Desde muito tempo (sei lá quando, minha memória já tá falhando), tenho contrações. São irregulares, nem sempre a barriga fica toda dura, nem sempre eu sinto.

Nunca nem cheguei a comentar isso com a médica, achava totalmente normal.

Só que, desde a semana passada, algumas contrações são doloridinhas. É coisa pouca, parece cólica menstrual fraca. Contei isso pra médica na última consulta que tivemos, na segunda passada, e ela sugeriu que poderia ser intestinal (oi, gases!), mas, de qualquer forma, era pra eu tomar um buscopan simples, repousar e observar se parava. Que o máximo que iria acontecer seria o bebê nascer. Rá.

Mas ok. Na minha médica, we trust.

No dia seguinte, ou melhor, na noite seguinte, passei com muitas dores. Ainda fracas, mas mais frequentes. Segui o conselho dela de repousar e observar: não fui trabalhar, tomei o buscopan. Passei o dia melhor e, de noite, me animei de ir no shopping comprar umas coisas que faltavam e comer. Ni qui… voltam as porras das contrações. Com dor. E com frequencia. Contei três em menos de meia hora. ARFE.

Resolvi que era hora de ligar pra parteira e ela se alarmou, a coisa tinha uma carinha de trabalho de parto. Maaas, antes de botar todo mundo tenso e sair loucamente pro hospital, pediu pra eu tomar mais um buscopan e descansar. Fiz e… parou tudo.

Passei o dia bem, fiquei confiante novamente, fui passar uma vassoura na casa e cozinhar e… mais contração. Outro buscopan, repousinho e pronto, cabou de novo. A parteira disse que, a partir de agora, é bom dar uma diminuída no ritmo, pois parece que estou sensível a essas movimentações mais agitadas (bater perna no shopping, ficar em pé muito tempo, fazer serviços domésticos etc.). Tinha planos de passear numa cidade próxima agora durante o feriado, mas já cancelei. Não vou parar de trabalhar nem nada, mas fato é que as coisas irão mais devagar.

Não fico nervosa se o Lucas resolver nascer por agora. Não é o ideal, mas, se Deus quiser, daria pra solucionar. Porém, estou com algumas dúvidas: é normal isso, meu povo? Contração falsa dói? Eu juro que achava que não… Será que é só uma preparação do meu corpo? Não tive nenhum tipo de perda de muco ou sangue, o bebê segue mexendo normalmente, não tenho dores nas costas e, sempre que paro com o que estou fazendo e tomo o tal do remédio, tudo fica ok de novo. Sendo assim, what the fuck tá rolando, gentes?

Minha médica e a parteira dizem que, se for trabalho de parto, a coisa vai rolar sem parar e vai se intensificar, não tem buscopan dourado que segure o processo. Se tá segurando, não é nada. Mas, até onde preciso ficar alerta? Será que é bom resolver a mala da maternidade, só assim, por via das dúvidas?

Enfim… não tô tensa não, só estou, digamos, em alerta (e viciada em chocolate – que meleca que é a propaganda da Páscoa, criou em mim uma necessidade primordial de almoçar e jantar o ovo Milka com Amêndoas que meu marido me deu, ai ai. Nossa Senhora dos Quase Diabéticos, segura na minha mão que eu vou ali comer um pedacinho de chocolate e já volto).
/
/

27 respostas em “34 semanas e um quase susto

  1. oi Carol, também tive falsas contrações, e doía que só… ficava alarmada também achando que chegou a hora. Segue o conselho de repousar, eu fiquei paradona a partir de 32 semanas, a Clara nasceu com 39. Eu dormia em média 15 horas por dia, não por recomendação médica, mas porque era bãoooo demais!
    Dorme bastante porque depois já sabe né!
    um beijo
    gabi

  2. Relaxa meu bem, eu comecei a ter contrações quando eu estava com 26 semanas, e nas últimas 6 semanas de gravidez elas vinham a casa hora e eram bem doloridas! Não só doíam como me dava uma vontade louca de fazer xixi. Coitada de mim a noite!

    E muitas vezes eu tive contrações regulares, a cada 10 minutos por exemplo, que viam e passavam, e fiquei tendo isso por mais de um mês!
    Meu bebê nasceu com 39 semanas e 4 dias, e porque foi induzido.

    E digo mais, eu acho que a prática leva a perfeição, porque eu tive tanta contração de Braxton Hicks que quando foi pra ter o Luca eu cheguei no hospital e praticamente espirrei o menino escorregou!
    Uma amiga minha ficou um mês com 4 centímetros dilatada e tendo contração todo dia, e ela também, chegou no hospital e teve a menina dela num espirro!

    Fica tranquila, seu útero só está praticando pro parto normal 🙂

  3. Carol, eu tive contraçoes de BH desde a 20 semana! No começo eu nao sentia nada, mas lá pela 28 semana elas começaram a doer. Era coisa beeeeeeeeem pouca, mas era como uma colicazinha menstrual bem fraquinha, mas doía.
    E olha… Olívia nasceu de 39 semanas de cesarea. Nao tive nenhuma contraçao verdadeira e nao tinha nada de dilataçao!
    Só diminua o ritmo q o Lucas espera 🙂

  4. Não tem buscopam dourado que dê conta é ÓTIMO.

    Vc já viu o vido de nascimento da minha irmâ? Coisa mais linda e animadora de ser…

    Ela, como vc, vinha tendo contrações e tudo mais, mas só teve Aline quando era pra TER mesmo.

    E o mais incrivel, em um PUUUUUUSH a menina veio e a kenga da minha irmã ainda ifocu com cara de modelo.

    Sei não viu?

    Olha ai me diz…

    Ah, eu sou a de blsa listrada, preto e branco, é que tinha pouco tempo que tinha feito a redução de estomago.

    É amiga, ja fui diabetica, dependente de insulina, furando dedido umas 4 vezes por dia e hipertensa. E hj? Hoje eu só espero minha vez de ser mae, porque tudo isso ai é PASSADO.

    A do encontro de amor entre papai e mamae vc pode pular… Mas veja ai o buchao crescendo. A última foto, ela no meu jardim em 3'35'' foi no mesmo dia que ela teve a bebê.

    O parto foi muito raaaaaaapido, até hj quero saber se saiu do pipiu mesmo!
    Hahahahahaha!

  5. Carol, sempre tive contraçoes tb, mas de uns tempos pra ca elas tem doido sim, nada daquela dor absurda, mas um incomodo, de as vezes eu soltar um ai…no curso que eu fiz ela foram bem claras, se vc tomar buscopan e passar, nao se preocupe, se vc mudar de posição e passar, nao se preocupe, agora se mesmo assim elas continuarem e so aumentarem a frequencia e intensidade, entao pegue a sua malinha e venha pro hospital. BJs

  6. Carol
    Nesta gravidez eu tive desde o começo e confesso que me assustava. O médico disse que o mais provável é que parte da dor fosse mesmo intestinal. Mas que algumas mulheres sentem as contrações quando a maioria não sente nada e explicou que o útero está sempre se contraindo e quando o bb vai crescendo, começamos a sentir mais.
    Na primeira gravidez eu também sentia, mas nem me ligava muito nelas não. Por mais doloridas que fossem, quando chegou a hora era muito mais forte e bem regular.
    BJS

  7. será que são as famosas contrações de braxton hicks????
    eu as tive e entrei em pânico nas primeiras vezes, liguei pro médico avisando que estava indo ao seu consultório pois estava com medo, lá ele 'diagnosticou' as tais contrações.
    se quiser ler mais esse link é legal
    http://brasil.babycenter.com/pregnancy/parto/braxton-hicks/

    li em algum blog das nossas mamães amigas, não lembro qual, que foi ao hospital achando que estava em trabalho de parto mas eram gases, super comum

    bjo
    Li
    londrescomfilhos.blogspot.com

  8. Li o post inteiro com muita atenção… e ensaiava coisas pra te dz, at´pe que leio CHOCOLATE!.. Essa delícia é super animadora de contrações… seu útero pode estar sensivel aos sinais um pouquito antes do tempo, então além do repousinho.. diminua com o chocodelicia…
    E tô com médica e parteira… não deve ser nada.. o Buscopan segura…

    beijos

  9. Carol, no final da gravidez, nessa epoca mesmo, eu comecei a sentir contrações doloridinhas.
    Eu tb sentia essas contrações desde sempre e eu perguntei e o medico me disse q era normal.
    Mas com 20 e poucas semanas ele teve q entrara com um medicamento q evita parto prematuro, mas Carol eu NAO TOMEI…rs…e NADA acoteceu!
    Dai com 36 semanas eu tb fui pra emergencia certa q estava em TP, com dores regulares e barriga mega dura! NADA! Eram contrações falsas, o medico me disse q é normal nessa epoca…a unica coisa q se tem q prestar atenção é no tempo q elas duram, ele me disse. Se durar mais de 20 segundos cada uma, pode voltar pro hospital e se elas forem constantes, tipo de 10 em 10 minutos, senao, NORMAL!
    E olha q eu tinha isso e nao tive 1 cm de dilatação pra contar historia! rs
    ENtao RELAXA!
    Agora na reta final, tudo e qlq dor vai te desesperar, mas é tudo perfeitamente normal!

    Beijos

  10. Xiii… acho que o Luquinhas tá querendo conhecer o mundão aqui fora. Mas como tudo tem sua hora, o que tiver que será ná amiga!
    Feliz Páscoa pra vcs e na próxima o Luquinhas já vai estar comendo chocolate kkk…
    Beijokas.

  11. Eu tinha muitas contrações, desde a 17 semana, só que teve uma vez que nem buscopan resolveu e tive que tomar dactil OB para segurar o mocinho na barriga. Depois eram só as contrações, com muita dor, como se fosse uma cólica, e sempre que tomava buscopan passava.
    Mas, tipo, era sinistro ver a barriga ficando quadrada, redonda, quadrada novamente, triangular e todas as formas imagináveis por causa das contrações!!

    bjos

  12. ai amiga q baita susto ein?
    nossa!
    mas tbém vc ñ para essa pança no lugar……rsrsrs
    repouso é repouso………..rsrsrs
    qnt a malinha da maternidade.Bom se eu fosse vc ela já estaria pronta a mto tempo pra q ñ ocrra o risco de outras pessoas terem q arrumar.
    bjokas e feliz páscoa!

  13. Carol, tive vários tipos de dorezinhas, mas elas passavam só com repouso (sem remédio). Se o seu corpo está te pedindo para parar um pouco, escute-o. Aliás, escutar os sinais do corpo é primordial, ainda mais nesta fase (e no parto).
    Beijos

  14. Minhas contrações falsas sempre foram doloridinhas e da 34ª semana até quando a Maria Clara nasceu, eu sofri com dores muito fortes na lombar acompanhadas de contrações. eu sempre achava que ia nascer, mas cheguei nas quase 39 semanas com o útero lá em cima e sem dilatação. Meu médico disse que é super normal porque é sinal de que os ossos da bacia começam a se dilatar, o bebê encaixar, os ligamentos vão se estendendo ao máximo. Mas pro bebê nascer, isso tem que ser forte mesmo e ritmado. Não é tão fácil assim. Acho importante você fazer o repouso porque no final ficamos mesmo sensíveis a qualquer esforço, mas fique tranquila que o baby nascerá no seu tempo certinho, você vai ver! 😉

    Beijo, beijo!

  15. Eu tive dilatação desde cedo (mais ou menos depois de 30 semanas) e a partir daí sempre sentia contrações. Tinha vezes que minha barriga ficava mega dura, eu até me espantava. Conversei com a médica e ela disse que era normal, nada mais do que uma preparação do corpo para o momento do parto.

    Fica tranquila e começa a diminuir o ritmo que o Luquinhas vai longe ainda (o final parece uma eternidade!).

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

  16. Carol,

    Eu quando tive o meu Luca tive isso igualzinho. Nao lembro quando comecou mas com 33 semanas tive um susto desse. A coisa ficou pior com o passar das semanas. As contracoes falsas eram bem doloridas e as vezes duravam horas. Teve dias que tive isso das 2 da tarde ate as 10 da noite. Ficava exausta. Nao se preocupe nao que nao é nada. Vc. tem bebido bastante agua? As vezes se a gente bebe pouca agua desidrata um pouquinho e vem essas contracoes. Nao se preocupe, para vc. ter uma ideia fiquei semanas e semanas assim e nao entrei em trabalho de parto de jeito nenhum. Fiz uma cesaria com 41 semanas. E minha medica falava a mesma coisa, se for trabalho de parto nao passa de jeito algum

  17. Olá Carol, sou novata por aqui. Tenho um blog tbm. O "mulherquepariu" e me interessei muito pelo título da postagem.

    Eu sentia muitas contrações a partir da 20ª semana. Mas nunca com dores. Somente quando a bolsa rompeu com 39 semanas.

    Eu fazia muito esforço físico. Muito mesmo. A consciência pesava no final do dia, mas eu não conseguia ficar quieta. Mas como nunca senti dores, achava que "podia".

    O importante é que você está sendo monitorada pela médica e a parteira. Então, é sinal de que está tudo certinho.

    Um beijo.

  18. oi carola…
    eu não tive falsa contração, logo não posso palpitar nada aqui. se dói e qualéqueé.
    mas vou insistir na tranquilância gestacional.
    curta.
    curta pq teu filho é um fofo, pq o kit de barço ficou uma graça e pq os teus cães vão amar o pequeno…

    ah! sobre os dogs… vai na fé que tudo se ajeita. logo eles vão ser um trio armando pra cima de vc.

    bjoooooo

  19. "Minha médica e a parteira dizem que, se for trabalho de parto, a coisa vai rolar sem parar e vai se intensificar, não tem buscopan dourado que segure o processo."
    Assino embaixo. O colo tá fechado? Se estiver, não tem com o que se preocupar. Só diminuir o ritmo mesmo. Aliás, um banho morno ajuda a acalmar esse falso TP. Beijos!

  20. Carol e meninas…que delícia suas histórias. Estou aqui com 34 semanas e as malditas contrações…com e sem cólicas. Estou doida porque meu médico me botou de repouso!!!! Me sentindo só, angustiada por não poder ajeitar o que ainda falta. Mas depois de ler seu post e os comentários, Que Delícia!!!! Pude rir tanto que até relaxei. Quer saber? Que Mané repouso absoluto q nada. Descobri q meu precavido amado médico deixa todas as gestantes de repouso ao menor sinal de contrações. Por isso decidi q vou, bem tranquilinha, fazendo aos poucos o q falta e respeitando meu corpitcho! Obrigada por compartilharem a experiência, foi ótimo!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *