Vamos falar de coisas mais amenas, então? Vambora.

Desde que engravidei, diante dos problemas, acabou que não curtir supers a coisa toda. Grande parte do tempo, estive em repouso ou vomitando, então ainda não bateu a vontade capitalista selvagem de sair por aí comprando qualquer coisinha de bebê que eu vir pela frente. Mas sei que esse momento ainda há de chegar. Até porque precisa montar enxoval. Ô palavrinha pra me assustar essa, viu. Depois que casei, achei que não ia ter que viver esse pesadelo de novo, mas ó, que ingenuidade. O tema enxoval ataca novamente (meda!!!!).

Tudo isso pra dizer que não comprei nada ainda, mas já tô preocupando.

O que sim comecei a fazer foi abrir um excelzinho (ADORO um excel) pra tentar começar a planejar a questão. Planejamento esse que talvez dure mais que a gravidez. Porque gentes, tem coisa mais complexa do que montar todo um aparato de sobrevivência para uma pessoa que ainda não chegou ao mundo? Pessoa essa que você ainda não sabe o tamanho, o sexo, os gostos, as necessidades? Viajo TO-TAL. Já viajaria de qualquer jeito, mas ainda por cima fui descobrir que há toda uma nomenclatura diferenciada pra vários elementos, tipos: mijão (pra mim, é quem faz muito xixi), pagão (pra mim, é quem não é católico), moisés (pra mim, um profeta). Outro dia tava lendo um exemplo de enxoval que ganhei numa loja e, conforme ia avançando na leitura, eu ria como se estivesse rindo de livro de piada. É hilário o tamanho do absurdo (e do gasto também, meu cartão de crédito vai rir à beça).

Depois, ainda me liguei de uma coisa importante: não dá pra sair por aí comprando qualquer coisa que achar bonita, tem que pensar em tamanhos (que também já descobri que não há padronização, tem que ir no olhômetro), época do ano que o bichinho vai nascer, tecidos confortáveis, fáceis de lavar, sem fru-frus que possam dar alergia, evitar desperdícios e por aí vai. Fora os elementos que não são roupas (cabeça de mãe de primeira viagem só pensa em roupa e esquece do resto), tipo mantas, cueiros (quem?), fralda de mão, fralda grande, fralda pequena, fralda de pé, fralda de braço, edredons, plushs e muitas outras palavras doidas que eu não sei o que querem dizer (tem curso de enxoval? minscreve?).

Maaas, ainda há muuuito tempo pela frente. Muito muito muito tempo (não discordem, faz favor). Então, vou seguir fingindo que não é comigo, sem comprar Lada, só ganhando um presentinho aqui, outro acolá e achando que TÁ BOM.

Ó aí o que já ganhamos:

tadinho do meu filho pobrinho que só tem meia dúzia de bodys, mas pelado já não vai mais ficar.
ó que cuti-cuti que a tia Ju deu. Pra não ter nada de palhaçada de querer ser argentino.
Sapatinhos. Dizem que é inútil, mas who cares, né? O do Botafogo foi meu pai que deu e eu achei o máximo e Maridón flamenguista não curtiu. O vermelhinho dizem que dá sorte pra sair da maternidade.
Girafinha fofis que minha amiga Aline deu. Vem abraçada com uma mantinha super delícia. Peguei amor e quero abraçar a mantinha também. Pode, filho?
Pra não dizer que sou zura não comprei nada: um belo dia de maio, eu decidi comprar alguma coisa bunitinha pro meu filho inexistente, sei lá, acho que pra mover as energias do universo e incentivá-lo a vir. Fiquei horas na loja namorando coisinhas e até que achei esse body muito simpático (é body mesmo ou tem outro nome?). A moça da loja perguntou se eu estava esperando baby, eu falei que não, que o presentinho era apenas uma idéia. Dois dias depois, descobri a gravidez. Rá!
Bom, gente, o papo do enxoval termina por aqui. Mas, como já anunciei no título, é assunto infinito, então, em breve, voltaremos com mais um post feito especialmente pra mim pra você na programação deste blog.
muah!

31 respostas em “Enxoval – parte 1 de infinitas

  1. Carolzita, também fiquei perdidinha com estas nomenclaturas na primeira gravidez. Como o seu vai nascer no verão, use e abuse de bodies (este que vc comprou é um macacão mesmo e é liiiindo, além de ter te dado sorte). Mijões são calças para usar com bodies. Meias são sempre bem-vindas. Mantas vc não vai usar muito no início (pq aí o calor é fuerte, né?). E vc está certa em não comprar nada ainda, espera saber o sexo e vc se sentir melhor. Se precisar de ajuda, estamos aqui (não aceite tudo o que te empurram nestas listas e nas lojas, tem muita coisa inútil).
    Beijos

  2. Carol, eu tenho um armário cheio de coisas para a Helena – uns 90% eu ganhei, me disseram que eu precisava e foram me dando, eu aceitei, né.
    Mas enfim. Não tenho a menor idéia do que usa ou não. As coisas que eu comprei foram umas roupinhas liiiiiiiiiindas (todas depois que eu soube o sexo) e um jogo de lençol – eu tinha ganho dois e me disseram que era bom ter mais um (um em uso, um lavando, um de reserva. Como tenho três jogos para a minha cama, achei que tinha lógica).
    Enfim. Daqui a pouco vou saber o que usa e o que não usa e posso te ajudar mais. Por enquanto, apenas digo que é todo um mundo novo de nomes estranhos, mesmo.

  3. Geralmente não posto aqui, embora leia sempre. Mas aí vai a opinião de um mãe que já não brinca de enxoval tem tempo.

    Essas nomeclaturas são fáceis depois q vc vê exemplos praticos na loja. Pede pra ela mostrar, mesmo, pega olha, analisa, anota, tira duvidas, e não fica muito em dúvida pra comprar não.

    E se concentra tb em não comprar só tamanhos miudos, bebês crescem muito rápido.

    Bem, eu sempre comprei coisas lindas e simples, muito algodão, rolava também uns jeans (feitos pra bêbe), uns sapatos (eu usava todos, ele só andava combinando, tadinho)

    Quanto aos bodies são tipo DE DEUS, sério, eles seguram a fralda no lugar, não deixam o bebê ficar com a barriga descoberta, são praticos e tem uns lindos. Pode investir, investi tb em calça (mijões) de malha dessas bem simples, era bodie sem manga e calça(as vezes short), pagão eu achava fofo e fresquinho mas as vezes ficava meio desconjuntado.

    Isso que vocês comprou é um macacão, tem curtos e compridos.
    (ESSE É LINDO)

    Se for menina, pode rolar uma vibe barbie,né? Mas ainda acho que essas dicas continuam valendo.

    Falei um monte mas é que eu adoro esse assunto.

    Beijo.

  4. Carol, no meu blog tem uma aba lá em cima chamada Enxoval da Olívia. Clica nela que tem um link para um excel com o enxoval completo dividido por seçoes! Só não se assuste com o tanto de coisa que precisa tá? Eu comecei a comprar as coisas depois que descobri o sexo, que foi com 14 semanas. Dá tempo sim!

    Aquele que vc comprou não é body, é macacão. Body é sem perna! hehe

  5. êeeeeeeeeeeeeee o body que a tia ju deu ta ai!!! Olha, por mim eu já tinha caprichado nas compras… mas como esse tal de sequiço dos anjos, ooops, dos babies demoram vidas para serem descobertos… estou segurando a minha onda.

    Pq nada me tira das idéias de que é uma menina! Então, eu comprei algo neutro, mas já pensando na calça rosa pink que eu vou comprar para acompanhar o body cinza chumbo. ha-ha

    beija e mega saudades!

  6. Carol, se alguém desmentir que tem mto tempo ainda, eu entro em desespero! Pq tb não comprei na-da! Só gnahmos presentinhos. assim como vcs!
    E vc está bem na minha frente pq ainda nem comecei a ver oq tem que comprar! hehehe

  7. Carol, depois de uma pesquisada você já começa a decifrar esse mundo encantando dos produtos infantis.

    Tem quem compre 'tudo' (no caso um enxoval completo), eu comprei de tudo um pouco, até algumas coisas inúteis (vergonha, vergonha), mais para saber o que serveria para mim. Conforme eu fui usando e gostando (ou não), comprei mais. Não sei se é mais prático assim, mas para mim funcionou muito bem.

    O que importa você já sabe, que a coisa tem que ser útil e confortável, o resto vem com o tempo (como tudo na vida, né não?).
    Mas vou repassar uma frase que meu namorido me falou quando eu estava preocupada com o enxoval da Juh:
    "Se faltar alguma coisa, enrolamos ela numa camiseta minha e saímos para comprar! Tenho certeza que ela não vai se importar."

    Uma boa semana com menos enjoos. Beijos

  8. Depois que você souber o sexo do bebê (se quiser saber, obviamente), vai ficar bem mais gostoso montar o enxoval, você vai ver.
    Não se preocupe, vc não está atrasada com isso, não, tem tempo ainda pela frente.
    Mas só fico pensando na delícia que deve ser fazer um enxoval em Buenos Aires, porque acho a moda para bebês e crianças daí linda. Acho que eu ficaria louca se morasse por aí. Ah, e aproveite as liquidações pra comprar bastante nas melhores lojas.
    Depois, aos poucos, a gente vai te ajudando com algumas dicas – se bem que o que se usa e o que não se usa é bem relativo, viu. Algumas coisas me disseram que eram inúteis e eu usei bastante, outras me recomendaram e eu nunca senti necessidade de usar. Tem coisa que só vai rolar na prática mesmo, dentro da dinâmica da tua casa.
    Mas vc vai curtir montar o enxovalzinho, especialmente as roupas. Essa parte é uma das delícias da gravidez.
    Beijos

  9. Carol, liga não que eu estou de 07 meses e ainda não fiz enxoval.
    Ganhei muitas coisinhas, fiz o chá de bebê semana passada e agora fiz uma listinha do que falta.
    Todo mundo me aconselha a não acumular muitas roupinhas , que a neném vai perder muito rápido.
    Tenho uma sobrinha de 07 meses e estamos herdando váaaarias coisas dela, e eu e o papai estamos adorando.
    Tem muita coisa mesmo pra comprar.
    Mas não me deslumbro.Acho que você não deve ser do tipo que vai fazer enxoval muito fru-fru (essa é a impressão que passas, pode ser que errei, desculpa aí…)
    De qualquer forma, quando vc descobrir o sexo, começa a ver a vida 'em cores', tudo muda e a gente se anima mais.
    A primeira coisa que comprei pra minha baby foi um body com meia do São Paulo, nosso time, no dia que soube da gravidez, e dei pro marido de presente.Como é uma menina, ela vai usar com lacinho vermelho…

    beijos

  10. Ai carol, nao da pra nao rir ne??
    Sabe eu trab numa loja de babies, de nursery ate roupas
    http://www.jojomamambebe.com

    e qdo comecei la, fiquei perdidinha da silva, pq se ja em portugues eu nao sabia nada imagina em ingles!!!
    Mas a gente aprender, ah se aprende..
    Olha, aqui as maes sao mais relax em relacao a roupa deles serem usadas ou nao, entao fica super facil comprar um mega bundle de RN de menina/menino ou unisex, pq eles so usam por uns meses mesmo e ninguem quer ficar gastando $$ a toa..mas acho uma judiacao ver esses bebes minusculos vestidos com roupa gigantes.. por isso irei optar por roupas usadas no inicio sim..
    Ah, quero uma participacao especial ai no seu hall de treinante hein.. ja ate falo.. comecei em Jan/09

    rsrsrs

    bjkas e se cuidem

  11. Carol, relaxa que você vai ganhar muuuuita coisa.

    Pra te falar a verdade, eu comprei pouquíssima coisa pro Pindú (pra esse que tá barriga então, coitado…) e ele tinha zilhões de roupas. Algumas perderam-se sem uso até.

    Deixa ir ganhando e depois você compra o que tá faltando. Até porque são papai e mamãe que ficam com o pesado: mobília, carrinho, bebê conforto.

    Beijos. Se precisar, grita!

  12. Oi Carol,
    Minha mãe acha que sou louca pq só comprei 3 roupas pra sair da maternidade e uma manta,kkkkkk
    com as minhas 2 filhas foi assim, eu gosto de sair e ir comprando conforme elas crescem e depois vc sempre ganha alguma coisa, e se faz chá de bebê então…fica com um estoque razoável.

    Acho que vc tem tempo pra isso, e vai poupando pq o que pesa é as fraldas…rsrsrs

    beijus

  13. Ta ai uma coisa q é dificil mesmo o enxoval…mas ai vai uma dica..compra muitoooo pouco coisas P e RN porque usa tão poucoooo…e outra os "paninhos" mais vagabundinhos são os mais moles e mais faceis de vestir num ser tão pequetito…porque oooo coisa complica vc trocar um bb as três da madruga e querer enfiar um body de malha boa (mais durinha).
    Fora isso compra pouco porque quando o baby nascer você vai ver a necessidade de comprar mil outras coisinhas.
    Um beijo grande..
    Quanto ao ao outro post (Devaneios)…eu imagino tudo o que vc passa mas relaxa esse é um momento mesmo de mil neuras virem a toda…a sensibilidade tá a flor da pele…mas é normal..e viva tudo intensamente cada sentimento…seja ele qual for..isso é vida né;;
    Outro beijo e se cuida menina
    leio sempre seu blog ADOROOOO, me divirto muitoooooo

  14. Putz, não sei palpitar não…fui negação de enxoval. Ia comprando sem critério e aí muitas coisas ficaram sem uso…Fora que acreditava piamente nas vendedoras que me empurravam as coisas mais inúteis do mundo. Maior dinheiro jogado fora…
    Mas a galera aí pelo jeito é organizada (e tem até planilha, caraca!) e vai te ajudar.
    Boa sorte!!!
    beijos

  15. Ai amiga……………é mta coisa né?
    vixe!
    fico aui só pensando qnd cehgar a minha vez………..
    Bom, agora lamento ñ concordar c vc em dzer q falta mto tempo……..
    Aff!amig, corre q o tempo voaaaaaaaaaaa…………………
    vixe!
    bjokas e boa semana.

  16. Carol

    Entendo sua preocupação, mas me sinto meio travada para comprar qualquer coisa enquanto não sei o sexo. Tudo eu acho que tem cara de menino ou menina. Parece que as coisas unissex sumiram do mercado…

    Bjs

  17. Oi Carol! Realmente vai ficar mais fácil depois que vc souber o sexo, pois há poucas coisas unissex no mercado (não sei aí na Argentina, mas aqui no Brasil é tudo bem definido). Também sugiro investir em bodies, são mesmo mega úteis e práticos. E em poucas peças tamanho RN e P. Muita coisa vc vai ganhar, outras vc compra conforme seu gosto. E também depois que o baby nascer, quando perceber o que funciona mesmo para vcs.
    Ah, e concordo com algumas meninas aí em cima – também acho que é uma menina! Todas as mães que conheço que tiveram enjoos mega como o seu tiveram meninas! 😛
    um beijo!

  18. Carola!
    qdo tomei conhecimento do enxoval eu pasei a pensar em enscrever um livro-dicionário pras mamas de primeira viagem.
    puts! o que ia fazer com palavras que só deveriam ter sido ditas nos porões das caravelas de Cabral como cueiro, mijão e etcs????
    calma que vc se acerta com tudo.
    dica! pare numa loja de baby e veja se ela não disponibiliza uma listinha básica de enxoval.
    geralmente tem tudo, desde fralda até cortador de unha (sim! vc vai cortar as unhas do seu filho e não! não é a pior coisa do mundo).
    se não conseguir por aí, fuça na net, se não, me avisa que as lojas daqui adoram te forçar a comprar tudo nelas e oferecem a lista até com lugarzinho pra vc ticar o que já comprou!
    ajuda, viu?
    noves fora, ouça mãe, tias e amigas experientes sobre tamanhos e quantidades.
    comprei tudo enoooorme porque isaac tinha tudo pra nascer grandão e maridex precisou correr a cidade toda atrás de roupas RN pro pequeno enquanto eu paria um baby de 2kg.
    e a dica mais importante????
    OUÇA SEUS INSTINTOS.
    como no caso do macacãozinho que vc comprou.
    bjo bjo
    carol

  19. Ai, amiga! Super te entendo. Deve ser punk decorar nomes e funções, né? Mas no segundo a gente vai tirar de letra rá!
    E ó, pede ajuda mesmo pra mulherada porreta da blogosfera que elas mandam super bem… e me conta tudo depois, viu?
    beijoca!

  20. É tão gostoso escolher as coisinhas do bebê, mas essas listas são mega exageradas…muita coisa a gente acaba nem usando!
    E esse macacãozinho que vc comprou é LINDO!!!
    beijos

  21. Olá Carol, achei seu blog por acaso vendo coisinhas de grávida! hehehe

    Não costumo comentar em blogs, masssss percebi que estamos exatamente com o mesmo tempo de gestação, completamos 12 semanas amanhã?

    Também tive hematoma, com o mesmo tempo que você. A primeira vez não fiz repouso direito e quando fiz nova ultra tinha dobrado de tamanho! Tive 3 episódios de sangramentos e hoje me encontro de repouso! affffffffffffffeeee

    Farei a TN com 13 semanas exatas, para tentar ver o sexo. Dia 21/07.
    Quando você fará a sua?

    Abcs

    Juliana

  22. se eu te disser que estou com 31 semanas e não saí montando loucamente o enxoval até hoje te consola ou te desespera?

    abri mão de metade dessas coisas de listas. como meu filho vai nascer no calor, decidi fazer manta de coberta e cueiro de manta e não se fala mais nisso.
    agora ele só tem uma coberta de verdade e fim.
    lá lá láaaa

    tem q ter curso pra essa parafernália toda.

    e pode deixar que no fim das contas, pelados eles nunca ficam (apesar que são lindos quando estão só de fraldinha). talvez fiquem mal vestidos, mas isso já é outra história..

  23. Eu ainda estou meio perdida com as nomenclaturas das mini roupas, mas estou pensando em fazer um dicionário lá no blog hahaha
    Agora esse body (lindo) que vc comprou, não sei não… Tem certeza que não é um macacão?…

    Beijos

  24. Carol você tem mesmo muuuito tempo! Eu só comecei a mexer com enxoval depois de saber o sexo (e isso foi só lá pro 6o mês, na morfológica) e não precisei fazer nada com pressa.
    Quanto à lista de itens, cada bebê e cada mãe têm necessidades diferentes, dependendo do ritmo de crescimento, se faz muito cocô, se golfa muito, se é calorento ou friorento… A Emília, por exemplo, perdeu todas as mini meinhas porque nasceu num calor dos infernos, suava às bicas e tem um pé de gigante. Por outro lado, dessas fraldas de ombro (que antigamente se usava pra conter os excrementos mesmo) eu precisei um monte, porque a Emília tem refluxo. Enfim, se quiser dicas eu tenho muitas pra dar, até porque fiz várias enquetes sobre isso no meu blog.
    E dizem que a Cheeky daí é o máximo…

  25. Ah, e tem o enxoval da mãe, esse sim, varia mais ainda. Porque eu usei quilos de absorventes de seios, até hoje preciso de um sutiã pra cada dia da semana (durmo com eles, e o leite vaza), não precisei de concha de silicone, enfiei a cinta na gaveta na primeira semana pós-parto e jamais usei as calçolas. Absorventes noturnos também foram dispensáveis, os normais deram conta perfeitamente do meu fluxo de sangue.
    E tem gente que não vive sem as conchas e nunca precisou dos absorventes de seios.

  26. Lindo,lindo lindo!
    embora nao seja tuuudo oq vc precisa,ja e boa coisa neh?
    alias,esses nomes eu nao sei nada!
    em portugues nomes de roupas tenho q adivinhar!
    olha…ai em Bs As o oteeeeemoooo de tudo è q as roupas sao mtoooo baratas! todo mundo daki do Uruguay viaja pra Bs As comprar roupas,e barato e de boa qualidade,acho otimo! tomara eu possa viajar pra Argentina,nem q seja pra concordia q è frontera com Salto(Uruguay),cidade do marido aki.
    adoro ver fotinha de roupas de bebe,vou acompanhare aprender com tu,kkk.
    besos.

  27. Carol, me identifico com você. Também fiz planilha com somatório e tudo, risos. Fiquei um pouco (muito) estressada em dar conta da lista toda, queria ter certeza absoluta de não estar comprando nada errado, demais, de menos, inutil… não sei porque raios as listas de enxoval tem itens que usaremos quando o bebê estiver com 6 meses ou 1 ano!!!!??? As lojas não vão fechar! Hihihihihi! Pelo macacãozinho lindo já podemos saber que vc tem bom gosto! Concordo com as mamys que disseram que cada uma descobre usando o que gosta e precisa mais. Comprei 2 babeiros pois achava bobagem (????) e depois que a Laís nasceu comprei mais uns 20! Depois que o neném nasce a gente fica tão maravilhosamente abobalhada que não entende mais por que nos preocupamos tanto com isso. Mas a maternidade é isso aí, uma mistura eterna de medinho, insegurança e felicidade infinita. Sempre acompanhada da maravilhosa sensação se sermos muito muito mega super abençoadas e poderosas por poder gerar um ser humano. Confia em vc, na hora que te der um click vai sair comprando sem dó nem piedade. Ah, AMO a mimo! Além de lindas são roupas que duram duram duram e esticam! Beijão!

  28. Caroool, q saudaaaadesss! pois é, estou d volta… ou melhor, tentando voltar… independente de estar casada ou não, grávida ou não, treinante ou não, esse universo já me pertence, essa blogosfera materna me faz mto bem e as pessoas maravilhosas q conheci aqui, mais ainda! é incrível como me sinto "peixe dentro d'água" quanto estou por aqui, sem me importar se só vou ser mãe daqui a 1, 5 ou 10 anos!
    amiga, já me atualizei qto a seus posts, to acompanhando tudinho hein! não me esqueço d vcs nunquinha! o enxoval, mesmo q ainda tímido, tá ficando liiindo, com a sua carinha, fofo e descolado! em breve quero tbm poder dar minha humilde contribuição pros itens desse meu querido "sobrinho virtual"!
    ah! adorei as fotos da barriguinha! vc está ótima! parabéns!
    beijo enormeeeee!!! e mais uns bjs na barrigota! rs

  29. Amigaaa
    dei uma sumida mas já estou de volta e atualizada! Resumindo o que você disse nos posts anteriores, estar grávida não é mesmo nada glamouroso… qdo era tentante, eu quis matar a Carol dieckman, pq ela disse que não gosta de estar grávida, mas sim de ter o filhote nos braços (paguei a língua com força…ahuahuhahhua). É tanto enjôo, reação louka, desconfortos físicos, que realmente, tiram a gente do eixo, e de quebra, levam marido, colegas de trabalho, gatos, tudo junto, nop mesmo balaio…eheheheh ainda bem que grávida é um ser divino, e é tratada como tal, todo mundo releva, conta até mil, pede desculpas, e assim vamos, até o nono mês, quando nosso segundo coração sai do peito e entramos em um admirável mundo novo… e delicioso! (também difícil, mas tão maravilhoso quanto!). Então, linda, é isso mesmo, segue recitando mantra, e desabafando com a gente, que a gente te entende. E se alguém disser merda ou te aborrecer, usa aquele botãozinho "del", é uma beleza!!
    Quanto ao enxoval… fui ganhando muita coisa durante a a gravidez, comprando uma coisinha aqui e outra ali, mas só comprei o pesadão mesmo lá pelo sétimo mês – uma delícia, viu? Você chega na loja de barrigão, ganha banquinho, suquinho, tratamento VIP mesmo! Recomendo! Se quiser, tenho uma planilinha "básica" de enxoval …ehehehe
    Beijo grande, tava com saudades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *