de primeira.

    bjo bjo bjo
    ps: filhote tá um cute!!!!
    e vc uma gata!

  5. Caro, SE vc tiver tempo, vai uma receita caseira, até porque a gente NUNCA sabe o que tem dentro daqueles potinhos mágicos, ainda mais vc amamentando eu dou a seguinte receita INFALÍVEL.

    Vc já ouviu falar em BEPANTOL.
    Sim aquela pomadinha de bumbum de nenem.

    Veja ai, é a descoberta do milênio pros cabelos e pra pele:

    [ http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=bepantol+liquido&oq=BEPANTOL+liqui&aq=0&aqi=g10&aql=&gs_sm=e&gs_upl=7627l9201l0l6l6l0l3l3l0l397l397l3-1 ]

    Pois é, tem a versão líquida, que é a MESMÍSSIMA coisa, sendo líquido. se ainda em BONS ARES não tiver, te mando, pq serve até pro bumbum do Lu futuramente.

    Mas enfim, voltando ao cabelo a receitinha é:

    Máscara capilar de iogurte ótima para os cabelos secos, sem brilho e danificados.

    Cabelos secos
    – ½ abacate maduro;
    – copo de iogurte natural
    – uma tampinha de Bepantol líquido.

    Modo de Aplicar:

    Em uma vasilha misture tudo e passe essa mistura nos cabelos, massageando com a ponta dos dedos. Coloca uma toca normal, daquelas de plasticas, quando a gente quer tomar banho e não molhar o cabelo, ta? É só pra não te melecar…

    Obs: O Iogurte tem que ser Natural.

    Deixe por 1 hora – enquanto vc amamenta, troca fralda, da atenção aos dogs, posta no flog, dai da de mama de novo, entrega o baby ao Pedro e enxágüe.

    A MÃE É A MES,A AS PEITOLAS TB, OS FILHO LINDO IDEM…. MAS OS MEEEEEEEEEUS CABELOS!!!

    E parabéééééns Luquinhas!!!
    2 semanhas, meu adolescente favorito 🙂

    Ta passando rapido demais!!!

  6. Carol, não encana não! Tá tudo ótimo com o Luquinhas, tudo dentro da normalidade. Pelo o que eu me lembre nessa fase a média de ganho diário é de 23g/dia, super normal. Mas na real, DESENCANA de ficar acompanhando números, horários e afins… na boa, isso leva a loucura! rsrs… Pelo menos nesse primeiro mês… depois vc vai estabelecendo uma rotina aos poucos. Faça o que vc acha que tem que ser feito e observe seu filho pra ver se ele tá bem, no fundo nós sabemos. Cada bebê é de um jeito. Se puder evitar chupeta nesse comecinho, até ele acertar a pega do peito, acho válido.. as pegas são diferentes e pode confundi-lo.. vc vira um chupeitol ambulante, mas vale a pena! rsrs
    Aos poucos tudo se ajeita! Mta fé e força aí!
    Bjs

    http://cegonhatrends.blogspot.com

  7. Carol, tb passei por varios perrengues com amamentaçao, o ultimo foi essa semana com a Manu so tendo ganho 100gr em 10 dias..quase infartei..a pedi disse para eu dar de mamar a cada 2hr e volto a pesa-la na semana que vem…espero que ela volte a ganhar peso. Boa sorte ai. Bjs

  8. carol,
    primeiro parabéns para lucas, este lindo!

    sobre a amamentação: não encana que a cabeça estar tranquila é 90% do sucesso da amamentação. estes padrões de ganho de peso deixam qualquer mãe doida.

    se o peito estiver muito cheio e mamilo muito rígido é bom ordenhar até ele ficar macio de novo, melhora muito a pega. pelo que você está falando, já está fazendo tudo certo, não mais nada a fazer além de mandar good vibes.

    meus filhos também regularam 3×3 no primeiro mês, sem nenhuma técnica, além do silêncio em casa e dos rituais. falo muito sobre isso no blog. sempre fiz livre-demanda, mas também sempre teve rotina, ordem na casa. acho que isso é fundamental para as noites de sono e para a alimentação.

    cuidado para você não emagrecer demais, se alimente bem porque a amamentação consome muitas calorias, e são mais algumas "duas semanas" até desmamar o bebê – é bom ficar ligada nas taxas de anemia e tal. afinal é bom ser magra e saudável, né? minha médica mandava eu continuar tomando a mesma vitamina que eu tomava na gravidez.

    beijoca e parabéns pelas peitchas!

  9. oi carol… vi seu blog hj pela primeira vez…e me identifiquei bastante com vc… tb estou de baby novinho… aliás 2 babys, minhas princesinhas com quase 2 meses de vida… parabéns pelo baby

  10. Owwnn Carol que felicidade hein??
    contagiante, essa sua foto do casamento é linda hein??, vc esta radiantemente feliz e passa mta felicidade, e essa de ir pesar hein?? que blz, como assim perdeu isso em duas semanas??, cuidado heinnn, tem que comer pq senão fica dodói e quem cuidará do baby luquis? pode ser eu??
    beijoss
    até amanhã Boa Semana.
    Carol Biaggio

  11. Carol, Lucas é tão lindo! E sobre dicas sobre amamentação… pelo que você falou é questão da pega mesmo. Mas, se você tá preocupada com o peso tem uma dica que de repente é útil! Fazer uma ordenha manual antes da mamada no seio em que ele vai mamar.
    O "primeiro" leite que sai durante a mamada é o leite mais "aguado", que contém anticorpos, água, itens necessários ao bebê, claaro! E o leite posterior que vem depois de uns 10 a 15 minutos de mamada é o leite gordo, mais rico em gordura que faz o bebê ganhar mais peso. Se você tirar um pouco do leite antes de oferecer o seio, o Lucas vai chegar mais rápido ao leite "gordo" digamos assim, e vai mamar mais desse leite! Deu pra entender? rs
    Espero ter ajudado! Se você procurar na net vai achar sobre isso. Ah, e tem uma comunidade no orkut chamada GVA – grupo virtual de amamentação, é excelente! Muitas mãe e profissionais de saúde trocam experiências sobre a amamentação e tem muitas dicas boas!
    Beijão

  12. Aiiiiiiiii…amei o fato de emagrecer 10 kg em duas semanas…não que vc estivesse precisando…mas eu quero que isso aconteça comigoooooooo!!!!rsrsrsrsrsrkkkkkk…Tô mais que necessitada!!!…

    Agora sobre as peitolas…vc já experimentou pegar sol nas digníssimas???Olha…eu fiz isso desde o sexto mes de Gestação do Davi e deu super certo, mamas bem resistentes, agora sobre a pega do Luquitchous…acho que vc já está fazendo legal… já que ele ainda não pega sozinho toda a aureola, vc vai botando ela boquinha a dentro do pequeno mesmo, até que ele saiba fazê-lo só!!!

    BJS…………

  13. Carol, o pediatra falou pra vc levar o Lucas lá toda semana? Até quando? foi porque ele nasceu um pouquinho antes da hora?
    Aqui, normalmente é feita a pesagem no nascimento e na saída do hospital. Depois você leva o bebê ao pediatra, ali com 1 ou 2 semanas. Volta quando completar um mês e fica nessa de mês a mês até completar um ano.
    Eu já acho muito. Em alguns países da Europa, a frequência de pesagem no 1o ano é a cada 2 meses. Essa pesagem muito repetitiva gera essas neuras, porque o ganho de peso não é linear. Óbvio que nenhum bebê engorda todo dia a mesma coisa.
    Quando Emília começou com os alimentos sólidos (precocemente, com 5 meses e meio) porque "não estava ganhando peso adequadamente", minha mãe só resmungou: 'não sei pra quê ficar pesando esses meninos toda hora. Olha pra ela, ela está ótima!"
    E estava mesmo. Da próxima vez, não caio mais nessa.
    Bjos e confie nas tetas!

  14. Carol, uma vez eu fiz um comentário de mau gosto aqui (sem querer, tu não deve nem lembrar) e nunca mais me perdoei, e nem tive coragem de comentar de novo, mas segui lendo tudinho, acompanhando a tua saga, e te digo que o teu relato de parto foi lindíssimo, um dos mais legais que já li (e detalhados) 🙂
    Lucas está lindo, fico feliz em saber que tudo esta correndo bem. Eu tive um pouco de dificuldades nos dois primeiros meses para amamentar, e hoje já faz um ano e um mês que eu amamento o meu gatão aqui 🙂 Força na peruca, cuida a pega, depois que vocês se acostumarem bem a coisa vai ser ainda mais gostosa!
    beijos e parabéns

    (ah, desculpa eu, viu?)

  15. Olá Carol,
    Não fique tensa com o fato de ganhar ou não peso, até porque até aqui não foi nada alarmante, o o importante é que vc está repassando o essencial para um crescimento saudável que é seu leite materno, esse é poderoso e ninguém duvida. A minha Lana também tinha pega de peixinho, mas a medida que o tempo foi passando foi tendo pega de leoazinha, é que são bem delicados essas primeiras semanas para ambos, vc irá perceber que tudo fluirá espontaneamente. Vc está utilizando a técnica do nariz do bebê no bico do peito? Postei um vídeo bem legal ensiando, foi a que eu utilizei deu certo.
    Sobre a barriguinha, nem esquenta tanto, eu não fiz nenhum tipod e exercício, nem mesmo utilizei as famosas cintas e menina em menos de 6 meses estava mais tanquinho de quando engravidei a amamentação faz milagre hahahaha
    Bjao, Betania,

  16. Gente, tô aqui lendo seui blog e amando. Que relato de parto sensacional, que delicia deve ter sido viver tudo isso!
    E mais delicia de tudo deve ter ser esse princesinho com vcs, mas que bebê lindo, ownnnn babei!

    Beijos e parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *