Ai povo, hoje a curva da minha ansiedade deu uma caída. Eu tava indo bem, mas sucumbi.

Era o dia de sair o resultado do espermograma do Maridón. Arregalei os óio às seis da manhã e nada me fazia dormir. Tava nervosa. Aí liguei a TV e comecei a ver um programa ótimo: de previsão do tempo. Olha, melhor que contar carneirinho, viu, recomendo. Depois de cinco minutos vendo todos os detalhes sobre a temperatura do dia de hoje na cidade de Buenos Aires, eu já tava babando de volta no meu travesseirinho.

Maridón saiu da cama mais cedo pra ir ao laboratório buscar o envelopinho e eu mal percebi. Depois de acordar calmamente, levar meu baby dog pra passear e conversar com a mocinha faxineira, fui trabalhar e ele logo chegou pra me mostrar os resultados, já que ele mesmo não tinha entendido nada dos números (ah, amadores).

Uma observação: a doutora explicou porque ele teve que refazer o exame. Acontece que no primeiro, tinha dado que os espermatozóides tavam doidinhos nadando em círculos e isso pode ser causado por uma toxina presente na tampa de determinados frascos de coleta (alou meninas tentantes, fica a dica: não utilizem tampas de frascos de coleta na atividade sexual que faz os esperminhas ficarem bêbados circulares e não fecundarem coisa alguma!). Daí ela preferiu refazer com um frasco da própria clinica e pimba, era isso mesmo, os esperminhas do Maridón não são nada circulantes, tinha sido a tal da toxina malvada.

A primeira vez que bati o olho no exame, comemorei: quantidade ejaculada ok, número de espermas por quantidade ejaculada ok, ph ok, motilidade ótima, tudo certo. A não ser pela morfologia. Que deu 24%. E que, segundo a OMS, tinha que ter dado 30%.

HUMPF.

Lá fui eu pros fóruns saber mais sobre o tema (e encher minha cabeça de besteiras). E enchi, viu. Só via casos parecidos levando a FIVs, IAs e etc. Varicocele, cirurgias e afins bombando no meu imaginário. Meu chão saiu debaixo de mim e eu me segurei pra não morrer de nervoso.

Botei o Maridón pra passar mal de gastrite. Falei que o caso era grave. Fiz ele conseguir consulta no urologista pra HOJE MESMO (pelo menos eu sou persistente, hein gente, reconhece aí). Inclusive marcamos consulta pra ter uma segunda opinião mesmo sem ter ouvido a primeira. Nossa, sem noção pro nervoso ao cubo que senti hoje.

Bem, daí ele chegou no urologista e adivinhem o que o seu moço falou? Que está tudo na mais perfeita normalidade. E a OMS dando 30% como base de boa morfologia, doutor? Ele respondeu que não, que o mínimo é 20%, portanto 24% tá super ok. Maridón me contou que o médico anotou todos os números na fichinha dele e, embora a consulta tenha sido rápida, que ele ficou seguro que todos os dados tinham sido conferidos. Seu dr. Médico mandou um abraço, boa sorte e ir pra casa namorar que logo logo tudo isso acaba.

Mas, Maridón, bem orientado por mim (ou neurótico sugestionado por mim) ainda insistiu perguntando se dava pra engravidar normalmente e se não era hora de ver um andrologista. O Uro falou que, se ele quiser, pode sim ver o Andro, mas que a opinião profissional dele é que não é necessário, o espermograma é normal. E sim, lógico que dá pra engravidar normalmente.

Como já temos a consulta marcada com o Andro (aquela segunda opinião que eu resolvi pedir), combinamos que ele vai, até pra desfazer essa dúvida dos 20 ou 30 por cento. Não custa nada, já tá marcado.

Maaaas. A conclusão é que deu tudo certo. Estamos ambos férteis, bonitos, loiros e luxuosos, prontos pra procriar.

19 respostas em “A novela do espermograma chega ao fim

  1. Para acalamr o juizo:
    Morfologia
    Avalia-se aqui a forma dos espermatozóides… são considerados morfológicamente normais valores acima de 14% porém, se o resultado tiver um valor até 4% ainda é possível uma grávidez natural, mas valores abaixo de 3% as chances de uma gravidez natural são praticamente nulas… Valores abaixo de 14% denomina-se TERATOZOOSPERMIA…

  2. Olá Carol. Que bom que está tudo bem com vocês… viu? não precisava se preocupar tanto! (odeio quando falam isso pra mim… dá uma vontade de pular no percoço… huahauhua!). Agora é só caprichar nas tentativas (que continuo insistindo: é a melhor parte!!)

    Um beijo

  3. Oia Carol, dou risada com todas essas paranoias suas…e seu maridon ainda vai na pilha.kkk…
    Mas entao, ta tudo otimo… E pq ta na net?? Vai tentar……………kkkk
    TREINO TREINO E + TREINO OK!

    desencana, ansiedade só atraplaha msmo. Bjaozao ferteis pros dois! :):)

  4. Tá vendo sua doidinha!!! agora fica em paz e aproveita a fase.. pega o maridón de jeito!!! chega de se aperriar!!! 🙂
    Que bom que deu tudo certo… só um conselho.. pára de olhar a internet pra essas coisas… a nossa tendência é ir só para as coisas mais escabrosas!
    Bjinhos!

  5. Pessoa, deixa eu te dar um toque!!!
    Tb sou treinante, tinha policistos e uma trompa obstruida e fiz videolaparoscopia para cauterização e desobstrução. Até aí, ok. Marido fez espermograma tb e estava tudo ok. Estavamos nos treinos e 2 meses depois e nada. Aí meu GO passou Vitamina E, Licopeno,Vitamina C e Zinco pro marido. Engravidei no mes seguinte. A Gravidez não foi pra frente, era tubária e tive que fazer uma cesária pra retirar(coisas da vida que não tem explicação, a tristesa já passou, bola pra frente). Isso foi em janeiro e voltarei aos treinos agora em Maio. Marido já voltou com as vitaminas….
    A questão é, pq ele não tenta tomar essas vitaminas??? Faça uma pesquisa e vc vai descobrir váaaarios maridos que tomaram e deu certo. Compra as vitaminas e incorpora no café da manhã do maridão…Outra coisa que melhorou muuuito tb foi a animação pra namorar, uma energia só! Rsrsrsr…
    Se quiser me escreve que te passo mais detalhes.
    Muitos beijos,
    Viviane
    vicasalli@hotmail.com

  6. Viu Carol?
    Não tem nada pior do q entrar na internet pra ver resultado de exames. É frustrante e nos faz muito mal. Aprendi isso na marra!
    Agora é se jogar nos treinos!
    Vai com tuuuuudo! rs

    Bjooos

  7. Fiquei muito feliz, tudo normal, que maravilha!
    Agora vou te contar um mini-segredo: sou médica e olha, a gente ODEIA o google que os pacientes dão antes de nos consultar, porque a coisa mais fácil do mundo é o paciente encanar com bobagens do tipo 24% x 30% e ficar surtaaaaado por causa de coisas que não têm significado clínico nenhum – como é este caso.
    Sabe aquele aviso que os laboratórios colocam nos exames "os exames só podem ser interpretados pelo médico que os solicitou"? Então, acredite: é verdade. Eles deveriam acrescentar: "não jogue o resultado deste exame no google, em nome de sua sanidade".
    Hehe, está tudo normal, relaxa e goza e pronto!!!

  8. hahaha q boa notícia! então agora é só namorar freneticamente né (mais!) ?! rsrs vai com tudo muié!
    acho q esse fator foi importante pra somar mais um pontinho de confiança e subtrair vários pontinhos de ansiedade e dúvidas q rondavam você(s)… agora a coisa vai fluir melhor amigA! believe! rs
    to aqui, cruzando os dedinhos!
    Beijocas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *