Pelo que tenho entendido depois de passar 7 meses escrevendo um blog sobre quase-maternidade, o melhor pró-concepcional que alguém pode tomar se chama CALMA.

Só que, diferente da pílula que me salvou da gravidez indesejada por longos 11 anos, CALMA não vende na farmácia. E sempre que falo pra alguém que tô tentando engravidar a alguns meses e que to meio frustrada que ainda não rolou, a primeira coisa que a maioria dos interlocutores responde é isso:
Fica calma que vai rolar!
Esquece o assunto!
Pensa em outra coisa!
Aguarda que a natureza é sábia!
O baby vai rolar na hora certa!
Daqui a pouco você esquece tudo isso!

Ok, entendi.

Só que fico pensando: como faz pra não ficar ansiosa? Teve uma época que eu tava ansiosa porque não podia mais ficar ansiosa. Tendeu? Eu não! E endoideci! Mas nunca ninguém deixou de me aconselhar isso, então não é possível que o mundo esteja louco e eu seja a única normal. O povo tem razão, amigas treinantes. Eu nem engravidei ainda, mas já sei que eles tão é certos. Fico até me vendo num futuro próximo, dizendo pras calouras: “ah minha filha, eu também era assim, mas olha, ficar calma é a chave de tudo!”. E me vejo rindo por dentro de satisfação de finalmente poder repetir o conselho que eu tanto ouvi e não quis acreditar.

Mas aí, voltemos à questão: como faz pra relaxar mesmo? Sei não. Mas já tentei vários métodos e compartilho alguns em formato de conselhos (aqueles que se fossem bons, a gente vendia):

• Viaje – marque uma bela e cara viagem. Sijoga como sifosse a última viagem da vida.
• Compre um bichinho de estimação (e brinque de sling com ele, dica da Natalia)
• Faça um curso – de preferência um que você goste de verdade, não esses pra botar no currículo. Artes, manualidades, fotografia, sei lá.
• Fale de outros assuntos
• Pense em outros assuntos
• Faça novos amigos – mas não vale fazer novos amigos no blog de maternidade, eles são que nem você e só sabem falar do tema proibido (ooooops)
• Matricule-se na ginástica
• Matricule-se na yoga
• Mude o corte de cabelo
• Compre roupas novas
• Faça uma lista de tudo que está por fazer em casa e faça de verdade
• Viva vida de casalzinho com seu marido
• Transe em todos os lugares da casa, mas não fique pensando em fecundação acontecendo logo depois que ele gozar
• Bagunce a casa
• Olhe a casa bagunçada e refaça a lista de coisas por fazer
• Passe longe de lojas de bebê
• Longe dos próprios bebês
• Longe de mulheres grávidas
• Ande por aí de olhos fechados, melhor, mais eficaz.

Ou sejE, né gente: tem um quê de absurdo nisso tudo. Sim, muuitas coisas dessa lista eu já fiz e outras tô tentando, de verdade. Outras, não.

E finalmente, tenho uma opinião sobre o assunto: realmente acho absurdo isso de “só fica grávida quem fica calma”. Acho uma violência ficar tentando ser uma coisa que não sou. Oi, muito prazer, meu nome é Carolina e eu sou ansiosa! E sempre fui com tudo que envolvia grandes mudanças na minha vida, é muito difícil pensar que agora seria diferente. Acho perfeitamente natural estar tensa.

Tenho lido um monte de blog de companheiras de luta (amei essa expressão, vou incorporar) e todas se culpando por estarem sofrendo. Não gente, não façam isso. Sofram, pô. Tava querendo engravidar e não engravidou, vai fazer o que? Comemorar? “Oba, mais um mês que eu posso encher a cara e viver minha vida de casalzinho com o marido!!”.

Eu hein.

Cadê o estudo comprovando que só mulheres zen engravidam? As ansiosas não engravidam não? Concordo que talvez o processo fique menos sofrido e mais prazeroso uma vez que você consegue relaxar. Então é isso que estou buscando pra mim. Aproveitar essa fase da minha vida com tudo que ela tem direito: decepcionada quando vem a menstruação, animada pelo período fértil, ansiosa pra menstruação não chegar. Pensando muito em baby-assuntos e as vésperas de receber uma noticia que vai mudar a minha vida completamente!

E esse post é pra vocês, gatas, minhas amigas tentantes. Sijoguem na ansiedade, se sentirem vontade. E fiquem tranquilas que, assim que virem as duas listrinhas no teste de farmácia, o primeiro hormônio que o corpo deve produzir chama Desmemoriol e te fará esquecer de tudo isso, tá?

E juro, só de pensar que eu POSSO SIM ficar nervosa, já me acalmei.

***

E você, bonita leitora ou bonito leitor desse blog?
Ainda não participou da promoção dos 10 mil?
Nããããããão!

Participa logo, clica aqui.

16 respostas em “De onde vem a calma

  1. Amore, eu sou super hiper, mega, ultra ansiosa, não tem jeito. Mais eu to tentando não me estressar com isso. Tipo, eu to treinando, to tentando saber os dias férteis e bla bla bla, não vou abrir mão e falar "quando tiver que ser vai ser", isso não consigo, minha ansiedade nao permite rs Acho que nao tem como nao sofrer, mais podemos não sofrer tantoo rsrs To tentando aproveitar o tempo com outras coisas pra nao pensar mto, mais tem sempre uma hora no dia que bate aqueles 5 min de "Quando será minha vez?" … Mais eu nao desisto nao, vou no medico fazer exames, se preciso tomar remedio para ovular e fazer tudo que estiver ao meu alcance, nao só esperar acontecer … Nao tenho essa calma e nem curto mto esperar Rs Um BJO adoro vc!

  2. Carol, eu tô ANSIOSA com este sorteio, e agora?

    Sobre como deter a ansiedade, a ioga tem funcionado bem pra mim (logo eu, que achava ioga muito paradona para uma pessoa agitada e ligada no 220v como eu). E esse negócio de respirar achava um saco, porque eu só respiro mal e porcamente pela boca. E achava um monte de coisas mais, que bom era ser ansiosa e sofrer mesmo, que essa era EU. Mas não é não, dá para melhorar sempre. E, quem diria, tô curtindo a ioga e já penso em continuar no pós-parto.
    Tudo para dizer que nós, ansiosas de plantão, temos também várias verdades prontas sobre nosso comportamento tenso e não relaxamos nunca, não nos deixamos nem experimentar algo que possa aliviar a tensão.
    E eu digo que vale a pena.
    Beijos e aplaque a minha ansiedade sorteando logo!

  3. Olha, eu sou super ansiosa! Com 2 meses de tentativa eu já achava que tinha problemas e nunca iria engravidar! hehe

    A pílula demorou 5 meses para parar de fazer efeito no meu organismo, mas é claro que só fui descobrir isso depois de um atraso de 32 dias na menstruação e 3 testes positivo de gravidez (é uma longa história!).

    MAS, eu engravidei mesmo no mes que menos me preocupei. CLARO que eu pensava em engravidar, afinal sou ansiosa e dá licença que esse papo de não pensar não funciona né? Mas foi bem no mes que minha cadelinha deu cria (sim e eu só pensava: "desgraçada, engravidou antes de mim") e eu tive que cuidar de 3 filhotinhos + a minha cadela + meu cachorro, vulgo, o pai. Então, quando eu não estava treinando (hohoho) eu estava cuidado dos mil cachorros e acho que me distraía!!

    Aff, nem se matricule em curso que já tentei e não funciona!haha Vc não consegue prestar atenção no curso! hehe
    Oi, prazer, meu nome é Camila e eu sou ansiosa e engravidei sim! hehe

  4. Miga, não é a ansiedade da pessoa ansiosa que faz a diferença (não to doida, não…ahahuahuah), é a ansiedade de querer que a gravidez aconteça. Acho que já te contei, fui tentante por cinco longos anos… e também cansei de ouvir pra relaxar, pra ter calma e o cacete a quatro (me libero escrevendo aqui! ahuahuaha). Meu corpo era um reloginho, eu conhecia todos os sintomas da ovulação, da tpm, da menstruação chegando, ou seja, era dureza tirar isso da cabeça. Cada menstruação me deixava destruída, chorava como se o mundo tivesse acabando… enfim, um belo dia, cansei. Resolvi tocar minha vida, parar de viver em função de uma coisa que não acontecia e que eu achava que não ia acontecer nunca.
    Resolvi voltar pro inglês, me joguei na internet (aprendi a blogar, fazer blog, site…) e fui vivendo, mas sem tomar anticoncepcional – pra que, se não fazia diferença?? Não engravidava mesmo… 6 meses depois, a surpresa: Estava grávida! Juro que não pensava mais nisso, pra você ter uma ideia, nem lembrava o dia da última menstruação! Então, não tem jeito, amada: vai acontecer na hora que tiver que acontecer. Querendo ou não, você vai estar relaxada (mesmo sendo uma pessoa ansiosa), e quando se der conta, PUF! Estará com um bebezinho crescendo dentro de você. Aí, é só correr pro abraço… e conhecer o outro lado da coisa…ehehehe
    Nossa, como falei!!
    Beijo grande!

  5. Eu sou uma pessoa mega anciosa, e quando comecei a tentar engravidar fiquei neorótica, todo mês antes mesmo de atrasar fazia teste de farmácia… e NEGATIVO! Era uóóó. Depois de 3 meses tentando já falava p meu marido fazer exame e etc. Bom, resumindo com 5 meses de tentativas engravidei, e descobri 3 dias antes da data prevista p monstra vir… pura anciedade! hehe
    Entã, creio que anciedade não atrapalha não, pq nem um momento deixei de namorar meu marido pensando em engravidar, e pensava nisso a todo instante. Então, relaxa que ficar anciosa NÃO atrapalha!
    Bjs

  6. Caroool! Ai q emoção, quer acabar com essa serumana aqui é?! kkkk amei ser citada, to me achando hu-hu hahaha brincadeira…
    então… essa assunto minhámiga, é comigo meeerrmo! Ansiedade é meu sobrenome princial, mas pode-se um o apelido tbm Ansisi! kkk
    Mas, falando sério, eu consigo ser o cúmulo da ansiedade, pois ao invés de deixar as neuroses pra quando começassem os treinos, eu já começo a maltratar meus pobres coração e mente, dois anos antes dos treinos! mas não consigo!!! não consigo pensar em outra coisa, e olha q minha cabecinha é ocupada, trabalho o dia todo, faço faculdade a noite, tenho casa pra cuidar, marido, num sou "ociosa" nããão! é dificil!
    quando chegar a vez de treinar, num quero nem ver, vou ficar insuportável! kkk
    mas eu acho q vc deve ser vc mesma sim, assim como eu faço. estou consciente d q, por muitas vezes, é torturante ficar pensando e pesquisando sobre o assunto, mas já fiz o teste e posso t garantir q é dez mais mais torturante se "auto-proibir" de pensar nisso! eu já fiz isso e fiquei mto mal, é como uma auto-punição, sendo q não dá pra entender pq no fundo vc sabe q não tá fazendo nada de errado e portanto não há o porque de ser punida. Isso até me deu ideia pra um post… vou fazer qualquer dias…
    no ano passado sofri mto com essa historia de "me proibir" de pensar no assunto e daí resolvi q é melhor desencanar mesmo, se é da minha natureza ficar ultra-ansiosa, correr atrás e pesquisar tudo beeeem antes da hora, então eu vou fazer, pois com certeza será "menos pior" do q tentar ser outra pessoa!
    Vc está certa, amiga!
    (não vou mais pedir desculpas pelos testamentos pq eles já viraram uma constante! kkk sorry)
    Bom fds!
    Beijossssss

  7. Vou contar um pouquinho do que aconteceu comigo…treinei por longos 8 meses…e aparentemente estava tudo certo…e a médica dizendo que até 1 ano e meio era "normal"…lógico que na minha cabecinha isso não entrava, pq quem esquece de tomar remédio 1 dia já "pimba" e eu a tanto tempo e nada???? Até que um exame mostrou um hormônio um tiquim de nada alterado…só a médica mesmo que enxergou pq naquelas referencias que vem no exame parecia tudo normal. Pois bem tomei um remedim pra regular esse hormonio e…pimba… positivo um mês depois…mas nessa já tinha me desanimado e meio que desistido (sem desistir totalmente) da coisa….marquei férias…estava organizando uma viagem…. e fui já gravidinha! Então assim….não deixe de fazer nada que te dê vontade pensando se vai ou não engravidar…se tiver que ser será e se já tiver feito algo, mude…se for uma viagem, e o baby já estiver no forninho, aproveite…sem muitas estripulias, mas aproveite…se for o vestido do casório…compre um lindo, em junho…a barriga não estará tão grande e vc já pode comprar um mais "soltinho"…ou se tiver grandinha compre outro…mas não deixe de ser feliz nem adie nada por conta do baby. Quando ele estiver aí vc vai ver como as coisas e vc vão se adaptando normalmente a ele e tudo fluirá!
    Então, talvez o segredo seja mudar o foco principal, para alguma outra coisa, sem deixar de tentar é claro!
    Beijinhos!

  8. OI, amiga querida

    eu super sou ansiosa com outro tema, e acho um pouco irritante essas pessoas que pedem calma para gente…

    Ok, é verdade. Mas é difícil ser calma quando queremos muito uma coisa!

    Por isso sou a favor da intensidade! Óbvio, sem extremos!

    beijocas, ju – a amiga noiva da vez e num futuro tentante

  9. Gostei da dica da cachaça, mas como nao curto cachaça, vai um choppinho mesmo..hehehe
    Mas eu acho que a ansiedade nao influencia no quesito engravidatíssio (se eh q essa palavra existe), mas influencia sim na caixola da gente e aí que começa a bagunça. Eu tento nao pensar muito nisso nao, tento me distrair com outras coisas. Penso que é como vc fizesse uma encomenda e o produto está fora de estoque, que vai chegar vai, só não tem data definida… talvez funcione…
    Bjos

  10. É isso aí gátan, já que não tem como acabar com a espera, o negócio é torná-la mais agradável. Da melhor maneira possível. Essa culpa faz parte de um círculo vicioso: a menstruação vem, a gente sofre pq ela veio, sofre mais pq ficamos ansiosas, e OBVIAMENTE não engravidamos por causa dessa ansiedade. Daí ficamos mais ansiosas porque a culpa é TODA nossa… e por aí vai….

    Beijos

  11. Carol
    É verdade não dá para relaxar ainda mais quando queremos muito que aconteça, então vamos surtar de vez quem sabe vem!!! Kkkk me jogo com você amiga conte comigo.
    Beijos surtados.

  12. Carol, eu sinceramente não sei o que é bom para ficar menos ansiosa. Se soubesse, pode ter certeza que eu faria.
    Mas olha, ansiosa ou não a gente engravida, sim, pode ter certeza.

  13. Carol, Eu também sou mega ansiosa e quando o assunto é tentar engravidar, a segunda pior coisa (sendo a primeira o próprio fato de não conseguir naquele mês) é ouvir as mamães com seus pimpolhos falando pra gente relaxar! Ai que raiva!
    Então, como eu não ia deixar de ficar ansiosa, incorporei meu nervosismo ao dia a dia de tentante e deu certo.
    Acho que esse é o lance… não é aprender a relaxar e sim aceitar sua ansiedade como uma coisa natural e deixar que ela faça parte do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *