Eu falei outro dia que já estava chegando no terceiro trimestre e isso gerou muitos comentários. Algumas comemorando que já tá no final, outras ficaram surpresas que passou muito rápido, outras disseram ainda que tá no final porra nenhuma, que terceiro tri demora pacas. Também me pediram ajuda pra contabilizar suas próprias gravidezes e teve ainda quem dissesse que eu não to no terceiro trimestre não.

Muito bem, dito isso, vamos brincar de contar? Tão afins? Tão com a calculadora? Com paciência? Com saco? Com falta do que fazer?

Então sijoga comigo e discorde se quiser/se puder/ se for capaz (hohohohoh):

Informação inicial pros desavisados: uma gravidez tem MAIS que nove meses. São 280 dias – 40 semanas – contados a partir da data da última menstruação.

Ah, mas eu não tava grávida quando menstruei, como pode isso?
Ah, mas eu sei exatamente o dia em que ovulei! E foi duas semanas depois de menstruar!
Ah, então essas contas são uma mentiraaaa!

Ok, cara amiga, mas os médicos contam assim. Pra evitar erros, tipo em casos de ovulação tardia e outros (não sou médica, não sei quais são os “outros”. Mas pergunta pro Google que ele deve saber). E, se os médicos contam assim, assim a gente compreende a gravidez – ou não, veja a seguir.

E como transforma isso em meses?
De quantos tempo estou grávida, afinal??

Só Deus sabe.

Eu também tenho essa dúvida. Tem várias teorias por aí e eu gosto muito de duas: se tua última menstruação foi num dia 27 (como a minha, rá), tu completa mês todo dia 27, né nega? Mas, a gente bem sabe que os meses tem 30, 31, 28 ou 29 dias. Aí, pra contar meses como espaços bonitos de tempo de 30 dias (HAJA saco pra contar isso na mão), tem um programinha circulando por aí chamado gravidometro.
Olha o meu, por exemplio:

Aniversários da barriguinha:
1 mês: 26/09/2010 – 4 semanas e 2 dias.
2 meses: 27/10/2010 – 8 semanas e 4 dias.
3 meses: 26/11/2010 – 13 semanas
4 meses: 27/12/2010 – 17 semanas e 2 dias.
5 meses: 26/01/2011 – 21 semanas e 5 dias.
6 meses: 25/02/2011 – 26 semanas
7 meses: 28/03/2011 – 30 semanas e 2 dias.
8 meses: 27/04/2011 – 34 semanas e 5 dias.
9 meses: 28/05/2011 – 39 semanas
Data Provável do Nascimento: 03/06/2011

De acordo com este programinha, então, eu completo 6 meses de gravidez amanhã, dia 25/02 e não no dia 27/02, como eu tinha imaginado. Passados os primeiros 6 meses, estaria entrando no terceiro tri, certo? Se só faltam os meses 7, 8 e 9, entendi que seria assim.

Mas, segundo alguns, tá errado. Porque se eu entrar no terceiro tri amanhã, terei um trimestre de gravidez que vai durar 98 dias – e não 90, como um TRIMESTRE deveria ter.

AI MEU CARALEO TRIPLO.

Mas, se a gravidez tem 280 dias, ela não é divisível em trimestres, concordam? São 3 trimestres + 7 dias. Ou cada trimestre deveria ter 93,333333 dias.

Ah, que ótimo.

Então, seguindo esse raciocínio, eu entrarei no terceiro tri somente na quarta que vem, dia 02/03, quando estiver com 186,6666667 dias de gravidez. E não apenas na quarta que vem, mas na a partir do segundo terço desse dia (pra contemplar os 0,6666667). E claro, o segundo terço vai depender de que horas eu entendo que esse dia começa: meia-noite, na hora que eu acordar ou a partir do horário que eu acho que engravidei.

Ei, mas peraê, eu não sei quando engravidei! Eu só sei quando menstruei da ultima vez!!

FUDEU!

Pra melhorar mais um pouco, minha querida amiga Paula veio toda delicada dizer que eu não to no terceiro tri não, que é só a partir da semana 28. Que o primeiro vai até a semana 16 e o segundo a partir das tais 28. Hahahahaahha. E eu me lembrei que o livro “O Que Esperar Quando Você Está Esperando” fala de números parecidos com esses que ela comentou (não me lembro se são exatamente esses).

E pra terminar a confusão: eu completo semana toda sexta, looogo completarei as 40 também numa sexta (não é?). Segundo o gravidometro e todos os outros sites que olhei, a DPP é dia 03/06 – olha que surpresa, uma sexta-feira. Aí, minha médica, com suas contas mágicas, decidiu que eu vou parir no dia 05/06, um domingo. Como ela chegou nessa conclusão? Não sei. Só sei que foi assim.

E que, na ultima consulta, quando ela me perguntou de quantas semanas eu tava, eu respondi: NÃO SEI. Porque né? Quem há de saber?

Dito isso, eu e minha falta de lógica interna decidimos que: cada trimestre da minha gravidez dura 13 semanas. A cada 13 (ou 91 dias, como queiram), eu saio de um tri e vou pra outro. Os dias que sobrarem no final, SOBRARAM. Ca-guei. Ficam de presente pra minha ansiedade se divertir.

Dito isso, matematicamente correto ou não (e benzadeus que decidi fazer Jornalismo pra viver), amanhã completo seis meses de gravidez, 182 dias percorridos, 98 days to go, 26 semanas, 14 to go e um, SÓ UM, trimestre pela frente.

Hoje é o ultimo dia do label “segundo trimestre”.

E isso é muito importante porque… er…er… não é.

beijo, brigada por ter lido!

/

/

41 respostas em “Sobre as contas gravidícias

  1. Fiquei doida ahahahahahah
    Acho (pq não consigo ter 100% de certeza) que completo semana toda Segunda feira, isso é claro seguindo o raciocícnio do médico. Então segunda que vem 28/02 completo 13 semanas, sendo assim entro no segundo trimestre, né? …mas olha tenho que confessar que essa contagem é mais complicada do que eu imaginava…
    Bjssss
    Dani

  2. Ah, a matemática é muito enxerida pro meu gosto. Pq gravidez não é um troço tão certinho. Aliás, o calendário é um troço inventado pela humanidade e a matemática não deveria querer meter o bedelho em coisas humanas. Enfim. Eu trabalho com exatas, adoro o que faço, mas tem horas que a matemática me enche as paciências. E o trimestre é teu e vc não deve satisfação pra ngm, num eh mesmo? :op

    Beijo!

  3. Isso ai, deixe dias sobrarem, tbm tô assim!
    Já me disseram de tudo, mas eu me coloquei no terceiro trimestre com 26 semanas, quem não concorda que conte sua prórpia gravidez diferente! Radicalizei…rsrs
    Agora deixa eu contar pra vc: ficamos doidinhas pra chegar o último tri, mas gezuis, ele leva mais ou menos uns 15 anos pra passar!!! Sinto que os dias tem 72h, e as semanas pelo menos um mês!!!
    Minha nossasenhoradaansiedade que me salve!

    Bjinhosssss

  4. Na primeira gravidez eu demorei muito pra entender essas contas. Aí resolvi deixar os decimais de lado e assumir algumas coisinhas:

    – quatro semanas de gestação não são 1 mês porque só 1 mês do ano tem 28 dias, então não adianta só dividir por 4 como muita gente faz (e haja saliva pra explicar isso pra quem não tem filho)

    – considero cada mês completo mais ou menos na data que acho que engravidei, por minha própria conta e risco

    – temos um período de quase 1 mês que o bebê pode nascer: 38 a 42 semanas. então quando cheguei na semana 38, parei de contar. tô de nove meses e pronto. Bia nasceu com 41 semanas e pra mim continuou sendo 9 meses

    – conto as semanas pelo gravidômetro, considerando a data do ultrassom de 15 semanas que pra mim é o período mais confiável

    Enfim, quando me perguntam, sempre tô de "mais ou menos quatro meses e meio", rs. Ou "umas 20 semanas". Exatamente porque a gente não sabe data exata de nada, é tudo estimado, e esse tempo "extra" que o bebê pode ficar na barriga derruba qualquer conta né?

    Beijos!

  5. Eu sempre dizia/acreditava na data mais proxima ao parto. Ao inves de dizer que estava com X meses completos dizia que já estava no mês X+1. Assim parecia que a gravidez passava mais rápido!

    E sobre as semanas, tem tudo aquilo da DDP nao bater com o primeiro ultra, depois com o segundo…e os ultimos então? Nunca batem!

    beijos

  6. tem uma outra maneira que encontrei e considero verídica:

    os meses da gravidez são contados a partir do calendário lunar, por isso têm 4 semanas. se você ver em qual lua (ou próximo de qual) engravidou/ovulou e contar 9 luas a partir daquela, será sua DPP.

    é fácil e romântico!

    beijo!

  7. não sei nem dividir a conta do bar, quemdirás! mas curto a data 03/06 viu. minha irmãzilda nasceu nesce dia e é uma geminiana legalzinha. ai, acho lindo nascer em junho! no verão que vem, já vai estar engatinhando no parque!

  8. Imagino se Vc tivesse feito economia, ui, ainda bem que foi jornalismo.

    Eu completava semana toda vez que recebia o mail do baby center, hahahha e quando perguntavam eu falava em meses porque dava uma canseira explicar esse negócio de semana…

    O importante é VC se satisfazer com o período que se encontra e o bb estar bem, o resto são APENAS números.

    Bjs pros dois.

  9. Carol,

    Não tô grávida, nunca estive, mas chorei de rir! O negócio é o seguinte, faço aniversário dia 1/6 e por isso, sem nenhuma matemática, torço para ser esse o dia do nascimento do Lucas! Só para eu não esquecer nunca mais!

    beijos

    Sil

  10. Olha.. ri e muito.. e fiquei confusa com todas essas contas tbm..
    No meu caso foi assim.. eu sempre achei q se contava a gravidez por meses, mas grande foi a minha surpresa quando meu Obstetra Japa disse que era em semanas e tentou e explicar um zilhao de vezes..
    No final entendi (ou ñ) a contagem das semanas.. e os meses (como nunca batiam.. ) ele me disse para contar a partir da DPP… Tipo.. minha DPP era 14/01.. então todo dia 14 eu completava um mês…
    Foi confuso.. nunca entendi.. e resolvi seguir pelas semanas mesmo q tava tudo certinho!! rsrs
    Laís nasceu no dia 11/01 (entrei em trabalho de parto mais foi cesarea)..
    Então.. fora a confusão dos numeros. o negocio é ficar ligado no DPP e esperar para ver a carinha mais que linda do pequeno Lucas!!!
    Bjnhos!

  11. sabe o que eu fiz? quando a médica disse: você está com X semanas! eu anotei na agenda e marquei toda a agenda no dia da semana certo com a quantidade de semanas… simples assim… quando fazia US batia e eu ficava bem feliz e nunca questionei isso… que coisa!
    beijoca

  12. É por isso que é melhor contar em semanas. Contar em meses é pra leigos. Achava estranho esse trem de contar em semanas antes da primeira gravidez da Lia. Hj já acho super bizarro quando perguntam "Tá de quantos meses?"

  13. vc é incrivelmente divertida!! no meu caso foi mais dificil de entender porque sempre que ia ao medico tava no meio de alguma semana, era sempre 9 pra 10. 19 pra 20 semanas…enfim um saco! no final já tava dando patadas em quem vinha me perguntar de qtos meses eu tava…kkkk humor de gravida no terceiro trimestre é um perigo…bjos boa sorte!!

  14. Carol, minha querida…
    join the club..
    pior é que eu nem sei quando foi minha última menstruação…
    Acho que estou de 32 semanas… acho.. pq cada ultrassom me diz uma semana diferente…
    Minha data provável de parto já foi de 25, 18 e depois 9 de abril… pelo menos continuou no mesmo mês…

    Beijo querida
    Bem vinda ao 3o trimestre!

  15. As vezes o médico acha que dormiu conosco e com o marido na cama, pra afirmar com tanta certeza o dia q o baby foi feito!!!
    eu por preguiça resolvi aceitar o que seu doutor disse. São 11 semanas no momento!!! Quanto a sua, acredito no que vc disser. São 6 meses? tô contigo, na espera do Lucas!!!
    bjobjo

  16. Vixe carol..eu tb me embanano toda com esses calculos..meu medico conta os meses por semanas, a cada 4 semanas 1 mes..so que dai, ao inves de ficar 9 meses embuchada eu ficarei 10..oi? Entao, por ele, como estou de 28, completei 7 meses (de 10 e nao de 9 – ai embanana td)..entao entre mortos e ferido eu digo para as pessoas que estou de 7 meses (completos ou nao, o que importa, ninguem pergunta, hahah). Bjs

  17. CAROL É TUDO UMA ZONA ESSA HISTORIA. EU NUNCA SABIA PQ EU SOU UM SER HUMANO DIFERENTE NE….ENGRAVIDEI SEM ESTAR MESNTRUANDO HA MEEESES, ENTAO EU NAO TINHA UMA DUM PRA CHAMAR DE MINHA, ENFIM!!!! RS
    FOI TUDO CALCULADO PELOS US Q EU FIZ. SEMANA PÓS SEMANA.
    BOM, EU E MEU GO CONTAVAMOS A VIRADA DE CADA MES DE GESTAÇÃO TODO DIA 20, VISTO Q MINHA DPP ERA 20 DE DEZEMBRO ONDE EU COMPLETARIA 9 MESES DE GRAVIDEZ. ENTAO TODO DIA 20 EU VIRAVA O MES, SIMPLES ASSIM. MAS EU CONSIDEREI A ENTRADA (A MINHA) NO TERCEIRO TRI QDO EU FIZ 28 SEMANAS! DAI SIM EU TAVA NO 3º TRIMESTRE! ENFIM…RS

    BOM, SOBRE O 3º TRI SER O MAIS DEMORADO, É VERDADE AMADA! ELE É. DEMORA PQ AI COMEÇAM OS DESCONFORTOS TODOS, MAS CALMA, LÁÁÁÁ PRA 35º SEMANA SÓ! MAS TUDO DÓI, TUDO PESA, UM HORROR SEM FIM! POR ISSO ELE DEMORA E PARECE ETERNO PQ TUDO Q A GENTE QUER É Q O BB NASCÇA LOOOOOGO!

    ESPERO TER AJUDADO…RS

    BJOS

  18. Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha Ela É doida demais! Ó, eu desisti dessas contas, juro, pirei, ainda mais que eu não sabia a data da última menstruação, então imagina a dificuldade elevada ao cubo, né? Daí que eu resolvi relaxar. O médico disse que completava mês todo dia 28, então cri, cri piamente e não discuti mais rssss. Estou com 26 semanas (completas) mas vivendo a semana 27 já, que completo aos domingos, rs, e escolhi por livre e espontanea falta de saco que daqui a quatro dias será meu último dia do segundo trimestre. Pronto. Até porque, pra que continuar pirando e discutindo com o marido esse negócio de tempo se no final quem decide tudo mesmo é a Olivia que não sabe nem falar, quanto mais contar, então tá né?
    Me divirto por aqui, rs.

  19. EEEEEEEEE…
    E vc n sabe da maior das notíias?!?!? Fui até perguntar a uma prof sobre o primeiro Tri.. ela disse q se ompreende entre 13 as 16 semanas… heheheh. Então eu e v estávamos certas.. hihihi.
    Quer uma outra fórmulinha linda pra contagem de mês/semanas?
    Eu juro que aprendi isso e transformar semana em mês, mas na época não pressenti que seria tão útil.. vou dar uma estudadinha..
    beijossss

    24 de fevereiro de 2011 17:43

  20. ai jesus! é matemática demais para uma jornalista mesmo! tbm sou e não simpatizo nenhum pouco com os números.

    como nem eu entendo das semanas, meses, trimestres da minha gravidez, quando me perguntam eu digo cada vez uma coisa!

    beeijos!

  21. Relaxa Carol…a Alice, por exemplo, nasceu de 41 semanas e 3 dias (de acordo com a data da última menstruação). Mas pelas contas do dia que tenho quse certeza que engravidei, ela nasceu de 39 semanas e 5 dias…
    Hehehe,e segundo minha mãe, euzinha nasci de 42 semanas.
    Isso é mais do que nove meses…hehehe.
    Bj em vcs.

  22. AAh, então o Lucas e a Anna farão aniversário pertinho!!
    Estas contas de semanas, meses são complicadas, confesso que entendia tudo quando a Anna estava aqui dentro, quando ela saiu, eu magicamente esqueci! hehehe
    bjs!!

  23. Carol, essas contas são uma confusão mesmo. O bom é que dá para escolher em qual trimestre / mês / etc você está.
    Quando me perguntavam: "você está de quantos meses?", eu respondia cada hora uma coisa… hahaha.
    E fiquei de 09 meses uns dois meses, era bem divertido responder "09 meses" e ver desespero do perguntador: "tira essa louca daqui que ela pode parir a qualquer momento".

  24. Como diriam duas amigas médicas, o dia que os obstetras decidiram contar a gravidez em semanas, parte do charme se perdeu. Eu, passei a usar só semanas depois que uma chata de galochas veio tentar me dar uma aula de matemática e raciocinio ilógico que fariam suas contas uma aula de jardim. Quem quiser que faça as suas contas e pra pior tudo eu ainda dava a data provável as 42 semanas o que deixava todo mundo louco fazendo contas, não sei por que.
    Beijos

  25. Eu abandonei a contagem por meses mesmo antes de estar grávida, já sabia da contagem de semanas, e pra mim me pareceu mais lógico, adoro dar "aulinhas" pra recém gravidas de como contar hihihi comemorei com o marido qnd completei s 12 primeiras semanas, as mais sensíveis…e assim foi até a Alice nascer com 38 semanas e 4 dias 😉
    bjs

  26. kkkk pelomenos descobri que eu nao sou a unica doida kkkk faço essas contas todos os dia e ainda nao entendi kkkk pelas ultimas ultras que começou com 18 semanas eu faço semana toda quarta e na proxima quarta dia 29/01 estaria fazendo 35 semanas por dando minha filha nasceria ate dia 5/3 com 40 semanas tudo lindo ne kkkkk so que agora minha medica que ja mudou pela terceira vez resolveu fala q minha filha nasce dia 10/3 parece pouco mais vcs nao tem noçao da minha ansiedade ainda mais que nao sei a data da minha mestruaçao e ate hj nao consegui descobri qnt engravidei kkkkk o que eu queria muito saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *